|
O Sitefólio é desenvolvido, pelos(as) alunos(as) no
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional da UNIMINAS
e objetiva tornar-se um ambiente que possibilite a socialização das
produções desenvolvidas ao longo do curso.
Um Sitefólio apresenta-se também como uma alternativa
didática, na qual os conhecimentos são freqüentemente re-elaborados,
oportunizando uma articulação entre Educação e Tecnologia e o processo
de aprendizado no ciberespaço.
A construção do sitefólio é uma atividade proposta
pela professora Gilca dos Santos Vilarinho e ele começa a ser
desenvolvido no terceiro período do curso, na disciplina Informática
Aplicada à Educação I e vai sendo construído no quarto e quinto
períodos. Neste processo de construção outras disciplinas vão também
alimentando o Sitefólio.
Criar o Sitefólio foi um processo bem interessante.
Nunca tinha ouvido falar em Sitefólio e no início do terceiro período
ainda estava um pouco receoso, pensando que ia ser uma atividade
complicada. Mas com o passar do tempo fui percebendo que era uma
atividade relativamente fácil de ser feita e que ali, futuramente,
estaria muito do que aprendi e vivenciei na minha vida acadêmica. Houve
trabalhos que gostei muito de fazer como a Webquest, a Webgestão e o
Curso Online. E outras que não gostei muito como o Webfólio, Análise de
Sites Educacionais e Diário de Bordo. Mas com certeza todas trouxeram
algum tipo de aprendizado.
A utilização do Sitefólio é, além de uma atividade
que se constrói ao longo do tempo, muito pertinente na vida acadêmica.
Ali são registradas diversas atividades e depois de algum tempo, quando
você volta e olha para as primeiras atividades postadas, pode perceber
como mudou e aprendeu.
A utilização do Frontpage, onde foram construídas
todas as páginas, foi um dos saberes que eu não possuía mas que hoje sei
utilizar. Depois de todos esses períodos, acredito que aprendi muito,
não só dentro da disciplina Informática Aplicada a Educação, mas em
todas que compõem o curso.
No começo a criação e utilização do Sitefólio foi uma
atividade que pensei que seria complicada, mas hoje vejo que foi de
grande proveito.
|