O que é judaísmo
Muita gente diz que o judaísmo é apenas uma religião, e eles não estao totalmente errados. O cerne do judaísmo é composto dos nósso livros sagrados que sao:
1. Tora (Pentateuco)
2. Neviim (Profetas)
3. Ketubim (Conjunto de livros como salmos, proverbios, etc.)
4. Talmud e Mishna (livros de leis e discussoes rabinicas, que de acordo com nóssa tradição vieram diretamente de Moises e foram passados oralmente de geração em geração até serem colocados no papel)
A questão para mim é que todos estes livros contem alguns elementos fundamentais :
1. Ética e leis de prática religiosa, que poderiam se encaixar perfeitamente na definição de religião.
2. Leis do cotidiano, que explicam desde como abater animais até a maneira como fazemos negócios diariamente.
3. Sionismo, isto é, um forte componente nacional.
As leis do cotidiano incluem todas as maneiras como um judeu deve se comportar no dia a dia. Maimônides, um grande rabino e sábio medieval , por exemplo, dedica um grande trecho a uma explicação de como devemos nós portar a mesa e como a moderação e o auto-controle ao comer nós diferencia dos animais. Estas leis poderiam nós fazer dizer que o judaísmo é uma forma de vida.
O Sionismo permeia todos nóssos textos sagrados. A todo momento de nóssa história ou nós estávamos construindo Israel ou estávamos no exilio ansiando por nóssa volta à Terra Sagrada. Isto poderia nós fazer dizer que o judaísmo é na verdade um ideal nacional.
Isto tudo se soma a um fato muito interessante. O judaísmo é a unica religião, além do Hinduismo, que tem cerca de 4000 anós e que sobreviveu. Todos os povos da Antiguidade desapareceram sem deixar tracos ou entao assimilaram-se em uma cultura/religião mais forte que os cercava.
Os judeus não se assimilaram nem sumiram, apesar da dispersão pelos 4 cantos do mundo. Nós mantivemos nóssa (quase) unidade cultural, mesmo quando separados por milhares de quilômetros. Isto pode ser visto até hoje, onde os judeus originarios do Iêmen têm aproximadamente os mesmos hábitos (acrescidos de um certo "tempero" regional) que os judeus da Turquia por exemplo (que também foram influenciados pela sociedade a sua volta).
A grande questao é porque os judeus não se assimilaram/sumiram. Sera que a fe judaica é tão mais forte que as outras da antiguidade? Talvez sim, talvez não. Na minha opiniao pessoal, outros fatores se impoem.
O que manteve os judeus ligados foi o seu ideal nacional (cujo "cimento" era a quase unidade cultural dos judeus de todo o mundo). Em todas as gerações os judeus mantiveram-se como um povo, apesar de todas as dificuldades e a distancia que os separava, e esperaram que nas proximas gerações Sion (Jerusalém) fosse reestabelecida.
Hoje isto desapareceu um pouco, o que talvez possa explicar os altos índices de assimilação da comunidade judaica. É ironico, mas no momento em que nós tornamos relativamente prósperos e que quase não somos perseguidos, nós paramos de crescer numericamente.
Isto lembra uma piada que nós judeus temos. Diz-se que Napoleao, quando concedeu a cidadania aos judeus, encontrou-se com o Czar da Russia, que patrocinava o assassinato e perseguição dos judeus. Este perguntou:
-Napoleao, como você pode permitir que esta raça imunda dos judeus possa se tornar cidadãos de seu belo pais?
Ao que Napoleao respondeu:
-Você mata os judeus do seu jeito, e eu mato do meu.
Hoje o ideal nacional e a forma de vida judaicos estao desaparecendo da vida dos judeus não-ortodoxos da diáspora judaica. Com ele desaparecem tambem o "cimento" que nos une e o que sobra em seu lugar sao tradições vazias que tendem a desaparecer com o decorrer das geracoes.
Depois de tantas voltas, posso dizer que o judaísmo era muito mais que uma religião, mas atualmente está se tornando apenas uma religião, e isto pode acabar matando-o.
Algo vai restar é claro. Ainda existem os judeus ortodoxos, que seguem fielmente os ditames da religião judaica, e estes não se assimilam, não se envolvem em casamentos mistos, nem abrem mão de nem uma gota da religião judaica. Neste momento, seu numero está crescendo, tanto pela alta taxa de natalidade (o controle da natalidade é um pecado) quanto pelo que chamamos de "volta a religião". Os ortodoxos nunca deixarão de ser judeus e se a atual tendencia se mantiver, seu numero aumentara até que daqui a menos de 100 anós eles se tornarão a maioria dos judeus do mundo.
Outro fator que pode substituir o judaísmo tradicional é o "Israelismo". Em Israel hoje os jovens não se identificam mais com a religião tradicional, mas têm forte identificação judaica com o Estado de Israel. Isto é, sua nacionalidade confunde-se com sua religião.
Hoje em dia existem grupos que sabem equilibrar tanto o nacionalismo quanto a religião. Eu, pessoalmente, acredito que este grupo está em declinio, o que é uma pena, tendo em vista que este grupo seria o mais indicado para manter alguma tradição (modernizada) em solo israelenses.
O que falta hoje, e pode ser responsável pelo declínio e extinção do judaísmo, é um grupo que saiba equilibrar aspiações nacionais com judaísmo. Sem isto, o judaísmo é uma pálida sombra do que era no passado.
|
| Voltar à página de judaísmo |