Shar-pei

Esta raça,que para muitos,é uma raça nova,feita em laboratório,como também falam do chow-chow.Na verdade,se trata de uma raça,bastante antiga,vem sendo criado desde os meados do século XVIII,quando eram usados para o trabalho,para guarda e principalmente,usado em rinhas.Por se tratar de um cão corajoso,impetuoso e obstinado a conseguir o seu objetivo,muitos criadores dizem e afirmam,que o shar-pei,mesmo muito meigo,carinhoso e desconfiado,quando entra em uma briga,não escolhe tamanho ou raça.Se provocado ou desrespeitado em seu território,não hesita em reagir imediatamente e se preciso,briga até a morte,mas não desiste,mesmo que esteja em desvantagem. Suas rugas pelo corpo,protegem seus órgãos vitais e suas mordidas poderosas,realmente não deixam de machucar e muito,o seu adverssário.Nesta época,o shar-pei era o pop das rinhas.



 


clique aqui para  aumentar a foto

Esta raça,como você pode imaginar,sofreu e muito com seus maus criadores,que só pensavam no dinheiro,não em seus cães.Como se não bastasse,terminada esta época de rinhas,enfrentaram também maus bucados na época do Imperador da China,de onde se originam,Mão Tse Tung,que primeiramente,taxou altos impostos aos criadores de animais.Não satisfeito,proibiu a criação de animais de estimação,ameaçando de prisão,os que assim o fizessem.Os animais deveriam ser entregue aos pobres para serem devorados em verdadeiros banquetes,que matavam a fome do povo chinês .Heroicamente,os franceses e os americanos , impressionados com a beleza e a raridade da         raça,conseguiram com muita dificuldade,resgatar alguns exemplares para que não caíssem na extinção e desta forma,continuaram muito humildemente a manutenção e aprimoramento da raça.

Somente de 1980 para cá,é que esta raça,começou a ser conhecida no Brasil,quando a revista Cães & Cia,começou com uma enorme propaganda em cima do Shar-pei ,que veio realmente se firmar e crescer no Brasil,quando a apresentadora Xuxa,lançou a música,¨Meu querido Xuxo¨,que falava carinhosamente do seu Shar-pei recém adquirido pela apresentadora.Deste momento em diante,jornais,revistas e a própria televisão,começaram a mostrar e falar,sempre muito bem da raça,mostrando suas rugas,seu focinho de hipopótamo,sua língua azul e outras curiosidades da raça.Desta data em diante,a raça que a poucas décadas quase se extinguiu,chegando a ir para o Games Book,como a raça mais rara do mundo,passou a ser criada e procurada no Brasil todo,de tal forma,que nosso país hoje,é um dos maiores criadores de Shar-pei do mundo.

Esta raça,super exótica,tem uma personalidade marcante e não se deixa passar desapercebida em nenhum lugar que esteja.Quando pequenos,são bastante enrugados,a ponto de ter grandes problemas nos olhos,chamados de Ectoprio ou Entrópio,ambos causados por exesso de rugas na cabeça.Muitos casos podem ser resolvidos com bons colírios e limpezas constantes,que podem evitar futuras operações.Outros casos,podem ser resolvidos com alguns pontos acima da vista do animal,ainda filhote,segurando suas rugas por duas a três semanas.Mas se ambas as providencias não derem resultados,infelizmente seu Shar-peizinho,irá precisar de uma micro cirurgia com a retirada da pálpebra,que evitará uma perigosa inflamação das córneas,que poderá cegar seu animal.Por este motivo,nunca escolha um Shar-pei muito novo,com olhos cerrados ou lacrimejando em demasia,procure por Canis e criadores sérios e idôneos.

