|
Shar-pei Esta
raça,que para muitos,é uma raça nova,feita em laboratório,como também
falam do chow-chow.Na verdade,se trata de uma raça,bastante
antiga,vem sendo criado desde os meados do século XVIII,quando
eram usados para o trabalho,para guarda e principalmente,usado em
rinhas.Por se tratar de um cão corajoso,impetuoso e obstinado a conseguir
o seu objetivo,muitos criadores dizem e afirmam,que o shar-pei,mesmo muito
meigo,carinhoso e desconfiado,quando
entra em uma briga,não escolhe tamanho ou raça.Se provocado ou
desrespeitado em
seu território,não hesita em reagir imediatamente e se preciso,briga
até a morte,mas não
desiste,mesmo que esteja em desvantagem. Suas
rugas pelo corpo,protegem seus órgãos vitais
e suas mordidas poderosas,realmente não deixam de machucar e muito,o seu
adverssário.Nesta época,o shar-pei era o pop das rinhas. |
|||
|
Esta raça,como você pode
imaginar,sofreu e muito com seus maus
criadores,que só pensavam no dinheiro,não em
seus cães.Como se não bastasse,terminada esta época de
rinhas,enfrentaram também maus bucados na época do Imperador
da China,de onde se originam,Mão
Tse Tung,que primeiramente,taxou
altos impostos aos criadores de animais.Não
satisfeito,proibiu a criação de animais de estimação,ameaçando
de prisão,os que assim o fizessem.Os animais deveriam ser entregue
aos pobres para serem devorados em
verdadeiros banquetes,que matavam a fome do povo chinês .Heroicamente,os franceses
e os americanos , impressionados com a beleza
e a raridade da raça,conseguiram
com muita dificuldade,resgatar alguns exemplares para que não caíssem na
extinção e desta forma,continuaram muito humildemente
a manutenção e aprimoramento da raça. |
|||
|
Somente de
1980 para cá,é que esta raça,começou a ser conhecida no
Brasil,quando a revista Cães & Cia,começou
com uma enorme propaganda em cima do Shar-pei ,que veio realmente se
firmar e crescer no Brasil,quando a apresentadora Xuxa,lançou
a música,¨Meu querido Xuxo¨,que falava carinhosamente do seu Shar-pei recém adquirido
pela apresentadora.Deste momento em diante,jornais,revistas e a própria
televisão,começaram a mostrar e falar,sempre muito bem da raça,mostrando
suas rugas,seu focinho de hipopótamo,sua
língua azul e outras curiosidades da raça.Desta
data em diante,a raça que a poucas décadas quase se extinguiu,chegando a
ir para o Games Book,como a raça mais
rara do mundo,passou a ser criada e procurada no Brasil todo,de tal
forma,que nosso país hoje,é um dos maiores
criadores de Shar-pei do mundo. Esta raça,super
exótica,tem uma personalidade marcante
e não se deixa passar desapercebida em nenhum lugar que esteja.Quando
pequenos,são bastante enrugados,a ponto de ter grandes problemas
nos olhos,chamados de Ectoprio ou Entrópio,ambos causados por exesso de
rugas na cabeça.Muitos casos podem ser resolvidos com bons
colírios e limpezas constantes,que
podem evitar futuras operações.Outros casos,podem ser resolvidos com
alguns pontos acima da vista do animal,ainda
filhote,segurando suas rugas por duas a três semanas.Mas se ambas
as providencias não derem resultados,infelizmente seu Shar-peizinho,irá
precisar de uma micro cirurgia com a retirada
da pálpebra,que evitará uma perigosa inflamação das córneas,que
poderá cegar seu animal.Por este motivo,nunca escolha um Shar-pei muito
novo,com olhos cerrados ou lacrimejando em demasia,procure por Canis
e criadores sérios e idôneos. Existem duas
linhagens de shar-peis,uma
delas é menor,com menos rugas e com uma pelagem mais curta e
densa,conhecida como,¨Pelo de camurça¨,ou
¨pelo de veludo¨.Que são mais fáceis
de cuidar e dificilmente apresentam problemas de péle,muitos acham que
esta linhagem,apesar de não ter tantas rugas como a outra,são mais ágeis,elegantes
e portadores de uma bela silueta. Já a segunda linhagem,traz muito da linhagem antiga.São maiores,mais enrugados,mais pesados e brutos.Ideais para casas,chácaras e sítios, apesar de viverem muito bem em apartamentos se bem educados. Ambas as linhagens,deverão ter de 47cm à 57,50 cm,na cernelha.E pesar de 18kg à 29 kg.
A
língua deverá ser preta
azulada,como também sua gengiva,nas pelagens escuras.É
aceitável a língua rosa,somente
nos cães de pelagem clara,que não tiverem a mascara do rosto e suas
unhas pretas, o
nariz também deverá ser claro.Suas
orelhas deverão
ser pequenas,triangulares eqüiláteras,com a ponta arredondada,apontada
para o crânio em direção
aos olhos.Poderão ficar levemente levantadas.As que ficarem em pé,serão
aceitáveis,mas indesejáveis.Sua cauda,deve
ser enroscada ou duplamente enroscada,apoiada sob a garupa,ou ao menos
apontada para ela,mesmo que seja levemente enroscada. Os
olhos deverão ser sempre escuros,olhos
claros,jamais serão
aceitos.Suas rugas,são
intensamente mostradas quando filhotes,quando adultos,serão mais notadas
na cabeça,no pescoço,no começo da cauda, nas pernas e levemente no
dorso.
|
|||
|
Nós da Raru`s Dog`s,criamos Shar-pei ,desde 1994 e nunca tivemos problemas nem reclamações de compradores desta raça.Basta colocar na cabeça,que o Shar-pei é um sério inimigo da água,necessitando apenas de um banho mensal ou bimestral e sempre em um dia de sol,depois de seca-lo muito bem, com um possante secador.Fora isso,você poderá fazer uso de uma boa colônia canina e passa-la no seu Shar-pei , uma vez por semana,antes de pentea-lo com firmeza.Ligue para nós,se informe melhor sobre esta maravilhosa raça, meiga, carinhosa, gentil, amiga e brincalhona.E você verá,que tudo que se fala de ruim sobre o Shar-pei,não passam de lendas conscequentes de mal tratos,ou tratos inadequados,ou até cruzamentos de cães problemáticos geneticamente.Os únicos responsáveis , por tantos problemas com esta raça,não são,nem serão nunca os Shar-peis,mas sim,seus maus criadores. |
|||
|
Henrique Bragança
|
|||