|
Projeto "Recomposição Florística do Ribeirão Santo Antônio!" |
|
|
|
|
|
|
|
Síntese
A depredação ambiental é grave. Somente através de ações desenvolvida a
partir da Escola, é que vamos encontrar um caminho para amenizá-la e,
até mesmo, solucioná-la.
A questão é, antes de tudo,
um problema educacional e cultural, por isso a formação de
multiplicadores, tendo como base a Escola é fundamental para a
sensibilização da comunidade visando a preservação do meio ambiente.
Este projeto tem como
objetivo conscientizar alunos e todas as pessoas interessadas em
desenvolverem ações de preservação do meio ambiente.
É fruto desde
trabalho: a coleta de sementes, a manutenção do viveiro na
escola, o plantio de mudas às margens do Ribeirão Santo Antônio em áreas
da Maçonaria, Associação Atlética Iporaense e próximas da nascente do
ribeirão nas proximidades de: Valdemi Moreira Rodrigues e Jovelino
Rodrigues de Freitas.
Este trabalho desenvolvido
desde 2001 tem utilizado mudas do viveiro da escola, de doações feitas
pela FAMI, Batalhão Florestal, Associação dos Garimpeiros do Rio Caiapó,
Agência ambiental de Goiânia através do Projeto Aguação e outros doações
feitas por fazendeiros, tais como: arame e postes juá utilizados, para
confecção da cerca para proteção da área plantada.
Esperamos que este projeto
possa amenizar a degradação ambiental ocorrida nas matas ciliares
preservação da nascente do Ribeirão Santo Antônio e que no futuro não
tenha mas que enfrentar o problema de abastecimento de água.
Portanto, este projeto não
termina aqui, pois só será conscientizado com o envolvimento das
gerações futuras para conclusão do mesmo.
O sucesso na realização
do projeto dependerá da continuação do trabalho e envolvimento de toda a
comunidade, onde precisaremos continuar contando com o apoio de
autoridades, instituições, comunidades, imprensa, órgãos públicos, e
outros onde a união proporcionará gerações futuras mais conscientes
cuidadosas e felizes.
Nos anos de 2001,
2002, 2003, 2004 até meados de 2005 as tecnologias que usamos foram as
disponíveis na escola:
Tv e Vídeo, Transparências e Retroprojetor, Máquina Fotográfica,
Filmadora e os computadores da secretaria para registro das ações e as
pesquisas eram realizadas em livros, revista e jornais. A partir de
meados de 2005 passa a contar como um Laboratório de informática que tem
contribuído muito para o desenvolvimento de atividades que envolvem as
tecnologias.
|