MUDANÇAS - IMPERATIVO DA PRÓPRIA NATUREZA
Nada
na Natureza é estático. Tudo está em constante movimento.
Assim é a vida em todas as dimensões. Com você e com aqueles
que o cercam, é assim, da mesma forma.
Tudo
se move no Universo. O sábio Galileu notou esse fato. Apesar
de vigiado, perseguido e condenado, morreu afirmando essa
verdade - “eppur si muove”.
Para
onde vai esse movimento? Em duas direções. Movimenta-se para
o seu sistema, nele e em torno de si. É como a Terra em seus
deslocamentos - na translação e na rotação.
Quem
almeja mudar precisa observar esses dois fatores. Em relação
a si e ao seu mundo. Para provocar mudanças, onde vivemos, é
forçoso que mudemos em primeiro lugar a nós mesmos.
Tudo
se exige do outro em quaisquer situações e em todos os
níveis: pessoal, familiar, religioso, político e
profissional. Em todas as esferas; regional, nacional e
internacional. Muitas empresas estão se afastando da
prosperidade exatamente por essa razão. Por obtusidade de
muitos executivos, gerentes e líderes. Alguns garantem: “Por
que mudar se vem dando certo há tantos anos?”
Por
esse processo vamos sempre esbarrando na necessidade de
continuar exigindo e esperando por mudanças, sem êxito. Em
virtude de estratégias impróprias e de conceitos errôneos,
sempre com preconceitos, extremismos ou radicalismos. Onde
impera o dogmatismo, distanciam-se ou afastam-se a
flexibilidade e a flexibilização.
Asseveramos que as modificações necessárias e fundamentais
dificilmente são operadas lá fora, exteriormente. No
entanto, quando o ser humano realmente se desprende das
amarras do egoísmo e do orgulho, do comodismo e de
atrelar-se a condicionamentos exteriores, ancora-se na
sabedoria interna que o concita a mudar a si mesmo.
Só
uma pessoa pode mudar a sua vida! Somente Você!
Valha-se do seu poder pessoal para alterar o sentido da sua
existência. Disponha-se a fazê-lo agora! Neste instante,
pela determinação de mudar o que precisa ser mudado. De
modificar aquilo que tenciona mudar. De transformar o seu
mundo para melhor.
Portanto, como só é possível proceder a essa mudança em si
próprio, se cada um assumir essa benfazeja tarefa, o mundo
será natural e normal, devido ao fato de cada um estar
cuidando de si. Requer muita coragem. Sobremodo quanto à
descoberta das fraquezas pessoais. Quanto ao inventário
daquilo que necessita ser modificado. Como serão essas
metamorfoses? O que pode ser alterado? Somente o que
estiver desajustado da engrenagem e do ritmo normal da
vida. Quais são os estágios das mudanças?
É por
falta dessa estratégia que diversas empresas de todos os
gêneros atravessam por grandes dificuldades. O começo de
tudo está no foco principal da vida: o ser humano. A pessoa
como pessoa, com toda a sua humanidade, sem se descuidar do
seu lado espiritual.
Examine com minúcia os passos de como uma flor chega ao seu
estado pleno: - semente - botão - flor desabrochada; pétalas
abertas e completas; com o seu aroma, beleza e admiração
enriquecendo a vida de cada qual.
Trabalhando nas modificações pessoais imprescindíveis de
modo a atingir objetivos preestabelecidos, devem ser
examinados as rotas e os objetivos - metas e métodos. E pelo
questionamento: Onde estou e para onde pretendo ir? Muitas
vezes é preciso mudar o rumo, os planos e as estratégias.
Mister, todavia, se faz saber onde está e aonde almeja
aportar. Tudo – rumo, planos e estratégias - conserva seu
princípio na própria pessoa. As organizações que laboram por
esse ângulo estão satisfeitas por investir no seu ativo fixo
principal: a saúde da pessoa humana. A saúde em seus sete
níveis, pouco conhecidos da maioria.
Outro
exemplo dá-se com relação a uma estação radiofônica ou
emissora de televisão. Quando os programas de uma ou de
outra são desinteressantes, resta-lhe uma alternativa
pessoal. Desligar ou trocar de estação. Cada um de nós
possui essa faculdade e está munido desse poder, o qual deve
ser exercido.
Imaginou estar a ouvir ou a ver algo que foge ao seu
interesse e lhe é prejudicial, sem tomar providência alguma,
por falta de iniciativa? Limitando-se apenas a reclamar e a
lamentar? Quantos programas de rádio e de televisão sem
valor algum estão aí no ar a roubar o tempo dos menos
avisados e dos incautos ou desinteressados em seu progresso
e em uma existência com melhor qualidade de vida? Utilize-se
do seu direito. Fuja do veneno da irritação. Do mofo do
comodismo e da ferrugem da indiferença. Nem adote a atitude
de que “tem que ser assim” ou de que “nada mais se pode
fazer”. Ou ainda a de que “ninguém pode melhorar a situação.
É melhor deixar como está”.
Este
é o intuito dos poderosos e das classes dominantes que
desejam que desse modo continuemos a pensar. Da classe
política que aí está há anos, em um processo contaminado,
deletério e doentio.
Tudo
quanto desejar, começa em você, por uma atitude mental e por
disposição própria. Pela sintonia antecipada com aquilo que
deseja e que pretende alcançar. Seja bem material,
sentimental, moral, profissional, social ou de qualquer
outra espécie ou gênero. Como nas empresas, está na
mentalidade do seu pessoal; na atmosfera espiritual do
ambiente. De modo particular no corpo gerencial.
Professor João Beserra da Silva
Direitos de
reprodução parcial e total protegidos pela Lei 5988/73. Se,
para trabalhos escolares ou teses universitárias,
parcialmente, o autor permite, desde que seja citada a
fonte, incluindo nome do autor, fonte e título da obra.
Nunca para
cursos explorados comercialmente ou profissionalmente.