Psicossomática
e Espiritismo: Descubra como as emoções afetam a sua saúde.
As pessoas de uma forma geral, não imaginam o quanto as emoções afetam
a saúde do corpo, ou seja, não sabem que muitas doenças que, supõem se
desenvolverem apenas nas estruturas
físicas, são na verdade, comprovadamente originárias também de fatores psíquicos,
portanto, segundo o saber espírita, originárias da alma. Para esse grupo de
doenças cunhou-se o termo distúrbios psicossomáticos.
A Psicossomática é um campo de pesquisa relativamente novo na área de
saúde, especialmente na Medicina e na Psicologia, e que estuda as relações
entre a mente e o corpo, no contexto de uma compreensão integral (holística)
do ser humano, transcrevendo para uma linguagem psicológica o dinamismo dos
sintomas corporais. Na ciência oficial, os autores de destaque que levantaram
as primeiras questões sobre a relação mente-corpo foram Freud (na Psicanálise)
e Jung (na Psicologia Analítica). Indo mais além, a Psicossomática tem se
constituído em importante matéria de interesse para a Medicina Chinesa (em
especial para a Acupuntura), para a medicina homeopática, e para a ciência
Espírita.
No caso do Espiritismo, segundo Jorge Andréa dos Santos, a ocorrência
do fenômeno psicossomático representa o próprio campo Espiritual, “de
estrutura energética específica, a transcender
na imortalidade a faixa de mortalidade do corpo físico” (Santos,
1991). Esse autor expõe que as doenças psicossomáticas (portanto, fortemente
determinadas pelo psicodinamismo da mente e do espírito) podem estar ligadas:
1. à pele (urticária, prurido, acne); 2. aos músculos (dores na nuca,
nas costas), cujas contraturas produzem comumente dor de cabeça; 3. ao aparato
respiratório (crises asmáticas, rinite alérgica, hiperventilação pulmonar);
4. ao aparelho circulatório (taquicardia, extrassístoles, hipertensão com
oscilação, enxaqueca); 5. ao aparelho digestivo (vômitos, dores gástricas,
colites, constipação crônica); 6. ao aparelho urinário (variações do
volume de urina); 7. e até mesmo ao mecanismo endócrino (certas doenças da
tireóide). Se somarmos a esse
conjunto os distúrbios de alimentação (anorexia, obesidade), o estresse, a
depressão e diversos quadros psicopatológicos, observaremos a importância da
saúde das emoções, da mente e do espírito, sobre a saúde do corpo.
Para muitas pessoas é difícil compreender como as emoções e conteúdos
mentais podem afetar tanto o corpo, por se tratarem de "elementos
abstratos" sem "realidade palpável" aos sentidos. Esse,
porém, é um raciocínio muito simplista e equivocado. Primeiro, porque, do
ponto de vista neuropsicológico, as emoções e os pensamentos possuem uma base
neurofiosiológica envolvendo diversas áreas do cérebro (córtex cerebral,
sistema límbico, glândula pineal, etc), com um impacto concreto sobre o corpo,
que inclui o controle do metabolismo hormonal. Segundo porque, de acordo com o
saber Espírita, o sistema nervoso funciona como (a) um sistema receptor das
irradiações da alma através do perispírito (ou corpo psicossomático, na
terminologia de André Luiz), e (b) como depositário[i]
dessas mesmas irradiações sobre o corpo biológico, num sistema tríplice de
integração (alma-perispírito-corpo físico).
O conhecimento Espírita também ensina que a alma não é "um
nada", mesmo porque o "nada não existe". Como não sabemos
exatamente o que é a alma, costumamos associá-la com algo abstrato, sem
qualquer nível de realidade concreto, já que se trata de um ente imaterial.
Porém a menção à alma como sendo imaterial quer dizer apenas, que não lhe
podemos fazer uma analogia com qualquer coisa que conhecemos como sendo
material, e não que ela se trate de "um nada abstrato sem ação na
realidade prática". A alma é portanto, "alguma coisa", que no
estágio evolutivo em que nos encontramos , é desconhecido aos nossos sentidos
e do qual temos uma compreensão apenas parcial, mas que nem por isso, deixa de
ter uma ação real sobre a nossa vida. A alma é, então, percebida por seus
efeitos e manifestações, como é o caso dos fenômenos psicossomáticos.
Observemos então, o quanto é importante cuidarmos de nossas emoções,
pensamento e espírito. A doença é na verdade, uma forma do corpo e da mente,
juntos, chamarem a atenção do indivíduo para a necessidade de se descobrir o
que está errado com a vida, buscando-se a correção dos hábitos
desequilibrantes a originarem mau-estar, descréscimo da qualidade de vida, e
enfermidades. A doença psicossomática é um sinal de alerta para o seu
portador, informando que o indivíduo está realizando algo que prejudica a ele
próprio. Pode estar abusando de sua dieta alimentar desequilibrada, pode estar
envolvido com dificuldades afetivas e psicológicas diversas, desajustes
familiares, no trabalho, e em outros setores da sua vida social, etc. As tensões
psíquicas resultantes também abrem espaço para a ação de agentes invasores
(micróbios) ao frágil campo energético do corpo. Tudo isso paralisa o
processo evolutivo do Espírito, que pede por "socorro" através da
enfermidade psicossomática. Outros fatores complicadores nos distúrbios
psicossomáticos são (1) os distúrbios advindos de encarnações passadas e
(2) a ação de Espíritos Obsessores sobre o psiquismo do portador de uma
patologia psicossomática. Nesses casos, também, há uma lição evolutiva a
ser descoberta pelo sujeito afetado.
Concluindo, há a necessidade - para cada caso particular - de uma
investigação dos componentes psicogênicos deficientes que partem da alma e
desajustam os campos somáticos. Também procuramos saber, onde o processo está
ligado a atual encarnação, e onde está ligado a etapas pregressas, a fim de
equacionar com justeza a conduta a ser adotada. A maioria dos casos,
apresentando multiplicidade de fatores, poderá se beneficiar de tratamento médico
e psicológico, coligado ao recurso do tratamento espiritual (Santos, 1991).
Referência
Bibliográfica
Santos, Jorge Andréa dos. Psicologia Espírita. Rio de Janeiro: Soc. Ed. Espiritualista
F. V. Lorenz, 1991.
[i] Depositar é um termo técnico usado na psicologia e na psicanálise, com o significado de colocar e deixar um determinado conteúdo em algo ou alguém. É um conceito ligado a projeção de um conteúdo psíquico interno a um objeto externo. Aqui, esse termo é tomado de empréstimo para descrever um processo energético dinâmico.
Adalberto Ricardo Pessoa
Psicólogo Clínico e Analista Junguiano e Transpessoal formado pela USP
Membro da Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas (ABRAPE)