
Samurai X foi lançado em 1994 no Japão, sob o título de Rurouni Kenshin. Escrito por Nobuhiro Watsuki e publicado originalmente nas páginas da revista Shonen Jump, da editora Shueisha, o mangá narra as aventuras de Kenshin Himura, um homem que proibiu a si mesmo de matar pessoas. Na verdade, ele é Battousai, o Retalhador, um dos monarquistas que abriu caminho para uma nova era na história do Japão, durante o Bakumatsu guerra que deu fim ao sistema feudal no qual o país estava mergulhado havia séculos.
Kenshin abandonou as batalhas e se tornou um pacífico andarilho. Depois de 10 anos peregrinando pelo Japão, Battousai encontra no Dojo Kamiya, da bela e explosiva Kaoru, o lar que nunca teve. Sua fama e seu passado, porém, jamais o abandonaram. Ele conta ainda com novos inimigos que surgem para desafiar o lendário Retalhador. Para manter a sua promessa de não matar e ainda proteger seus amigos, o herói carrega consigo uma Sakabatou (espada de lâmina invertida), com a qual enfrenta seus novos desafios.
Este mangá é um dos melhores que já li, e recomendo muito ele. Como curiosidade, apesar deste mangá ser feito para o público masculino, ele faz mais sucesso entre o feminino no Brasil. Para quem apenas viu o anime, digo que perdeu muito do que originalmente é o mangá. Este é mais sério e profundo que o anime, além de ter uma das sagas mais emocionantes e importantes que é a Saga da Vingança Humana, mostra o passado de Kenshin como Battousai e de onde surgiram as cicatrizes e seu rosto. Extremamente recomendado. Como bônus, há o mangá especial em que é exibido Yahiko crescido. O mangá tem um ótimo final, bem melhor que o do anime. Se puder, leia!
( Referência:Site Henshin)