|
|
|
QUADRO
COMPARATIVO Elaborado pro Mara Brum A
educação brasileira
em relação
aos outros países
da América
Latina deixa muito a
desejar, pois todos os países
estudados mostram
uma grande
preocupação com
a educação, no entanto
o Brasil e um
descaso só ;
o sistema
japonês da
qualidade total
na educação
já esta
se instalando dentro
da educação
brasileira, mas
de forma totalmente errada;
não podemos
simplesmente copiar
a educação japonesa
só porque lá
deu certo na
verdade não
deu tão certo
assim , pois se sabe
que o numero de suicídio
entre os adolescentes
e grande , e a
estrutura japonesa
e totalmente diferente da
realidade brasileira
,portanto temos
que criar
nossas próprias
metas pedagógicas
e não ficar
copiando outros
países que nada tem haver
com o brasil
Entre Franca ,
Cuba , Espanha , notou-se que esses
países dão
grande valor
ao sistema de avaliação
que não
leve a reprovação , eles trabalham
com algumas diferenças
como pôr exemplo França e mais centralizado
do que a Espanha que opera com o sistema educacional
decentralizado, mas todos fecham
quanto ao sistema
avaliativo , são a favor da
avaliação continua
e não usam
provas para medir
o conhecimento ; no entanto o
brasil ainda
vigora o sistema
avaliativo com provas
para medir
a capacidade do
aprendizado que
sabemos que muitas
vezes não condiz com
a capacidade do
aluno , são poucos professores
brasileiros que são
adptos a avaliação continua
.
No entanto cuba difere
dos demais
pôr encarar
a educação como
parte da
evolução .
Cuba não encara
a educação como
somente pedagógica
assim como
como um
projeto político e
acredita que
a saída para a
crise e o capital
humano , devido a isso
a saúde e a
educação estão
acima de qualquer coisa.
É para
acabar com o
analfabetismo expandiu
escolas rurais para
que todos tenham acesso
ao saber.
Cuba tem
uma educação
politécnica e
trabalha a integração
entre teoria e pratica , comparando Cuba com o Brasil eles nos
dão de 10 á
zero em
matéria de educação, para o
Brasil capital humano
não existe
pois o governo
deixa as
crianças que
são nosso futuro morrerem
de fome nas ruas
das grandes cidades ,
saúde essa
nem se fala
milhares de pessoas
morrem pôr não terem
atendimento medico .Somos um pais
gigantesco comparado a
Cuba e no entanto
eles nos ganharam
no básico saúde e
educação .
Estamos chegando ao
ano 2000 e
o Brasil
ainda não acordou , e
o nosso presidente ainda fala
em qualidade total ; como que um povo que
morre de fome
vai conseguir
qualidade em alguma
coisa , isto e uma aberração .
Ainda
falando em Cuba de
todos os países
estudado Cuba e que
tem maior quantidade de dias
letivos são
250 dias pôr ano , no entanto o Brasil
mais uma vez perdeu
para todos .
Mais uma vez França
e Espanha se
acepilham ma maneira de
ser , ambos trabalham com
ciclos educacionais
,trabalham com níveis
de ensino para cada ciclo e
não usam provas
e sim
avaliação continua ,
o ensino e
gratuito ate
o final da educação
obrigatória. O Brasil
entre todos países estudados foi o único
que não prioriza a
educação , não tem educação
obrigatória e se tem
não e cumprida . O Brasil não incentiva a educação pré escolar
nem financia projetos
infantis , a maioria das
nossas crianças não freqüentam
uma pré escola .Não exige obrigatoriedade usual da língua
materna como parte
dos currículos após
segundo grau . Quanto
aos currículos com exceção
de Cuba todos
os demais países inclusive
o japão
obedece um currículo
pronto determinado
pelo ministério da educação
. Dos países estudado o Japão e o único que visa qualidade total em todos os sentidos inclusive na educação ;O sistema educacional obedece normas rígidas e os alunos estudam 8 horas diurnas e mais quatro horas noturnas , sendo o ensino tratado com muita seriedade e sofre um controle rígido do ministério da educação .
O
Japão se diferenciou
de todos demais pôr
visar demais
a questão da
qualidade total , fazendo com
isso que
as pessoas se tornem
robotizadas ,querendo uma
única coisa a competição entre
os colegas como a luta
para vencerem a si mesmos
.
E pôr
incrível que pareça
e essa educação
que o presidente
brasileiro esta
trazendo para o Brasil
; Não seria mais certo
que invés
de ficar copiando
modelos estrangeiros o
Brasil criasse
seu próprio ensino
baseado nas
necessidades de cada
região do Brasil
e não ficar
empurrando coisas
prontas acabadas em si
mesmas que só servem ao
interesse da elite
e não a grande
massa brasileira
que anseia pôr saúde e educação.
|
|
web Mara Brum 17/03/05.
|