Desenvolvimento do projeto Integra-ação

Justificativa do professor

           As atividades esportivas passaram, no decorrer dos últimos anos, por uma série de transformações estruturais em seu contexto de aplicabilidade competitiva; sendo assim, os padrões de conduta esportiva dos atletas sofreram, também, alterações significativas em suas atuações desportistas.

           Para tanto, o Projeto “Integra - Ação” terá como justificativa estimular, integrar e aproximar os conhecimentos dos alunos dos Colégios Estaduais “Antenor Padilha em Ivolandia” e “José Marcelino em Moiporá” por meio de competições esportivas de futsal masculino e feminino e dos professores, rumo a uma dedicação escolar dos alunos para com suas atividades intelectuais de sala de aula, bem como, a preparação cooperativa e coletiva, na disciplina de Educação Física, para os jogos intercolegiais que se desenvolverão duas vezes ao ano, ou seja, um intercolegial por semestre.

Cada intercolegial semestral será desenvolvido nas respectivas sedes colegiais no Ginásio de Esportes local. Para tanto as escolas irão procurar meios diversos de parcerias para efetivarem suas atividades incumbidas, segundo Regulamento, onde consta termo de Adesão e Compromisso para a execução dos Jogos Intercolegial primado pelo presente Projeto “Integra - Ação”.

Esse Projeto parte da premissa, também, de estimular os alunos a conhecerem a prática e teoricamente a regras que regem o Futsal Masculino e Feminino. Para tanto, projetos internos de inclusão destes conhecimentos sobre os alunos, serão desenvolvidos pela Unidade Escolar, bem como por parte dos professores de Educação Física.

 

 

Ações previstas

· Propiciar a integração entre professores, alunos, pais, comunidades locais, escolas, etc.;

· Desenvolver e ampliar o espírito da solidariedade e união entre os grupos;

· Estimular a criatividade;

· Possibilitar a inclusão digital;

· Desenvolver a auto-estima nos alunos;

· Auxiliar no processo didático-pedagógico;

· Valorizar o Protagonismo Juvenil;

· Desenvolver a criatividade, a competitividade, a cooperação e a solidariedade da comunidade Escolar;

· Organizar-se e orientar-se no espaço, com relação à posição dos outros e dos objetos;

· Trabalhando em grupos;

· Construindo o senso de  refletir e agir com os alunos, por meio de atividades e práticas esportivas;

· Trabalhando com os recursos didáticos-pedagógicos da escola;

· Desenvolvendo projetos.

 

Ações iguais nas turmas respeitando o limite de  cada aluno:

3º ano ensino médio

I – Etapa

Trabalhando com algumas regras em sala de aula;

Formando grupos de pesquisas diversas sobre o tema;

 

II – Etapa

Realizando as pesquisas e sanando dúvidas;

 

III – Etapa

Realizando aulas de parcerias – exposição dos riscos e benefícios dos exercícios físicos para a humanidade, com o professor de Biologia, Aparecido Roque.

 

IV – Etapa

Levantando sugestões de pesquisa;

Reservando “Horário Agendado” no LIE para pesquisa dos alunos e sanando dúvidas.

 

V – Etapa

Expondo as pesquisas realizadas e realizando debates;

 

VI – Etapa

Navegando na Internet e produzindo slides no LIE.

 

VII – Etapa

Exposição do produto na U. E.

 

VIII – Etapa

Produzindo relatório final por parte dos alunos.

Hosted by www.Geocities.ws

1