Conheça o RIO, a cidade que agrada a todos corações.

O Samba, MPB e A garota de Ipanema

O esporte, lazer, gastonomia e Turismo

As empresas, comercio e projetos de vida.

Formam a Maravilha chamado Rio de Janeiro.

Sinta o ár e veja além do horizonte do Paraiso.


 

HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO

- DESCOBERTA -

A baía à margem da qual a cidade se organizou, a baía de Guanabara, foi descoberta pelo explorador português Gaspar de Lemos em 1 de janeiro de 1502. Erroneamente afirma-se que o nome da cidade - Rio de Janeiro - foi escolhido porque os portugueses acreditavam que a Guanabara era a foz de um rio. Na verdade, na época não havia qualquer distinção de nomenclatura entre rios, sacos e baías, motivo pelo qual foi o corpo d'água corretamente designado como rio.

- DOMINIO FRANCÊS -

Colonos franceses, liderados por Nicolas Durand de Villegagnon, estabeleceram-se no interior da baía em 1555, pretendendo fundar uma colônia - a França Antártica - e uma cidade - Henriville.

Os franceses criaram uma forte metropole, na época a colonia era pouco valorizada pelos proprios portugueses.

Alguns colonos começaram a ter relações com os indiginas, causa que Villegagnon exigiu o casamento desses colonos, alguns deles fugiram para o meio da mata e passaram a viver com os indigenas.

Com a morte do rei de portugal, a nova rainha mandou que os franceses fossem expulsos.

E expedições comandadas por Estacio de Sá foram para o Rio de Janeiro e se instalaram na atualdo Pão de Açucar, se aliaram a alguns indios, principalmente das tribos Tamoio e ao indio Araribóia.

Depois de muitas guerras, os portugueses conseguiram expulsar os franceses do Rio de Janeiro.

E Araribóia foi recompensado recebendo de presente terras, onde hoje em dia é a cidade de Niterói.

Então os portugueses decidiram investir mais na colonia.
E criou a capital da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

- FAMILIA REAL E MONARQUIA -

Durante o Império de Napoleão na França, a familia real portuguesa fugiu para o Rio de Janeiro as pressas e criou seu novo império no Brasil.
Com construção de castelos e tudo que seria necessario para um novo país.
Inclusive o Banco do Brasil e a primeira bolsa de valores.

O que transformou o Brasil finalmente em um país.
Quando Napoleão teve sua queda, a familia real decidiu voltar para Portugal, mas o principe (carioca) preferiu ficar no Brasil e se tornou principe-regente do Brasil.

Então oficialmente começaria a história do Brasil, com guerras vitoriosas, empresas e tudo mais e finalmente a Independência do Brasil, assinada oficialmente em seu castelo no Rio de Janeiro.

Ocasião que aumentou sua popularidade e foi aclamado pelo povo.
E se tornou oficialmente o Imperador do Brasil.

- PERIODO IMPERIAL -

Após a independência, a cidade continua como capital, enquanto a província enriquece com a agricultura canavieira da região de Campos e, principalmente, com o novo cultivo do café no Vale do Paraíba. Para separar a província e a capital do Império, a cidade converte-se, em 1834, em município neutro e a província do Rio de Janeiro passa a ter como capital Niterói.

- REPUBLICA -

Com a Proclamação da República Brasileira, nas últimas décadas do século XIX e início do XX,o Rio de Janeiro enfrentava graves problemas sociais de seu crescimento rápido e desordenado. Com o declínio do trabalho escravo, a cidade passara a receber grandes contingentes de imigrantes europeus e de ex-escravos, atraídos pelas oportunidades que ali se abriam ao trabalho assalariado. Entre 1872 e 1890, sua população duplicou, passando de 274 mil para 522 mil habitantes.

E acabou trazendo vários surtos de doenças, Oswaldo Cruz cria o seu instituto que traria a "Revolta da Vacina".

Com o governo de Rodrigo Alves, criou-se alguns planos de investimentos no Rio de Janeiro, conseguindo reformar as ruas, empresas, praças e até mesmo a questão e saude.

E o Rio de Janeiro então voltou a ser lugar de status.

Que se fortaleceu mais com o governo Vargas e Dutra com expansão da economia nacional e do trabalho.

- ERA JK ATÉ OS DIAS ATUAIS -

Quando JK se tornou presidente, com proposito de expandir a população pelo país, mudou a capital do Rio de Janeiro para Brasilia. Missão que não deu certo. E acabou desconcentrando a politica nacional.

E seria o fim das lutas politicas no Rio de Janeiro que desencadearam golpes como com Collor e as privatizações com o FHC.

Então o distrito federal do Rio de Janeiro se anexou ao estado da Guanabara e criou-se o Estado do Rio de Janeiro.

Em 1992, a cidade foi sede da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUCED), mais conhecida como Rio-92, ou ECO-92. Foi a primeira reunião internacional de peso a se realizar depois do fim da Guerra Fria e contou com a presença de delegações de 175 países.

Em 2007, a cidade foi sede dos Jogos Pan-Americanos de 2007 quando realizou investimentos em estruturas esportivas e nas áreas de transportes, segurança e na sua infra-estrutura.

 


Voltar (Clique no Link Acima)

© 2008 RafaelOliveiraDesign - Todos os Direitos Reservados
www.geocities.com/rafaeloliveiradesign
Hosted by www.Geocities.ws

1