Espelho
Por acaso, surpreendo-me no
espelho:
Quem é esse que me olha e
é tão mais velho que eu? (...)
Parece meu velho pai - que
já morreu! (...)
Nosso olhar duro interroga:
"O que fizeste de mim?" Eu
pai? Tu é que me invadiste.
Lentamente, ruga a ruga...
Que importa!
Eu sou ainda aquele mesmo
menino teimoso de sempre
E os teus planos enfim lá
se foram por terra,
Mas sei que vi, um dia - a
longa, a inútil guerra!
Vi sorrir nesses cansados
olhos um orgulho triste..."
O mapa
Olho o mapa da cidade
Como quem examinasse
A anatomia de um corpo...
(E
nem que fosse o meu corpo!)
Sinto
uma dor infinita
Das ruas de Porto Alegre
Onde jamais passarei...
Ha
tanta esquina esquisita,
Tanta nuança de paredes,
Ha tanta moca bonita
Nas ruas que não andei
(E ha uma rua encantada
Que nem em sonhos sonhei...)
Quando
eu for, um dia desses,
Poeira ou folha levada
No vento da madrugada,
Serei um pouco do nada
Invisível, delicioso
Que
faz com que o teu ar
Pareça mais um olhar,
Suave mistério amoroso,
Cidade de meu andar
(Deste já tão longo andar!)
E
talvez de meu repouso...
Os poemas
Os poemas são pássaros que
chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles
alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em
cada par de mãos
e partem.
E olhas, então, essas tuas
mãos vazias,
no maravilhado espanto de
saberes
que o alimento deles já estava
em ti...
Poemas breves
O luar
O luar,
é a luz do Sol que está sonhando
O
tempo não pára!
A saudade é que faz as coisas
pararem no tempo...
...os
verdadeiros versos não são
para embalar,
mas para abalar...
A
grande tristeza dos rios é
não poderem levar a tua imagem.
Se eu fosse um padre..
Se eu fosse um padre, eu,
nos meus sermões,
não falaria em Deus nem no
Pecado
- muito menos no Anjo Rebelado
e os encantos das suas seduções,
não
citaria santos e profetas:
nada das suas celestiais promessas
ou das suas terríveis maldições...
Se eu fosse um padre eu citaria
os poetas,
Rezaria
seus versos, os mais belos,
desses que desde a infância
me embalaram
e quem me dera que alguns
fossem meus!
Porque
a poesia purifica a alma
... a um belo poema - ainda
que de Deus se aparte -
um belo poema sempre leva
a Deus!
Tão
linda e serena e bela..
Tão lenta e serena e bela
e majestosa
[vai passando a vaca
Que, se fora na manhã dos
tempos, de rosas a coroaria
A vaca natural e simples como
a primeira canção
A vaca, se cantasse,
Que cantaria?
Nada de óperas, que ela não
é dessas, não!
Cantaria o gosto dos arroios
bebidos de madrugada,
Tão diferente do gosto de
pedra do meio-dia!
Cantaria o cheiro dos trevos
machucados.
Ou, quando muito,
A longa, misteriosa vibração
dos alambrados...
Mas nada de superaviões, tratores,
êmbolos
E outros truques mecânicos!
"
DA OBSERVAÇÃO
Não
te irrites, por mais que te
fizerem...
Estuda, a frio, o coração
alheio.
Farás, assim, do mal
que eles te querem,
Teu mais amável e sutil
recreio... "
"
O MORTO
Eu estava dormindo e me acordaram
E me encontrei, assim, num
mundo estranho e louco...
E quando eu começava
a compreendê-lo
Um pouco,
Já eram horas de dormir
de novo! "
Trova
Coração
que bate-bate...
Antes deixes de bater!
Só num relógio é que as horas
Vão passando sem sofrer.
"
Já trazes ao nascer
a tua filosofia.
As razões? Essas vêm
posteriormente,
Tal como escolhes, na chapelaria,
A fôrma que mais te
assente..."
