A Usina Termoelétrica do Gasômetro, fundada em 1928 consumia seis vezes mais água que toda a cidade, mas em compensação dobrou o fornecimento de energia elétrica.

 Foi polêmica ao iniciar as suas atividades por causa da fuligem que espalhava pela vizinhança, o que ocasionou a construção da chaminé de 117 metros de altura. Em 1974 quando foi desativada, nova polêmica, queriam derrubá-la em 1982 a Eletrobrás, passou o prédio para a Prefeitura que no ano seguinte o tombou, mas foi em 1991 que passou a ser o Espaço Cultural do Trabalho.

Hoje abriga salas destinadas a cursos, assembléias, seminários, congressos e manifestações artísticas. Também possui sala de cinema e teatro, está localizado na beira do Guaíba.

No início, problemas com a poluição.

Ponto de encontro nos finais de semana.

O entardecer na Usina.

Hosted by www.Geocities.ws

1