VII - COMENTÁRIOS


- Comentário da artista plástica Adair Costa (dez/05)

                   
     Sobre as atividades artísticas ligadas às
atividades escolares e extra classe desenvolvidas pela professora Fátima Cristina Ayrola de Carvalho no C E.  Profa. Zélia dos Santos Côrtes com alunos do Ensino Médio.
        Quando em minha Exposição  "Desenhos com Carvão", realizada na Usina Cultural da CENF de Nova Friburgo, RJ- Brasil, no período de 31 de Março a 29 de Abril de 2005, tive a honra de receber a Professora Fátima com um Grupo de alunos.
       Esta exposição foi marcada por um trabalho artístico onde o material empregado - carvão em pedaços; o desenho trabalhado de maneira não tradicional - colagem de pedaços de carvão como também a visualidade que mostra uma estética do belo de outra maneira, apresentando um diferencial que vai do surpreendente ao curioso, fez com que os alunos se interessassem ao nosso ver em discutirmos não apenas o fazer artístico e suas diversas modalidades, mas, o que já foi feito, o que se faz e o que é possível fazer em arte e em qualquer atividade humana. As discussões não se prenderam apenas a exposição em si. Esta serviu como um despertar para outros pensares. Alguns nunca tinham ido a uma Galeria de Arte. Pareciam encantados!
          Senti-me
feliz em perceber que aquela "aula" não era uma ficção, mas sim um momento onde, partindo de imagens produzidas do imaginário do artista poderiam através do pensar e do pesquisar no contexto de sua vivência do cotidiano, ampliar de maneira real o mundo das idéias, desenvolvendo assim a médio e longo prazos um mundo novo.
         Convidada a visitar a escola, tive a satisfação de conviver mais proximamente com todas as turmas, que me apresentaram não só  trabalhos plásticos, como escreveram textos a respeito do que puderam apreender de tudo que conversamos no local da exposição. Tanto o trabalho com carvão - uma tentativa de caminhar pelas minhas intuições e emoções- que passaram a ser nossas, como os textos, cuja demonstração de sensibilidade e captação do que consideramos o essencial num trabalho artístico, me emocionaram muito, me dando muito mais ânimo para continuar  minha caminhada na produção artística que só terá sentido a partir de ações desta natureza.
            Os textos da professora e dos alunos foram expostos com muito ogulho para mim na exposição que realizei com o mesmo tema "Com Carvão" no SESC de 19 de Agosto a 10 de Setembro de 2005.
             
Parabéns aos alunos que passaram a ver a arte como atividade humana séria e indispensável à vida!
           
Parabéns a professora Fátima Ayrola pela iniciativa e pela abertura a novas possibilidades na aprendizagem.
             Quanto a mim, agradeço a atenção e o carinho com que fui recebida na escola, bem como a oportunidade de reconhecer a validade do caminho que  persigo.

                                      Adair Costa  -  Artista Plástica
   


 - Comentários dos alunos expostos na exposição "Com Carvão"de Adair Costa no SESC (ago/05) - Turma 3001

   
Temos muitas formas de representar nossos talentos através da arte; de uma maneira difícil, em que muitas vezes só significa alguma coisa para quem fez e, outras vezes, de forma tão simples que leva a qualquer um admirar e pensar ser capaz de fazer, mas não é bem assim.
    Adair Costa, uma artista muito talentosa, nos mostra um pouco de sua arte através de algo que muitos não dão muita importância: a geometria. Ela nos mostra como é capaz de se transformar figuras geométricas em arte, como é possível usar o carvão, uma forma  primitiva de se desenhar a arte e fazer suas obras. Essa artista é simples e criativa, tornando seu trabalho interessante e diferente dos outros.
  Geraldo

   
   A arte em si abrange diversas habilidades. Pertence ao imaginário de cada um criar a sua. Por ser muito individual, algumas obras ficam difíceis de serem julgadas. Existem criações com carvão, tinta, material reciclado...etc. No caso da Adair Costa foi usado o carvão em especial. Com ele formaram-se cruzes, árvores e fisionomia humana. Entretanto, ela precisou de muita pesquisa e criatividade para formar quadros interessantes, como aqueles da exposição. Basta usar a mente, analisar nossos sentimentos e olhar ao nosso redor a fim de ter boas idéias e logo mostrar a arte que possuímos.
Livía de Oliveira