" O café é
tão grave, tão
exclusivista, tão definitivo
que não admite acompanhamento
sólido. Mas eu o
driblo,saboreando, junto com
ele, o cheiro das
torradas-na-manteiga
que alguém pediu na
mesa próxima."
"
Ah! Essas Precauções...
Para desespero de seus parentes,
o velho rei Mitridates,
como todo mundo sabe, conseguiu
tornar-se imune a
todos os venenos...
até que um bom tijolaço
na cabeça liquidou
o assunto."
"
O MATA-BORRÃO
O mata-borrão absorve
tudo e no fim da vida acaba
confundindo
as coisas por que passou...
O mata borrão parece
gente!"
A verdadeira arte de viajar
A
gente sempre deve sair à rua
como quem foge de casa,
Como se estivessem abertos
diante de nós todos os
caminhos do mundo.Não importa
que os compromissos,
as obrigações, estejam ali...Chegamos
de muito longe,
de alma aberta e o coração
cantando!
" Às vezes tudo
se ilumina de uma intensa
irrealidade
E é como se agora este
pobre, este único,
este efêmero
instante do mundo
Estivesse pintado numa tela,
Sempre... "
"
Hoje encontrei dentro de um
livro uma velha carta amarelecida,
Rasguei-a sem procurar ao
menos saber de quem seria...
Eu tenho um medo
Horrível
A essas marés montantes
do passado,
Com suas quilhas afundadas,
com
Meus sucessivos cadáveres
amarrados aos mastros e
gáveas...Ai de mim,
Ai de ti, ó velho mar
profundo,
Eu venho sempre à tona
de todos os naufrágios!
"
s mãos de meu pai
As tuas mãos têm grossas veias
como cordas azuis
sobre um fundo de manchas
já da cor da terra
- como são belas as tuas mãospelo
quanto lidaram,
acariciaram ou fremiram da
nobre cólera dos justos...
Porque há nas tuas mãos, meu
velho pai, essa beleza que
se chama simplesmente vida.
E, ao entardecer, quando elas
repousam nos braços da tua
cadeira predileta,uma luz
parece vir de dentro delas...
Virá dessa chama que pouco
a pouco, longamente,
vieste alimentando na terrível
solidão do mundo,
como quem junta uns gravetos
e tenta acendê-los contra
o vento?
Ah! Como os fizestes arder,
fulgir, com o milagre das
tuas mãos!
E é, ainda, a vida que transfigura
as tuas mãos nodosas...
Essa chama de vida - que transcende
a própria vida
....e que os Anjos, um dia,
chamarão de alma
Mas
o que quer dizer este poema?
- perguntou-me
alarmada a boa senhora.
E o que quer dizer uma nuvem?
- respondi triunfante.
Uma nuvem - disse ela - umas
vezes quer dizer chuva,
outras vezes bom tempo...
" [O Tamanho Do Espaço]
A medida do espaço
somo nós, homens,
Baterias de cozinha e jazz-band,
Estrelas, pássaros,
satélites perdidos,
Aquele cabide no recinto do
meu quarto,
Com toda a minha preguiça
dependurada nele...
O espaço, que seria
dele sem nós?
Mas o que enche, mesmo, toda
a sua infinitude
É o poema!
- por mais leve, mais breve,
por mínimo que seja..."
"
[Leituras]
- Você ainda não
leu O Significado do Significado?
Não?
Assim você nunca fica
em dia.
- Mas eu estou só esperando
que apareça O Significado
doSignificado do Significado."
"
Um poema como um gole d'água
bebido no escuro.
Como um pobre animal palpitando
ferido.
Como pequenina moeda de prata
perdida para sempre
na[floresta noturna.
Um poema sem outra angústia
que a sua misteriosa
condição[de
poema.
Triste.
Solitário.
Único.
Ferido de mortal beleza."
A preguiça é
a mãe do progresso.
Se o homem não tivesse
preguiça de caminhar,
não teria inventado
a roda.
DA FELICIDADE
Quantas vezes a gente,em busca
da ventura,
Procede tal e qual o avozinho
infeliz:
Em vão,por toda parte,os
óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!
"
Fere de leve a frase... E
esquece... Nada
Convém que se repita...
