E a árvore caiu

A história aqui relatada aconteceu no veraneio de 1997, na cidade de Pelotas-RS, Praia do Laranjal. Após vários anos alugando casas, neste ano, a família "Buscapé" decidiu procurar uma casa com piscina, visto a Lagoa dos Patos não apresentar condições para banho. Após vários contatos, decidiram por uma casa com 3 quartos, visto a família ser composta por dois casais e 2 meninas. A casa era um sobrado, que possuía a tão sonhada piscina, uma sauna que nunca funcionou e uma sala de jogos, que foi o espaço mais utilizado durante o veraneio.

Toda manhã era a mesma expectativa: "Será que vai dar para utilizar a piscina?"

Foram vários dias com muita chuva e raríssimos os momentos com sol, a tão sonhada piscina não seria então utilizada, porém sempre havia uma esperança: "Amanhã deverá parar de chover e então veremos o sol!"

E desta forma vários dias se passaram, sendo que finalmente, num domingo com sol, a família "Buscapé" recebe a visita de outros membros da família, totalizando 16 pessoas para degustar um saboroso churrasco à beira da piscina, no pátio todo gramado e arborizado. Foi uma tarde inesquecível, onde a piscina ficou lotada, pois ninguém queria perder a oportunidade de sentir o sol aquecendo a água, possibilitando desta forma várias brincadeiras e muitos mergulhos. Neste dia, juntou-se à família "Buscapé" mais uma menina, que percebendo dia tão maravilhoso, decidiu ficar para acompanhar as primas.

Após este final de semana, a segunda-feira começou com uma chuva torrencial, que se estendeu até o outro dia, alagando diversas ruas, um verdadeiro dilúvio. Na manhã de terça-feira, além da chuva, vento de até 90 km/h. Após um saboroso carreteiro, alguns membros da família "Buscapé" foram descansar e duas das meninas, ficaram com a tarefa de lavar e guardar a louça na cozinha auxiliar da casa, que ficava próximo a piscina e separada da casa.

De repente, gritos, muitos gritos, vento muito forte e barulhos. As meninas apavoradas, gritavam: "A árvore está caindo! A árvore caiu!" Todos que estavam descansando, correram para os fundos da casa, de onde vinham os gritos e o barulho, não podendo sair, pois os galhos de uma árvore interrompiam a passagem. A progenitora da família, correu para a frente da casa, pedindo socorro, despertando a atenção de todos os vizinhos, que correram para ver o que estava acontecendo. Alguém orientou às meninas que ficassem bem ao fundo do pátio, correndo até o andar superior da casa para verificar o acontecido, constatando que a maior de todas as árvores do pátio havia caído e que seus enormes galhos, encontravam-se sobre parte da casa. Foi possível neste momento, acalmar as meninas que assistiram a queda da árvore, passando pela garagem, que também tinha acesso ao pátio, única saída não atingida pela árvore.

Após o susto, muitos risos nervosos, alguém sugeriu, chamar os bombeiros, que prontamente atenderam, observando apenas que embora enorme, a árvore não apresentava risco aos moradores da casa e vizinhos, e que também não possuíam moto-serra para cortar a árvore, ficando esta tarefa sob responsabilidade do proprietário da casa.

Para quem não acredita, as fotos comprovam (árvore no chão e visita dos bombeiros):

Após 17 dias nesta casa, sendo 13 com chuva, e após este episódio, eis que a família "Buscapé" decide completar as férias em Santa Catarina, Praia de Itapema, aproveitando 10 maravilhosos dias de sol, esquecendo "E a árvore caiu ..."

(Praia de Itapema - SC)

Ainda hoje, passados alguns anos, o episódio é contado arrancando muitos risos.

(Maritânia Bassi Ferreira)

Hosted by www.Geocities.ws

1