PROJECTO, "DERRETE ROLAMENTOS"

 

Isto não é brincadeira!!! O que estão a ver é uma colagem de fotografias-satélite relativas à descida até à barragem desde o Barrocal do Douro!

Carregue na fotografia para obter uma imagem maior e com legendas das zonas de corrida

O PROJECTO 2001 " A Odisseia do Chaço" ou ( "Derrete Rolamentos" depois dos ENA PÁ 2000 nos terem roubado o nome) consiste na descida deste trajecto com carrinhos de rolamentos.

DIFICULDADES de OPERAÇÃO: 

a) Conseguir cortar a estrada durante (no máximo) um fim-de-semana sem prejuízo para a EDP. 

b)Conseguir um nº suficiente de pessoas que se envolvam na difícil organização desta prova.

c)Conseguir suficiente apoio financeiro na compra de material  de segurança para os concorrentes.

DIFICULDADES do TRAJECTO:

A diferença deste trajecto de outros é o seu comprimento. Logo o mais importante não será a velocidade mas sim a resistência. Este percurso deve ter 2 km. Sabendo que, no último ano num percurso de 50 metros em 6 carros, apenas 4 saíram inteiros façam as contas, por favor!!!

Em primeiro lugar estamos a falar de carros de rolamentos. Por experiência própria só apenas carros muito bem construídos conseguem ter uma longevidade engraçada. Não é difícil construir um bom carro. Contudo o mais importante são os rolamentos. Como estes últimos são geralmente usados a sua resistência vem já adulterada pelo que é necessário um teste preliminar.

Pegue no rolamento: O seu eixo está deslocado, isto é, tem folga? Se tem, então é um rolamento que fica no banco.  Como a nossa experiência não vai por aí adiante isto não é tudo para levar a sério. O meu carro anda com folga na frente e ainda não se desfez. Sei é que um dia destes vou comer alcatrão. O rolamento é um mistério. Principalmente os usados. Esta organização permite rolamentos novos mas relembra os participantes que isto é apenas um jogo. Além de serem muito caros e portanto só acessíveis a alguns, seria injusto a entrada na corrida de pseudo-profissionais que compram rolamentos para ganhar a corrida. Quem ali está , está para se divertir!!  

O seguinte problema que pode surgir é o sobre aquecimento dos rolamentos. Pessoalmente nunca vi a fusão dos rolamentos em plena corrida mas nunca se sabe. Mais vale prevenir e construir um sistema de refrigeração rudimentar que se não tiver uso sempre serve para aumentar a velocidade do carro com o seu peso.

Outro problema é a areia das bermas da estrada que se pode vir a introduzir nos rolamentos. Nestes casos os sistemas de refrigeração e lubrificação podem levar à fixação desta  areia e impedir o normal funcionamento dos rolamentos. Neste sentido seria necessário construir algumas protecções laterais . 

Os rolamentos possuem limites de largura e diâmetro, mas não há limite no número de rolamentos a utilizar a não ser o caso de rolamentos duplos(rolamentos que rodam dentro de outro) que não são permitidos.

É obrigatório, REPITO OBRIGATÓRIO, O USO DE CAPACETE e DE ROUPA QUE CUBRA O CORPO TODO, sendo que o uso de joelheiras, cotoveleiras, luvas e protecção para a coluna é opcional. O capacete não é fornecido pela organização.

São permitidos rolamentos suplentes, amortecedores, sistemas de refrigeração, lubrificação, ferramentas anexas, sistemas de música, buzinas, bancos de massagem, luzes, rádio transmissores, etc. TUDO, MAS de preferência USADO!!! Qualquer coisa com ar de novo que possa exercer efeito sobre a velocidade e resistência do veículo tem de ser necessariamente retirada sob pena de expulsão da prova.

A ORGANIZAÇÃO RESERVA-SE O DIREITO DE POSSUIR EM PROVA  ELEMENTOS DA SUA EQUIPA NA PANÓPLIA DE CONCORRENTES.


PRÉMIOS

É claro que vai haver prémios. Mas isso não é o mais importante!! Hoje fazemos alguma coisa e logo alguém pergunta para que serve, isto é, quanto é que recebo. É um absurdo!! Proporcionamos diversão a muitos e ainda pedem algo mais. Como se não fossem capazes de receber em afectos, em novos amigos e em disponibilidade da nossa parte, mas sempre em dinheiro e doces. "Queres participar na corrida de rolamentos? Aparece que nós ajudamos-te a construir o carro!" - "E qual é o prémio?"- perguuntam eles! Esta teoria economicista de que se tem de fazer tudo com um propósito exclusivamente determinado a obter recompensas materiais repugna-me um pouco. Abram os olhos!

QUEM QUISER SABER MAIS SOBRE ESTE EVENTO, PARTICIPAÇÃO NA PROVA OU NA ORGANIZAÇÃO CONTACTE-NOS.

Hosted by www.Geocities.ws

1