John Decon

 

                              John é provavelmente o menos conhecido membro do Queen. Ele raramente dá entrevistas, quase nunca nas manchetes e quando no palco, fica tocando seu baixo enquanto os outros fazem o show. De fato, essa é uma das razões pela qual John foi escolhido para ser o 4º e último membro da banda. O Queen teve muitos baixistas, mas nenhum deu certo. Roger, Freddie e Brian estavam fora de si no palco e sentiram "porque (John) estava quieto ele ficará conosco, sem se superestimar demais", de acordo com Roger.

                              Seu interesse pela música começou cedo. Aos sete anos, ele teve um trenzinho vermelho, de plástico. Ele gostava bastante de eletrônicos e modificou um velho toca-fitas para gravar música de rádio - preferencialmente os Beatles. Aos 11 anos, ele comprou um violão acústico não muito caro e aprendeu a tocar, e logo começou a tocar com amigos. Aos 14, ele estava em sua primeira banda - "The Opposition", e tocava (numa emprestada) guitarra. Eles tocavam pop e todo tipo de sons. Em dezembro, eles conseguiram uma "isca" ganharam 2 (pounds) libras juntos. Em abril de 1966, Jonh tornou-se o baixista quando o baixista oficial saíu do grupo.

                              Eles tornaram-se o "New Opposition" em maio, para que as pessoas soubessem que eles estavam um pouco diferentes na formação do grupo. Em setembro, John começou em uma escola em Leicester. Em outubro a banda entrou em um campeonato de música em Midland e alcançou as semifinais (por não comparecimento de outra banda). Durante 1967 eles tocaram vários sucessos e a preocupação passou a ser a imagem. Então eles incrementaram com 2 dançarinos (Jenny e Charmain, se você precisa saber e começaram a usar camisas coloridas, de seda. Em março, eles passaram por outra mudança no nome, trocaram para "Art" e foi melhor mesmo para eles.

                              Mas em 1969 John trocou Leicester por Londres para estudar eletrônica na faculdade de Chelsea (parte da Universidade de Londres) e portanto, terminou sua temporada na "Art". John fez pouco em termos de música em seu primeiro ano, embora tocasse alguns sucessos - incluindo um interpretado por um grupo chamado "Queen". "Eles não me passaram uma imagem duradoura", disse John. Em seu segundo ano, começou a trabalhar de volta na música, improvisando com amigos. Mas em 1971, John foi apresentado por um amigo a Roger Taylor e Brian May - que pediram uma demostração ao Queen, já que estavam precisando de um baixista. John concordou e se apresentou com sua guitarra e um modesto amplificador - mais tarde apelidado de "Deacy Amp". Eles tocaram algumas músicas e finalizaram com um improviso e impressionaram os rapazes. Não só por sua personalidade quieta, mas também porque era bom em eletrônica e muito bom no baixo também. Então, por volta de fevereiro de 1971, o Queen como os conhecemos es

                              tava completo com a entrada de John. Depois de ensaio intensivo, seu primeiro sucesso com a banda foi em julho. John queria usar uma de suas camisas preferidas, mas Freddie insistiu que usasse uma de suas camisetas que não deixou John muito contente. mas a apresentação saíu muito boa.

                              Para o lançamento do primeiro álbum, tanto Freddie quanto Roger decidiram que o nome de John soaria melhor se fosse invertido. E então o baixo foi creditado para "Deacon John" em "Queen", algo que John não aprovou, Mas porque ele se sentiu como o mais novo garoto, não criou encrenca. Quando o Queen II foi lançado, ele insistiu em ser "John Deacon" - ele aparentemente ganhou mais confiança.

                              John nunca tinha cantado num álbum do Queen. Ele admitia que não podia cantar um verso sequer. Contudo, ele escreveu metade das trilhas do Queen. A primeira foi "Misfire" em "Sheer Heart Attack", onde ele toca na maioria, guitarras. O primeiro single a ser escrito por John foi "You're My Best Friend", de "A Night At The Opera". Outras trilhas notáveis de John incluem "Another One Bites The Dust" e "I Want To Break Free", mas talvez, seu melhor trabalho foi representado por "Spread Your Wings" de "News Of the World".

                              John realmente não se entregou ao trabalho solo como os outros do Queen. O mais perto que ele chegou foi com "The Immortals", um grupo formado para gravar uma música - "No Tunning Back", para o filme "Biggles" de 1986. Os outros membros eram Robert Awahai e Lenny Zakatek, grandes amigos de John. O vídeo, John prefere esquecer, pois envolve a banda e alguns back-vocais num capacete voador com óculos de proteção. Mas pelo menos Peter Cushing caprichou nisso.

                              Ele também participou de algumas gravações - em "Barcelona", de Freddie, "Strange Frontier", de Roger, e em 2 Lp's de Elton John, entre outros. Mas desde "Made In Heaven", John tem feito pouco musicalmente. Na estréia da apresentação da dança baseada na vida de Freddie em Paris, ele tocou baixo com Roger, Brian e Elton John em "The Show Must Go On", no início de 1997. Mas ele parece estar se distanciando da música profissional e do Queen em maior parte, exceto em produções exporáticas.

                              John parece agora estar se concentrando em sua vida familiar (esposa Verônica e 6 filhos) e indo a Biarritz nos feriados. Como este membro da banda era classificado como o mais quieto e o mais introvertido, não é muito de se espantar.

                              E ninguém pode criticá-lo por isso. Afinal, ele tem feito mais nos 40 primeiros anos de sua vida do que muita gente faria nela toda. E fazendo isso, têm nos dado músicas magníficas

Voltar

Hosted by www.Geocities.ws

1