|
1. Identificação
Unidade Escolar: C.
E. Prof.a. Zélia dos Santos Côrtes
Prof. ª Responsável pelo projeto: Fatima
Cristina Ayrola de Carvalho
Disciplina: Matemática
Ano: 2005/2006
Série: 1. º, 2. ª e 3. ª séries
do Ensino Médio
Turmas: 1001, 2001 e 3001
Turno: 1.o.
|
2.
Fundamentação teórica:
Segundo estudos realizados, os projetos de trabalho constituem um
importante instrumento para que ocorra uma interação
dos conteúdos com o mundo contemporâneo. Devem partir de
uma situação-problema, com metas a alcançar,
objetivos bem definidos, cronograma e, fundamentalmente, a avaliação
não só dos resultados, mas da trajetória das
ações.
A idéia do Projeto Geomarte - Geometria e Arte - surgiu como
a possibilidade de proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais contextualizada
e significativa dos tópicos de um campo essencial e belo da matemática:
o campo geométrico.
Constatamos
que a falta de requisitos fundamentais para a aquisição de
novos conceitos na Geometria Plana
(1.a. série), Geometria Espacial (2.a. série) e Geometria
Analítica (3.a. série) acarreta desinteresse por parte dos alunos do Ensino Médio
devido às dificuldades encontradas.
Entendemos que visitar uma exposição
de obras de arte constitui uma excelente oportunidade para a interdisciplinaridade
- pode envolver as disciplinas de Matemática (descobrindo linhas
retas e curvas, polígonos, poliedros e circunferências),
de Português (escrevendo comentários sobre as obras vistas),
História (contextualizando a época para entender as escolhas
dos artistas), Filosofia (interpretando a simbologia contida no quadro)
e Educação Artística (produzindo quadros e aplicando
o aprendido na análise da obra estudada).
Conhecer a vida e os contextos
que provocaram as escolhas artísticas de alguns pintores e saber
ler as suas obras constituem uma nova perspectiva de ver e pensar
sobre os códigos que nos cercam, principalmente daqueles que
optaram por criações abstratas, ricas em figuras geométricas
(retas, circunferências e polígonos), bem como a utilização
de cores variadas e vibrantes.
As pessoas de um modo geral têm
dificuldades para compreender as obras artísticas. Uns, para
encobrir o seu desconhecimento, alegam não gostar ou não
ter interesse por tais obras; outros simulam que a compreensão
é subjetiva e evitam discutir; alguns usam interpretações
baseadas em emoções e sentimentos e há os que
somente vêem a questão da valoração comercial.
Não fosse a arte do desenho,
muito pouco saberíamos sobre os nossos antepassados. Desenhos
e pinturas encontrados nas cavernas nos levam a pensar que a arte se
fez presente na vida humana como uma das primeiras manifestações
de linguagem na sua relação com o mundo.
A arte, enquanto linguagem,
interpretação e representação do mundo,
é um instrumento essencial para o desenvolvimento da consciência,
pois possibilita o contato da pessoa com seu universo interior e com
a realidade em que vive. A humanidade, ao longo de sua história,
viu passar diversas tendências artísticas. Mas foi no século
XX que o ser humano mais presenciou trabalhos de artes plásticas
usando diretamente as formas geométricas. Alguns artistas usaram
linhas, polígonos, poliedros e círculos para fazer a sua
re-apresentação da realidade.
|
3.
Metas e objetivos:
Por acreditarmos que os progressos científicos e avanços
tecnológicos apontam para a necessidade de uma escola voltada
para o desenvolvimento da cidadania, o Projeto Geomarte tem por meta
a formação de pessoas críticas, criativas, participativas
e autônomas, oferecendo meios efetivos para que cada aluno venha
a conhecer, discutir e pesquisar diferentes momentos artísticos
e históricos.
O presente projeto tem
por objetivos levar o aluno a:
- desenvolver sua criatividade e percepção
estética;
- reconhecer a importância das artes como forma
de linguagem;
- reconhecer que a arte sofre mudanças e identificar
alguns exemplos de movimentos artísticos;
- observar e reconhecer as formas geométricas
(retas, curvas, polígonos e circunferências) nas obras
observadas;
- observar a simetria em obras e constru&cccedil;ões;
- fazer uma releitura de algumas obras de arte vistas
produzindo trabalhos artísticos;
E, fundamentalmente, promover o desenvolvimento
de sua auto-estima pela valorização de suas ações
sejam de pesquisa, produção de textos e/ou trabalhos
artísticos.
|
4.
Etapas e cronograma
Cada uma das etapas
do projeto será previamente planejada e avaliada de modo que
o aluno saiba claramente o quê, para quê
e por quê está fazendo cada atividade,
tendo em vista a necessidade de interpretar informações,
formular questões e resolver problemas, transformando os conhecimentos
adquiridos em instrumento de ação.
Cada etapa deve ser devidamente
documentada com fotos e anotações.
Primeira
etapa: As visitas
-
Desenhos com carvão de Adair Costa (abr/05)
A visita a exposição Desenhos com Carvão de Adair
Costa na Usina Cultural de Nova Friburgo constituiu uma das etapas do
Projeto Geomarte.
