HISTÓRIA
DO RIO DE JANEIRO
- DESCOBERTA -
A baía à margem da
qual a cidade se organizou, a baía de Guanabara,
foi descoberta pelo explorador português
Gaspar de Lemos em 1 de janeiro de 1502. Erroneamente
afirma-se que o nome da cidade - Rio de Janeiro
- foi escolhido porque os portugueses acreditavam
que a Guanabara era a foz de um rio. Na verdade,
na época não havia qualquer distinção
de nomenclatura entre rios, sacos e baías,
motivo pelo qual foi o corpo d'água corretamente
designado como rio.
- DOMINIO FRANCÊS -
Colonos franceses, liderados por
Nicolas Durand de Villegagnon, estabeleceram-se
no interior da baía em 1555, pretendendo
fundar uma colônia - a França Antártica
- e uma cidade - Henriville.
Os franceses criaram uma forte metropole,
na época a colonia era pouco valorizada
pelos proprios portugueses.
Alguns colonos começaram
a ter relações com os indiginas,
causa que Villegagnon exigiu o casamento desses
colonos, alguns deles fugiram para o meio da mata
e passaram a viver com os indigenas.
Com a morte do rei de portugal,
a nova rainha mandou que os franceses fossem expulsos.
E expedições comandadas
por Estacio de Sá foram para o Rio de Janeiro
e se instalaram na atualdo Pão de Açucar,
se aliaram a alguns indios, principalmente das
tribos Tamoio e ao indio Araribóia.
Depois de muitas guerras, os portugueses
conseguiram expulsar os franceses do Rio de Janeiro.
E Araribóia foi recompensado
recebendo de presente terras, onde hoje em dia
é a cidade de Niterói.
Então os portugueses decidiram
investir mais na colonia.
E criou a capital da cidade de São Sebastião
do Rio de Janeiro.
- FAMILIA REAL E MONARQUIA -
Durante o Império de Napoleão
na França, a familia real portuguesa fugiu
para o Rio de Janeiro as pressas e criou seu novo
império no Brasil.
Com construção de castelos e tudo
que seria necessario para um novo país.
Inclusive o Banco do Brasil e a primeira bolsa
de valores.
O que transformou o Brasil finalmente
em um país.
Quando Napoleão teve sua queda, a familia
real decidiu voltar para Portugal, mas o principe
(carioca) preferiu ficar no Brasil e se tornou
principe-regente do Brasil.
Então oficialmente começaria
a história do Brasil, com guerras vitoriosas,
empresas e tudo mais e finalmente a Independência
do Brasil, assinada oficialmente em seu castelo
no Rio de Janeiro.
Ocasião que aumentou sua
popularidade e foi aclamado pelo povo.
E se tornou oficialmente o Imperador do Brasil.
- PERIODO IMPERIAL -
Após a independência,
a cidade continua como capital, enquanto a província
enriquece com a agricultura canavieira da região
de Campos e, principalmente, com o novo cultivo
do café no Vale do Paraíba. Para
separar a província e a capital do Império,
a cidade converte-se, em 1834, em município
neutro e a província do Rio de Janeiro
passa a ter como capital Niterói.
- REPUBLICA -
Com a Proclamação da República
Brasileira, nas últimas décadas
do século XIX e início do XX,o Rio
de Janeiro enfrentava graves problemas sociais
de seu crescimento rápido e desordenado.
Com o declínio do trabalho escravo, a cidade
passara a receber grandes contingentes de imigrantes
europeus e de ex-escravos, atraídos pelas
oportunidades que ali se abriam ao trabalho assalariado.
Entre 1872 e 1890, sua população
duplicou, passando de 274 mil para 522 mil habitantes.
E acabou trazendo vários surtos de doenças,
Oswaldo Cruz cria o seu instituto que traria a
"Revolta da Vacina".
Com o governo de Rodrigo Alves, criou-se alguns
planos de investimentos no Rio de Janeiro, conseguindo
reformar as ruas, empresas, praças e até
mesmo a questão e saude.
E o Rio de Janeiro então voltou a ser
lugar de status.
Que se fortaleceu mais com o governo Vargas e
Dutra com expansão da economia nacional
e do trabalho.
- ERA JK ATÉ OS DIAS ATUAIS -
Quando JK se tornou presidente, com proposito
de expandir a população pelo país,
mudou a capital do Rio de Janeiro para Brasilia.
Missão que não deu certo. E acabou
desconcentrando a politica nacional.
E seria o fim das lutas politicas no Rio de Janeiro
que desencadearam golpes como com Collor e as
privatizações com o FHC.
Então o distrito federal do Rio de Janeiro
se anexou ao estado da Guanabara e criou-se o
Estado do Rio de Janeiro.
Em 1992, a cidade foi sede da Conferência
das Nações Unidas sobre Meio Ambiente
e Desenvolvimento (CNUCED), mais conhecida como
Rio-92, ou ECO-92. Foi a primeira reunião
internacional de peso a se realizar depois do
fim da Guerra Fria e contou com a presença
de delegações de 175 países.
Em 2007, a cidade foi sede dos Jogos Pan-Americanos
de 2007 quando realizou investimentos em estruturas
esportivas e nas áreas de transportes,
segurança e na sua infra-estrutura.
|