PRÉ-ESCOLAONLINE


 

QUADRO  COMPARATIVO  

Elaborado pro Mara Brum

A   educação  brasileira  em  relação  aos outros  países   da  América  Latina  deixa muito a desejar, pois todos  os países  estudados  mostram  uma  grande  preocupação  com  a educação, no  entanto  o Brasil  e um  descaso  só ;   o   sistema  japonês  da  qualidade  total  na  educação    esta  se instalando  dentro  da  educação  brasileira,  mas  de forma totalmente  errada; não  podemos  simplesmente  copiar  a educação  japonesa  só porque      deu certo  na  verdade  não  deu  tão certo  assim , pois  se sabe  que o numero  de suicídio  entre  os adolescentes  e grande ,  e a estrutura  japonesa  e totalmente diferente  da realidade  brasileira ,portanto  temos  que  criar  nossas  próprias  metas  pedagógicas  e não   ficar  copiando  outros  países que nada tem   haver  com o brasil

            Entre   Franca , Cuba , Espanha , notou-se que  esses países  dão   grande  valor  ao sistema  de avaliação  que  não  leve a reprovação , eles trabalham  com algumas  diferenças  como pôr exemplo França e mais centralizado  do que a Espanha que opera com o sistema educacional  decentralizado, mas todos fecham  quanto  ao sistema  avaliativo , são a favor  da avaliação  continua  e não  usam  provas  para medir  o conhecimento ; no entanto  o brasil  ainda  vigora  o sistema  avaliativo  com provas  para  medir  a capacidade  do aprendizado  que  sabemos  que muitas  vezes não condiz  com  a capacidade   do aluno , são poucos  professores  brasileiros  que são adptos  a avaliação  continua .

             No  entanto cuba difere  dos  demais  pôr  encarar  a educação  como  parte  da  evolução .

             Cuba  não encara  a educação  como somente  pedagógica  assim  como  como  um  projeto político  e acredita  que  a saída  para a  crise  e o capital  humano , devido  a isso  a saúde  e a  educação  estão  acima de qualquer coisa.

            É  para  acabar  com o analfabetismo  expandiu  escolas rurais  para  que todos tenham  acesso ao saber.

            Cuba  tem  uma  educação  politécnica  e trabalha  a integração  entre teoria e pratica , comparando Cuba com o Brasil eles nos  dão de 10  á  zero  em  matéria de educação, para  o  Brasil  capital humano não  existe  pois  o governo  deixa  as  crianças  que  são nosso futuro   morrerem  de fome  nas ruas   das  grandes cidades , saúde  essa  nem se   fala  milhares  de pessoas  morrem  pôr não terem  atendimento medico .Somos um pais  gigantesco  comparado a  Cuba  e no entanto  eles nos  ganharam  no básico  saúde e educação .

              Estamos  chegando ao ano 2000  e  o  Brasil  ainda não  acordou , e o nosso presidente  ainda fala  em qualidade total ; como que um povo que  morre  de fome   vai  conseguir   qualidade  em alguma  coisa , isto e uma aberração .

             Ainda  falando em Cuba  de todos  os países  estudado Cuba  e que tem  maior quantidade de dias letivos  são  250 dias pôr ano , no entanto o Brasil  mais uma vez  perdeu  para todos .

             Mais uma vez  França  e Espanha   se acepilham  ma maneira de  ser , ambos trabalham  com ciclos  educacionais ,trabalham  com níveis  de ensino para cada ciclo  e não usam  provas  e  sim  avaliação  continua , o ensino  e    gratuito  ate  o final  da educação obrigatória. O   Brasil  entre todos países estudados foi o único  que não  prioriza a educação , não  tem educação  obrigatória  e se tem não e cumprida . O Brasil não incentiva a educação pré escolar  nem financia  projetos  infantis , a maioria  das nossas crianças  não freqüentam  uma pré escola .Não exige obrigatoriedade usual da língua  materna  como parte  dos currículos  após  segundo grau .

Quanto aos currículos  com exceção de Cuba  todos  os demais países  inclusive  o  japão   obedece  um currículo   pronto  determinado pelo ministério  da educação .

              Dos países  estudado o Japão  e o único  que visa qualidade total  em todos os sentidos  inclusive na educação ;O  sistema  educacional  obedece  normas  rígidas  e os  alunos  estudam  8 horas  diurnas e mais quatro  horas noturnas , sendo o ensino  tratado  com muita  seriedade  e sofre um controle rígido  do  ministério da educação .

           O  Japão se  diferenciou  de todos  demais pôr  visar  demais  a questão  da  qualidade total , fazendo com   isso  que  as pessoas  se tornem  robotizadas ,querendo  uma  única coisa a competição  entre   os colegas  como a luta  para vencerem a si   mesmos .

              E   pôr   incrível  que pareça  e essa  educação  que  o presidente  brasileiro  esta  trazendo  para o Brasil ; Não seria mais  certo  que  invés  de  ficar copiando  modelos estrangeiros  o Brasil  criasse  seu próprio  ensino  baseado  nas  necessidades  de cada região  do Brasil  e não  ficar  empurrando  coisas  prontas acabadas  em si mesmas que só servem  ao interesse  da elite  e não a  grande  massa  brasileira  que anseia pôr saúde e educação.

 

 

 

web Mara Bru

17/03/05.

Hosted by www.Geocities.ws

1