Existem duas linhagens  de shar-peis,uma delas é menor,com menos rugas e com uma pelagem mais curta e densa,conhecida como,¨Pelo de camurça¨,ou ¨pelo de veludo¨.Que são mais fáceis de cuidar e dificilmente apresentam problemas de péle,muitos acham que esta linhagem,apesar de não ter tantas rugas como a outra,são mais ágeis,elegantes e portadores de uma bela silueta.

Já a segunda linhagem,traz muito da linhagem  antiga.São maiores,mais enrugados,mais pesados e brutos.Ideais para casas,chácaras e sítios, apesar de viverem muito bem em apartamentos se bem educados. Ambas as linhagens,deverão ter de 47cm à 57,50 cm,na cernelha.E pesar de 18kg  à 29 kg.


clique aqui para  aumentar a foto

Paralelamente, também poderão ser encontrados,os Mini-Peis,que não servem e não são aceitos em exposições,mas são doentiamente procurados por apaixonados pela raça,por serem bastante enrugados,mesmo quando adultos e alguns exemplares,terem apenas 32 cm à 40 cm na cernelha e pesarem de 12 kg à 17 kg.Todas as linhagens citadas acima,só poderão ter no máximo, 2.50 cm de altura na pelagem e nunca poderão ter subpêlos ou necessitarem de tóza.

Nesta raça,poderão ser encontradas várias cores:preto,preto azulado,fulvo,ruivo e marrom.O creme,apesar de ser aceito,não é desejável.As cores de um Shar-pei,jamais poderão se misturar,mesmo que haja cruzamento de cores diferentes,nunca poderão ter duas ou mais cores pelo corpo.

A língua deverá ser preta azulada,como também sua gengiva,nas pelagens escuras.É aceitável a língua rosa,somente nos cães de pelagem clara,que não tiverem a mascara do rosto e suas unhas pretas,  o nariz também deverá ser claro.Suas orelhas deverão ser pequenas,triangulares eqüiláteras,com a ponta arredondada,apontada para o crânio em direção aos olhos.Poderão ficar levemente levantadas.As que ficarem em pé,serão aceitáveis,mas indesejáveis.Sua cauda,deve ser enroscada ou duplamente enroscada,apoiada sob a garupa,ou ao menos apontada para ela,mesmo que seja levemente enroscada.

Os olhos deverão ser sempre escuros,olhos claros,jamais serão aceitos.Suas rugas,são intensamente mostradas quando filhotes,quando adultos,serão mais notadas na cabeça,no pescoço,no começo da cauda, nas pernas e levemente no dorso.
Já os Mini-peis,costumam manter suas rugas,mesmo quando adultos.
Muitas pessoas,revistas,veterinários e até leigos criadores,afirmam em dizer,que o shar-pei é um cão problemático,com seus olhos e rugas.Que vivem tendo problemas de péle,como seborréia,caspas,dermatites e coisas do gênero,sem falar nas assaduras e no cheiro.

 

Nós da Raru`s Dog`s,criamos  Shar-pei ,desde 1994 e nunca tivemos problemas nem reclamações de compradores desta raça.Basta colocar na cabeça,que o Shar-pei é um sério inimigo da água,necessitando apenas de um banho mensal ou bimestral e sempre em um dia de sol,depois de seca-lo muito bem, com um possante secador.Fora isso,você poderá fazer uso de uma boa colônia canina e passa-la no seu Shar-pei ,  uma vez por semana,antes de pentea-lo com firmeza.Ligue para nós,se informe melhor sobre esta maravilhosa raça, meiga, carinhosa, gentil, amiga e brincalhona.E você verá,que tudo que se fala de ruim sobre o Shar-pei,não passam de lendas conscequentes de mal tratos,ou tratos inadequados,ou até cruzamentos de cães problemáticos geneticamente.Os únicos responsáveis , por tantos problemas com esta raça,não são,nem serão nunca os Shar-peis,mas sim,seus maus criadores.


clique aqui para  aumentar a foto

 

                                                                                                            Henrique Bragança

Hosted by www.Geocities.ws

1