CARBONA
O
Carbona surgiu numa dessas conversas de bar, onde três viciados
em rock n roll, consolados por garrafas de cerveja
"choravam" as mágoas de suas respectivas bandas. A
queixa em comum? Falta de ensaio. E foi esse o grande embrião do
Carbona... Uma banda que ensaiasse no mínimo duas vezes por
semana, que tivesse uma vida ativa através de um
processo intenso de composição, tocando rock n roll
básico! No dia seguinte, ainda sem nome, a banda já ensaiava...
Calça Jeans, all-star, camiseta branca, 1,2,3,4s, Hey Ho
Lets go, em meio a devoção aos Ramones deuses do punk
rock, rock básico, ou bubblegum (como queira chamar), o Carbona
começava desde cedo a definir sua identidade: 3 acordes, letras
ingênuas, melodias grudentas, e muitas referências ao cenário
de Nova Iorque da década de 70, aos clássicos de rock
nroll dos anos 50 e claro, as bandas the Queers e
Screeching Weasel.
Na Terceira semana, no 8o ensaio da banda, foi gravada a primeiro
demo tape entitulada "Norma Jean". A fita gravada ao
vivo no estúdio CG no Rio de Janeiro trazia 9 músicas (If You
Wanna Dance, Norma Jean, Tonight, Lunatic, Just Another Way,
Justine, One Day We Die, Up On the Roof e Hey You).
Na semana seguinte a banda fazia sua primeira apresentação ao
vivo no empório (RJ). Junto com o Wacky Kids, levaram 130
pessoas, e fizeram uma festa Rock n Roll inesquecível...
Para este show foram feitos 20 cópias de um cd-split com as
demos das duas bandas. A iniciativa foi muito bem recebida já
que naquela noite todas as cópias já estavam esgotadas antes
mesmo de começarem os shows, além de ter marcado o nascimeno do
Carbona Recs, Uma espécie de selo caseiro da
própria banda que disponibiliza alguns títulos da banda usados
para divulgação e para serem vendidos em shows.
A partir daí a banda passou em todos os espaços que abrissem
suas portas na cidade, buscando tocar com o maior número de
bandas possíveis. Empório, Garage, Lugar Comum, Hyllos, Black
Night, Brahma Sport Bar, foram alguns dos lugares aonde a banda
se apresentou. Neste mesmo tempo, a banda continuava ensaiando,
compondo e principalmente, concentrando esforços na divulgação
da banda, inclusive em países estrangeiros. Conscientes da
grande difusão de bandas de bubblegum principalmente nos Estados
Unidos e do bom resultado e repercussão da demo aqui no Brasil
junto a fãs do gênero, a banda contacta dezenas de gravadoras,
e já no final de fevereiro, os contatos com a gravadora AMP Recs
do Canada, resultam na participação da banda na coletânea Back
To The RockAway Beach vol. 2 ao lado de bandas de punk rock no
mundo inteiro. Aqui no Brasil, na mesma época, o Carbona garante
a participação na coletânea do selo carioca Traidores Recs
gravando duas faixas inéditas (Back to 55 e Rock n Roll
Fun).
Em abril o Carbona volta ao estúdio FUZZ para gravar mais um
registro, desta vez seu primeiro cd, a ser lançado pelo selo
Canadense AMP Recs.
Dessa "session" nasce "Go Carbona Go!!!".
Contendo músicas inéditas e músicas da demo NORMA JEAN. A esta
altura, o cd já fazia parte de um projeto maior, a Go
Carbona Go U.S tour , uma série de 14 shows nos Estados
Unidos e Canada. Antes da viagem o Carbona se apresentou no
Ballroom, um espaço grande, pouco utilizado pelas bandas
independentes, fazendo uma festa de despedida e de lançamento do
EP On the Road. O segundo lançamento do CARBONA Recs
trazia 3 músicas do cd a ser lançado lá fora, músicas da demo
remasterizadas, além de uma música inédita, "(Youre
not) alone".
Realizada a festa, a banda parte para a turnê, se apresenta em
14 cidades, e após 1 mês de viagem retorna para o Brasi, dessa
vez com 300 cds a serem distribuidos aqui no Brasil.Lá se
apresentaram ao lado de dezenas de bandas locais, entre elas
Marky Ramone & The Intruders, Groovie Ghoulies e Chixdiggit.
De volta da turnê, o Carbona retomou a divulgação no Brasil.
Saíram as coletâneas "T-Rex One" (Traidores Recs.),
"Back to the Rockaway Beach 2" (Amp Records) e
"Letters from Punksville" (Umbilical
Records/Reinforecement Records). Ainda em Agosto uma nova sessão
de estúdio dá origem a material inédito que vai parar na
coletânea "Punk Rock Stamp" (Barulho Co.). As 300
cópias que chegaram ao Brasil do cd "Go Carbona Go" se
esgotaram rapidamente em menos de dois meses e começou a ser
planejada uma versão nacional do CD. A nova prensagem (mil
cópias) acabou só saindo em Fevereiro de 99 por problemas na
fábrica e trouxe um encarte novo (com capa desenhada por Donida)
e duas músicas da última sessão de gravação. Os shows
também não pararam e fora o Rio a banda ainda fez Curitiba,
Londrina, Campinas, São Paulo e outras cidades. O lançamento do
"Go Carbona Go" no Rio foi no Ballroom, onde a banda
ainda voltaria a se apresentar em Abril.
Outra sessão de gravação (Dezembro de 98) foi feita e o
material recolhido sairá ainda esse ano num Cd split com a banda
Wacky Kids a ser lançado pela Ataque Sonoro Records de Portugal.
Já saiu a "HC Scene 3" (Lab. Records) e outras
coletâneas estão a caminho. Agora.. o Carbona segue fazendo
shows e prepara o segundo CD, "A Mighty Panorama of an
Earth-Shaking Rock N'Roll".
| Henrique
Badke Melvin Pedro Rocco |
-
Guitarra e vocal - Baixo - Bateria |
![]() |
Home Page Oficial |