O Rio de Janeiro é a segunda
mais populosa e maior cidade do Brasil.
Então a secretaria de transporte
do Rio de Janeiro investe ardosamente para a locomoção
interna e externa.
[Clique na Imagem para vê-la
em tamanho maior]
-
AEROPORTOS -

AEROPORTO INTERNACIONAL TOM JOBIM / GALEÃO
Está localizado na Ilha do Governador,
zona norte do município, a aproximadamente
20 km do Centro.
Com uma área de 17,88 km², é
a atual porta de entrada de todos os vôos
internacionais e nacionais que servem o Rio de
Janeiro.
É um dos mais modernos aeroportos da America
do Sul.
 
Aeroporto Santos Dumont
A proposta de implantar o aeroporto no aterro
do calabouço repercutiu bem, conquistando
elogios de especialistas em aviação
do mundo todo. As obras começaram em 1934,
em terreno cedido pela Prefeitura do Distrito
Federal (quando RJ era a capital nacional) ao
Ministério da Viação e Obras
Públicas.
Atualmente, atende a apenas vôos regionais,
como os da Ponte Aérea Rio-São Paulo,
Rio-Minas e vôos dentro do próprio
estado, pois o aeroporto é um dos menores
do Brasil. Devido a atender praticamente só
embarques de pequena distância, funciona
como um aeroporto de "fluxo rapido".
Segundo a INFRAERO, o aeroporto é, atualmente,
o sétimo aeroporto brasileiro em tráfego
de passageiros, com movimento de 3,6 milhões
embarques/desembarques em 2005.

AEROPORTO DE JACAREPAGUÁ
Aeroporto de Jacarepaguá é um importante
aeroporto da cidade do Rio de Janeiro.
Está localizado na Avenida Ayrton Senna,
2541 - Barra da Tijuca, e é administrado
pela Infraero.
É atualmente um dos aeroportos com a maior
central de taxi-aereos da America Latina.
O Rio de Janeiro ainda tem mais 12 aeoroportos
nas cidades vizinhas dentro do Estado do Rio de
Janeiro.
Além dos aeoroportos da Aeronautica brasileira.
-
TRANSPORTE RODOVIARIO -
O mais usado entre os transportes no Rio de Janeiro
é o transporte rodoviario.
Seje o carro ou o onibus.
Por isso o governo tem investido bastante no comercio
de onibus na cidade.
Tanto que o Rio de Janeiro já possui os
melhores onibus do país.
Com ár condicionado, troca de ár
interna, radio, janelas com trava de segurança
e alguns até mesmo televisão.

-
TAXI -
 
O taxi é um meio de transporte mais antigo
do que pensamos.
E até hoje é um dos meios de transporte
coletivo mais apreciados em todo mundo.
No Rio de Janeiro não é diferente.
O Rio de Janeiro chega a ser a cidade brasileira
que mais se anda de taxi.
Ainda mais aos tradicionais carrinhos amarelos
da cidade Maravilhosa.
- METRÔ
-

O Metrô do Rio de Janeiro opera desde o
mês de março de 1979 quando foi inaugurando
durante a administração do governador
Chagas Freitas.
Possui atualmente 42 km de extensão distribuída
em duas linhas e 34 estações transportando
diariamente cerca de 470 mil passageiros.
O metrô do Rio de Janeiro ainda tem uma
integração com o onibus, caso venha
ao RJ, se informe e gaste menos.
Atualmente há duas linhas no Rio de Janeiro.
Mas o governo estadual está com projetos
de criação de 4 novas linhas e expansão
da linha 1. Sendo futuramente o transporte oficial
carioca. Ligando todos os bairros. O projeto deverá
estar definido em 10 anos.
-
TREM -
Embora seje um jovem meio de transporte do cotidiano
carioca, mas já conseguiu se tornar um
dos mais modernos sistemas de trem do Brasil.
Já conta com uma larga escala de linhas
que estão espalhados por toda cidadeOs
trens são comprados de uma empresa coreana
e administrada pela Supervia,
uma empresa carioca.
 

-
BARCAS, AEROBARCOS E CATAMARÃS -

Milhares de pessoas atravessam a baía de
Guanabara todo dia a bordo das barcas... uma tripulação
que muitas vezes nem se dá conta da beleza
do trajeto Praça Araribóia-Praça
XV.
É um dos simbolos fortes da Baia de Guanabara.
No total há cinco estações
(Niterói, Praça XV, Cocotá,
Paquetá e Charitas).
Além das barcas a empresa tambem oferece
o serviço de catamarãs e aeorobarcos
que agilizam a viagem em até 3 vezes.
-
TRANSATLÂNTICO E CRUZEIROS-
O Rio de Janeiro recebe cerca de 153 transtlântico
por cada verão.
O que moviementa cerca de US$ 130 milhões
por cada temporada.
“Pesquisas mostram que 98,6% das pessoas
que vêm de navio querem voltar com mais
tempo. O cruzeiro é uma mostra da cidade
muito interessante”.
Ah, claro, e muito dos transatlânticos
são um ponto turístico por si só…
ou alguém aqui consegue esquecer o Queen
Elizabeth II?

|