Os trouxas construiram sua história sobre sua necessidade de viver sem magia. A maioria dos inventos - a dita modernidade - e sua evolução em sua maioria são consequências dessa carência. A eletricidade, os automóveis, os eletrodomésticos e todas as outras estranhas peculiaridades que compõem o seu cotidiano, são, na verdade, a necessidade de preencher lacunas que em no nosso mundo são resolvidas com magia.
Existem muitos pontos a serem explorados, mas hoje vamos abordar a área da escrita, já que pergaminhos e penas não são encontrados no mundo trouxa em lugar nenhum além de museus. A idade média, quando a magia se recolheu ao anonimato, é o marco que divide a história da escrita dos trouxas. Pensando no que motivou a evolução nessa área, tente por um dia usar suas penas sem um feitiço anti-borrão ou um frasco de tinta sem o feitiço para evitar que se quebre com facilidade; você entenderá facilmente porque os trouxas inventaram a esferográfica!
A escrita com penas (a de ganso era a mais usada) ainda perdurou durante séculos entre eles, mas foi só no séc. XVIII que surgiu a idéia de trocar as penas por produtos manufaturados. O surgimento das canetas tinteiro surgiu em meados do séc. XIX, após algumas tentativas frustradas. Esta sofreu muitas modificações com o passar do tempo, como a incorporação de sistemas de auto-abastecimento, e ainda hoje são usadas, algumas gozam de muito prestígio e atingem preços altíssimos como as famosas Montblanc.