          
   Interessante e criativo. Pensar em fazer desenhos com carvão, uma coisa que para a maioria das pessoas só serve para fazer churrasco. Admiro a Adair Costa porque ela pensou nisso e ficou muito bonito e interessante. Fiquei muito admirado com o rosto que ela fez. Aparentemente parece fácil fazer, mas como ela mesma falou, quem pensou e fez foi ela. Fiquei muito encantado com as cruzes, pois é uma coisa que parece simples, mas não é. Ela foi muito criativa e exigente com si própria, pesquisou em livros e na internet os tipos de cruzes que existiam para fazer o melhor e conseguiu. Por isso,ela merece o reconhecimento de todos.
Rafael Marinho


     Eu achei que a artista fez vários trabalhos interessantes e criativos. Principalmente quando as obras são feitas de carvão, que para muitos de nós só serve de combustível para churrasqueiras, mas para pessoas com talento e criatividade podem se tornar belas obras de arte. Deve ser muito prazeroso para o criador das peças ver surgir de um simples carvão magníficas obras cheias de vida e que encantam várias pessoas admiradoras ou não de arte. Isso também nos mostra que arte está onde nossos olhos enxergam.

Rafael Passos


   O trabalho de Adair Costa foi muito interessante. Ela procurou fazer uma arte diferente de tudo e conseguiu, pois fez do carvão uma coisa bonita. Para quem pensa que foi um trabalho fácil se engana. Muita pesquisa foi feita para realizar aquela arte que, a primeira vista, é simples, mas quando vista por outro lado, é muito legal. Particularmente gostei muito. Além dos trabalhos ela passou uma idéia legal: falou que quando pintar uma idéia em nossas cabeças para irmos fundo. E pode ser até que fique tão legal quanto a dela.

Tarcísio


    A simplicidade e a criatividade dos trabalhos feitos com carvão foi o que mais chamou minha atenção. A imaginação da artista é algo impressionante, pois por mais que pareça fácil ninguém havia pensado em utilizar um material tão simples para fazer belas obras de arte.  A artista Adair Costa é inteligente e busca se informar ao máximo sobre a arte. Apesar de ser uma grande artista ela é simples e não se importa em passar seu conhecimento para todos nós. A maioria de nós nunca tinha visitado uma exposição de arte e nem sabia do que se tratava. Essa visita me ensinou que coisas simples podem ser transformadas em obras de artes, basta ter criatividade e vontade.
Tiago
 


- Comentários sobre as visitas feitas às exposições na Usina Cultural de Nova Friburgo - Turma 1001


         
         
Eu achei muito interessante todas as exposições, mas a que mais chamou a minha atenção foi Desenhos com carvão de Adair Costa. Visitar exposições é uma forma de aproveitar as aulas, estimulando nossa criatividade.
Rafaela


        Todas as exposições vistas foram muito interessantes, pois vi muitas coisas "maneiras"e curiosas.  A obra que mais gostei foi de um painel de uma sala com cadeira e que, ao lado, exibia um dvd mostrando várias fotos de diferentes pessoas a frente do painel. Gostei muito dos quadros da exposição -Pintura à oleo de José Américo de Farias, com quadros bonitos e muito coloridos.
Maria Luiza


       
 Uma ótima maneira de levar cultura aos jovens que em sua maioria não se interessam por artes.
Shirley



    As nossas idas a Usina Cultural foram muito boas, pois conhecemos diferentes artes e o uso de tecnologia e, com isso, ampliamos os nossos conhecimentos.
      Espero que venham mais e mais oportunidades, pois estamos prontos para aprender.

Carlos Henrique


     
Achamos todas as exposições interessantes, mas destacamos Desenhos com carvão da artista plástica Adair Costa. Foi muito importante para nós o fato de ela visitar a nossa exposição - Descobrindo o carvão para ver e falar sobre os nossos trabalhos.
        Essas visitas à Usina Cultural despertam o nosso interesse e permitem a conhecer as artes.
        E as aulas se tornam mais interessantes e descontraídas.

  Sthefani,  Lidiane, Greyce, Suzy, Katrice e Suelen

                                                                                                                                                                    Página inicial


















Hosted by www.Geocities.ws

1