Projeto

"Recomposição Florística do Ribeirão Santo Antônio!"

 

O Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva Agradece a Sua Visita!

Página inicial

 

Síntese

A depredação ambiental é grave. Somente através de ações desenvolvida a partir da Escola, é que vamos encontrar um caminho para amenizá-la e, até mesmo, solucioná-la.

      A questão é, antes de tudo, um problema educacional e cultural, por isso a formação de multiplicadores, tendo como base a Escola é fundamental para a sensibilização da comunidade visando a preservação do meio ambiente.

      Este projeto tem como objetivo conscientizar alunos e todas as pessoas interessadas em desenvolverem ações de preservação do meio ambiente.

      É fruto desde  trabalho: a coleta de sementes, a manutenção do viveiro na escola, o plantio de mudas às margens do Ribeirão Santo Antônio em áreas da Maçonaria, Associação Atlética Iporaense e próximas da nascente do ribeirão nas proximidades de: Valdemi Moreira Rodrigues e Jovelino Rodrigues de Freitas.

      Este trabalho desenvolvido desde 2001 tem utilizado mudas do viveiro da escola, de doações feitas pela FAMI, Batalhão Florestal, Associação dos Garimpeiros do Rio Caiapó, Agência ambiental de Goiânia através do Projeto Aguação e outros doações feitas por fazendeiros, tais como: arame e postes juá utilizados, para confecção da cerca para proteção da área plantada.

      Esperamos que este projeto possa amenizar a degradação ambiental ocorrida nas matas ciliares preservação da nascente do Ribeirão Santo Antônio e que no futuro não tenha mas que enfrentar o problema de abastecimento de água.

      Portanto, este projeto não termina aqui, pois só será conscientizado com o envolvimento das gerações futuras para conclusão do mesmo.

         O sucesso na realização do projeto dependerá da continuação do trabalho e envolvimento de toda a comunidade, onde precisaremos continuar contando com o apoio de autoridades, instituições, comunidades, imprensa, órgãos públicos, e outros onde a união proporcionará gerações futuras mais conscientes cuidadosas e felizes.

            Nos anos de 2001, 2002, 2003, 2004 até meados de 2005 as tecnologias que usamos foram as disponíveis na escola:

Tv e Vídeo, Transparências e Retroprojetor, Máquina Fotográfica, Filmadora e os computadores da secretaria para registro das ações e as pesquisas eram realizadas em livros, revista e jornais. A partir de meados de 2005 passa a contar como um Laboratório de informática que tem contribuído muito para o desenvolvimento de atividades que envolvem as tecnologias.

 

Hosted by www.Geocities.ws

1