Esta foi a quarta nave a receber o nome de Enteprise. Ela foi comandada pela capitã Rachel Garrett. Segundo consta a história, esta Enterprise desapareceu e presumiu-se que tenha sido destruída perto de Narendra III em 2344. Neste ano, a nave, respondeu a um sinal de socorro de um posto avançado klingon em Narendra III. Ao chegar lá, a capitã pode constatar que o posto estava sob um forte ataque romulano. Segundo os registros históricos, os Klingons foram salvos do ataque pela Enterprise, que após uma longa batalha, foi destruída.
* Registro histórico da USS Enterprise - D :
Na data estelar 43625.2, a Enterprise D, estudava um fenômeno espacial
semelhante à uma fenda, que apresentava leituras distorcidas do
continuum espaço-tempo. Quando o capitão Jean Luc Picard
trouxe a Enterprise próxima ao fenômeno, pode-se constatar
que uma nave havia passado pela brecha. Essa nave era a Enterprise-C. Após
mandar um grupo de exploração à bordo da nave, e conversar
com a capitã Garret, Picard tomou conhecimento dos seguintes eventos:
Durante a batalha ocorrida em Narendra III, uma explosão conjunta
de vários torpedos, abriu uma fenda temporal e enviou a Enterprise-C
22 anos para o futuro. Com a Enterprise-C fora do curso normal do tempo,
formou-se uma linha do tempo alternativa, na qual a Federação
e o Império Klingon entraram em guerra. A Federação
estava perto da derrota em 2366 quando a Enteprise-C emergiu da fenda,
encontrando a Enterprise-D. Logo soube-se que a Enterprise-C teria que
retornar de onde veio para que a guerra fosse previnida.
Mas
por infelicidade do destino, houve um ataque surpresa de duas naves klingon,
que resultou na morte da capitã Garrett. No seu lugar assumiu o
posto de capitão, o tenente Richard Castillo, o último oficial
superior ainda vivo na nave, que concordou em voltar pela fenda. A oficial
da Enterprise-D tenente Natasha Yar, que nesta realidade alterada, estava
viva, voluntariou-se para retornar pela fenda e defender o posto avançado
klingon. Ao retornar pela fenda, a Enterprise-C restaurou o tempo original.
O posto avançado foi salvo segundo conta a História, mas
a Enterprise-C infelizmente foi capturada pelos Romulanos e destruída
em seguida.
* NOTA: a história
da USS Enterprise - C, é contada no episódio 63 do terceiro
ano da série "A Nova Geração" entitulado
" O Elo Perdido" (Yesterday's
Enterprise) exibido originalmente em 19/02/1990 nos E.U.A.
Visão geral da USS Enteprise - C
