|
| ||
|
John Decon | ||
|
|
John
é provavelmente o menos conhecido membro do Queen. Ele raramente dá
entrevistas, quase nunca nas manchetes e quando no palco, fica tocando seu
baixo enquanto os outros fazem o show. De fato, essa é uma das razões pela
qual John foi escolhido para ser o 4º e último membro da banda. O Queen
teve muitos baixistas, mas nenhum deu certo. Roger, Freddie e Brian estavam
fora de si no palco e sentiram "porque (John) estava quieto ele ficará
conosco, sem se superestimar demais", de acordo com Roger. Seu
interesse pela música começou cedo. Aos sete anos, ele teve um trenzinho
vermelho, de plástico. Ele gostava bastante de eletrônicos e modificou um
velho toca-fitas para gravar música de rádio - preferencialmente os
Beatles. Aos 11 anos, ele comprou um violão acústico não muito caro e
aprendeu a tocar, e logo começou a tocar com amigos. Aos 14, ele estava em
sua primeira banda - "The Opposition", e tocava (numa emprestada)
guitarra. Eles tocavam pop e todo tipo de sons. Em dezembro, eles
conseguiram uma "isca" ganharam 2 (pounds) libras juntos. Em abril
de 1966, Jonh tornou-se o baixista quando o baixista oficial saíu do grupo.
Eles
tornaram-se o "New Opposition" em maio, para que as pessoas
soubessem que eles estavam um pouco diferentes na formação do grupo. Em
setembro, John começou em uma escola em Leicester. Em outubro a banda
entrou em um campeonato de música em Midland e alcançou as semifinais (por
não comparecimento de outra banda). Durante 1967 eles tocaram vários
sucessos e a preocupação passou a ser a imagem. Então eles incrementaram
com 2 dançarinos (Jenny e Charmain, se você precisa saber e começaram a
usar camisas coloridas, de seda. Em março, eles passaram por outra mudança
no nome, trocaram para "Art" e foi melhor mesmo para eles. Mas
em 1969 John trocou Leicester por Londres para estudar eletrônica na
faculdade de Chelsea (parte da Universidade de Londres) e portanto, terminou
sua temporada na "Art". John fez pouco em termos de música em seu
primeiro ano, embora tocasse alguns sucessos - incluindo um interpretado por
um grupo chamado "Queen". "Eles não me passaram uma imagem
duradoura", disse John. Em seu segundo ano, começou a trabalhar de
volta na música, improvisando com amigos. Mas em 1971, John foi apresentado
por um amigo a Roger Taylor e Brian May - que pediram uma demostração ao
Queen, já que estavam precisando de um baixista. John concordou e se
apresentou com sua guitarra e um modesto amplificador - mais tarde apelidado
de "Deacy Amp". Eles tocaram algumas músicas e finalizaram com um
improviso e impressionaram os rapazes. Não só por sua personalidade
quieta, mas também porque era bom em eletrônica e muito bom no baixo também.
Então, por volta de fevereiro de 1971, o Queen como os conhecemos es tava
completo com a entrada de John. Depois de ensaio intensivo, seu primeiro
sucesso com a banda foi em julho. John queria usar uma de suas camisas
preferidas, mas Freddie insistiu que usasse uma de suas camisetas que não
deixou John muito contente. mas a apresentação saíu muito boa. Para
o lançamento do primeiro álbum, tanto Freddie quanto Roger decidiram que o
nome de John soaria melhor se fosse invertido. E então o baixo foi
creditado para "Deacon John" em "Queen", algo que John não
aprovou, Mas porque ele se sentiu como o mais novo garoto, não criou
encrenca. Quando o Queen II foi lançado, ele insistiu em ser "John
Deacon" - ele aparentemente ganhou mais confiança. John
nunca tinha cantado num álbum do Queen. Ele admitia que não podia cantar
um verso sequer. Contudo, ele escreveu metade das trilhas do Queen. A
primeira foi "Misfire" em "Sheer Heart Attack", onde ele
toca na maioria, guitarras. O
primeiro single a ser escrito por John foi "You're My Best Friend",
de "A Night At The Opera". Outras trilhas notáveis de John
incluem "Another One Bites The Dust" e "I Want To Break Free",
mas talvez, seu melhor trabalho foi representado por "Spread Your Wings"
de "News Of the World". John
realmente não se entregou ao trabalho solo como os outros do Queen. O mais
perto que ele chegou foi com "The Immortals", um grupo formado
para gravar uma música - "No Tunning Back", para o filme "Biggles"
de 1986. Os outros membros eram Robert Awahai e Lenny Zakatek, grandes
amigos de John. O vídeo, John prefere esquecer, pois envolve a banda e
alguns back-vocais num capacete voador com óculos de proteção. Mas pelo
menos Peter Cushing caprichou nisso. Ele
também participou de algumas gravações - em "Barcelona", de
Freddie, "Strange Frontier", de Roger, e em 2 Lp's de Elton John,
entre outros. Mas desde "Made In Heaven", John tem feito pouco
musicalmente. Na estréia da apresentação da dança baseada na vida de
Freddie em Paris, ele tocou baixo com Roger, Brian e Elton John em "The
Show Must Go On", no início de 1997. Mas ele parece estar se
distanciando da música profissional e do Queen em maior parte, exceto em
produções exporáticas. John
parece agora estar se concentrando em sua vida familiar (esposa Verônica e
6 filhos) e indo a Biarritz nos feriados. Como este membro da banda era
classificado como o mais quieto e o mais introvertido, não é muito de se
espantar. E ninguém pode criticá-lo por isso. Afinal, ele tem feito mais nos 40 primeiros anos de sua vida do que muita gente faria nela toda. E fazendo isso, têm nos dado músicas magníficas | |