A Bienal do Mercosul acontece de dois em dois
anos, a primeira se realizou em 1997 e no ano de 1999 aconteceu a segunda
edição.
A Bienal conta com artistas da América do Sul. As obras da II Bienal do
Mercosul foram expostas no MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul), na
Usina do Gazômetro e no prédio do DEPREC, ao lado da Usina.
Na primeira mostra da Bienal, em 1997, um dos locais escolhidos para exposição
de algumas obras foi o Parque Marinha do Brasil, criando assim uma galeria ao
ar livre e dando ao parque e a cidade mais cor. A Bienal do Mercosul,
se realiza de novembro à janeiro.
Muitas praças de Porto Alegre possuem obras de arte que as enfeitam, são
obras de artistas como o gaúcho Xico Stockinger. A fachada da Assembléia
Legislativa ostenta a obra de Vasco Prado, e no Aeroporto Internacional
Salgado Filho, está um painel do italiano Aldo Locatelli.
O Festival de Arte Cidade de Porto Alegre se realiza em julho. Durante o evento, que tem como sede o Atelier Livre da Prefeitura ( Centro de Cultura e Lazer Lupicínio Rodrigues), artistas , críticos e historiadores gaúchos, brasileiros e laino-americanos trocam experiências e participam de debates, cursos e workshops.
20 descrições de uma estrutura, obra de Marilice Corona - Grafite, pastel seco e óleo sobre papel.
Painel de Vasco Prado que enfeita a fachada da Assembléia Legislativa do Estado.
Porto Alegre conta com um número expressivo de galerias de arte, a
maior parte delas no bairro Moinhos de Vento.
O maior artista plástico que viveu em Porto Alegre, nascido em Restinga
Seca (RS), foi Iberê Camargo, reconhecido nacional e internacionalmente
por sua obra. Ainda existe a casa onde o Iberê viveu no bairro Nonoai.