A partir da observação
das obras foram propostas diversas atividades para os alunos
como:
- conversar com a artista sobre a necessidade
e importância da expressão através da arte;
- redigir textos que revelassem os sentimentos
despertados pelas obras observadas ou a partir da conversa com
a artista;
- criar desenhos livres ou que estivessem
relacionados com figuras geométricas estudadas utilizando
carvão;
- realizar trabalhos de colagem com carvão;
- montar
murais com os trabalhos desenvolvidos, a esta exposição
demos o nome de "Descobrindo o carvão" (mai/05).
Constatamos que alguns alunos pesquisaram,
espontaneamente, maiores informações sobre os
diversos momentos de produção artística
ao longo da história em livros ou na internet; que muitos
escolheram como tema para o seu trabalho de desenho com carvão
a paz, o amor e o tempo e outros demonstraram a iniciativa de montar
os murais segundo os temas e não pela divisão das turmas.
Durante esta etapa contamos
com a participação da professora de Educação
Artística Valéria de Athayde Madeira no sentido
de aliar a técnica de sombreado e carvão na turma
2001.
Depois recebemos
a visita da artista para ver os trabalhos feitos. Com certeza,
foi um momento de muitas descobertas, gratificante para o professor
e prazeroso para o aluno.
Posteriormente, os comentários
feitos pelos alunos da turma 3001 sobre as obras de carvão
foram utilizados pela artista Adair Costa em sua exposição
"Com carvão" no SESC de 20/08 a 10/09/05.
- Salão
de Artes Visuais (Jun/05)
A exposição
Salão de Artes Visuais na Usina Cultural de Nova Friburgo
incluia obras de artistas de Minas Gerais e Rio de Janeiro e visitá-la
constituiu uma rica experiência.
Os alunos puderam
conhecer o uso de diferentes materiais (papel reciclado, linhas,
entretela, pratos descartáveis) e observar o uso de recursos
tecnológicos (dvd, vídeo cassete) em trabalhos artísticos
que incluiam desenhos, pinturas, colagens, fotos, esculturas e montagens
-
Mosaicos de Dirce Montechiari (set/05)
A visita a exposição Mosaicos de Dirce
Montechiari na Usina Cultural de Nova Friburgo foi feita após
a leitura e comentários sobre a matéria no jornal A Voz
da Serra (03/09/05), o que provocou bastante curiosidade e motivação.
Os alunos
puderam "ver" polígonos no mosaico pintado sobre placas de porcelana
e apreciaram bastante.
- Pintura à óleo de
José Américo de Farias (out/05)
A visita à exposição de José Américo
de Farias na Usina Cultural de Nova Friburgo proporcionou aos alunos
o contato com obras ricas em formas e cores.
- Visita ao Chalé do Nova Friburgo Country Clube (abr/06)
A visita buscou orientar os alunos para uma observação
cuidadosa dos vestígios de
estilos, fases e movimentos artísticos na construção
do Chalé, ressaltando a sua pirncipal característica: a simetria.
Coube a cada aluno fazer um esboço, no próprio local, do detalhe
que mais chamou a sua atenção. Participaram da visita os alunos
das turmas 2001 e 3001, acompanhados pela Prof.a Marília Chermont
Bastos e orientados pela artista Adair Costa.
Segunda
etapa: Os trabalhos
Produção
de trabalhos artísticos a partir das obras vistas nas exposições
e/ou observada a partir de gravuras de artistas como: Paul Klee, José
González, Georges Braque, Peter Philips, Josef Albers e outros.
(abr a dez/05)
Trabalhos propostos:
- desenhos e colagem com carvão;
- recorte e colagem com papel;
- recorte e colagem com tecidos, botões. emborrachado
e linhas;
- mosaicos com papel;
- desenhos com lápis.
- ilustração do poema A melhor escola de José
Agustin Goytisolo para compor a página inicial deste
site (Turma 3001);
- pesquisa na internet sobre artistas que optaram por obras abstratas
(Turma 3001).
Terceira
etapa: As exposições
Exposição
dos trabalhos dos alunos:
- "Comentários sobre a obra de Adair Costa"
- Exposição de Adairr Costa no SESC (ago/05)
- "Exposição de trabalhos com carvão"
- C. E. Prof.o. Jamil El-Jaick (nov/05)
Quarta
etapa: O cd e o site
Montagem de um cd e um site para divulgação
do projeto.
- "Lançamento do cd e do site Projeto Geomarte -
Feira de Cultura" (dez/05)
Quinta
etapa: Novas visitas
Utilizando o esboço
feito sobre o Chalé do Nova Friburgo Country Clube, cada aluno deverá
fazer um trabalho em papel A3 a ser escolhido para compor a exposição:
"Os jovens, os detalhes, o Chalé" idealizado pela Vice Presidente
Cultural Sônia Eyer de Mello Guaraldi.
|
|
5.
Avaliação:
Nestas primeiras etapas os
trabalhos artísticos produzidos pelos alunos não serão
avaliados dentro do rigor dos traçados de linhas, retas e ângulos,
mas sim da criatividade e, sobretudo, do interesse em fazer. Da mesma
forma, os comentários por escrito feitos serão publicados
na íntegra, pois o objetivo é proporcionar aos alunos a oportunidade
de analisar, registrar dúvidas e expressar seus sentimentos.
Cabe ao professor desenvolver estratégias para desenvolver que os
alunos possam planejar e revisar os seus trabalhos e cooperar com outros.
A auto-avaliação também deve estar sempre
presente.
|
|