Só em linguagem amorosa
agrada
A mesma coisa cem mil vezes
dita. "
"
DOS NOSSOS MALES
A
nós bastem nossos próprios
ais,
Que a ninguém sua cruz
é pequenina.
Por pior que seja a situação
da China,
Os nossos calos doem muito
mais..."
"
O segredo não é
correr atrás das borboletas...É
cuidar do
jardim para que elas venham
até você! "
BILHETE
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima
dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho,
Amada,
que a vida é breve,
e o amor mais breve ainda...
DA OBSERVAÇÃO
Não te irrites, por
mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração
alheio.
Farás, assim, do mal
que eles te querem,
Teu mais amável e sutil
recreio…
"
[As falsas Recordações]
Se a gente pudesse escolher
a infância
que teria vivido, com enternecimento
eu não
recordaria agora aquele velho
tio de perna de pau,
que nunca existiu na familia,
e aquele arroio que
nunca passou aos fundos do
quintal,
e onde íamos pescar
e sestear nas tardes de verão,
sob o zumbido inquietante
dos besouros..."
"
Edificante Poema Escrito em
Portuñol
Don
Ramón se tomo um pifón:
bebia demasiado, don Ramón!
Y
al volver cambaleante a su
casa,
avistó em el camino:
um árbol
y um toro...
Pero
como veia duplo, don Ramón
vio um árbol que era
y um árbol que no era,
um toro que era
y um toro que no era.
Y don Ramón se subió
al árbol que no era:
Y lo atropelo el toro que
era.
Triste fim de don Ramón!
"
DAS UTOPIAS
Se as coisas são inatingíveis...
ora!
Não é motivo
para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se
não fora
A presença distante
das estrelas!
" Não tenho vergonha
de dizer que estou triste,
Não dessa tristeza
ignominiosa dos que, em vez
de se matarem,
fazem poemas:
Estou triste por que vocês
são burros e feios
E não morrem nunca...
"
"
Quem faz um poema abre uma
janela.
Respira, tu que estás
numa cela abafada,
esse ar que entra por ela.
Por isso é que os poemas
têm ritmo
- para que possas profundamente
respirar.
Quem faz um poema salva um
afogado. "
"O
mais feroz dos animais domésticos
é o relógio
de parede:
conheço um que já
devorou três gerações
da minha família"
Dizes que a beleza não
é nada? Imagina um
hipopótamo
com alma de anjo... Sim, ele
poderá convencer os
outros de sua angelitude -
mas que trabalheira!
" PEQUENO ESCLARECIMENTO
Os poetas não são
azuis nem nada, como pensam
alguns supersticiosos, nem
sujeitos a ataques súbitos
de levitação.
O de que eles mais gostam
é estar em
silêncio - um silêncio
que subjaz a quaisquer escapes
motorísticos e declamatórios.
Um silêncio... Este
impoluível silêncio
rm que escrevo e em que tu
me lês."
"
O Eterno Espanto
Que haverá com a lua
que sempre que a gente a olha
é
com o súbito espanto
da primeira vez?"
"
Olho em redor do bar em que
escrevo estas linhas.
Aquele homem ali no balcão,
caninha após caninha,
nem desconfia que se acha
conosco desde o início
das eras. Pensa que está
somente afogando problemas
dele, João Silva...
Ele está é bebendo
a milenar
inquietação
do mundo!"
DO AMOROSO ESQUECIMENTO
Eu, agora - que desfecho!
Já nem penso mais em
ti...
Mas será que nunca
deixo
De lembrar que te esqueci?
" Amar:
Fechei
os olhos para não te
ver
e a minha boca para não
dizer...
E dos meus olhos fechados
desceram lágrimas que
não enxuguei,
e da minha boca fechada nasceram
sussurros
e palavras mudas que te dediquei...
O
amor é quando a gente
mora um no outro "
" PRESENÇA
É
preciso que a saudade desenhe
tuas linhas perfeitas,
teu perfil exato e que, apenas,
levemente, o vento
das horas ponha um frêmito
em teus cabelos...
É preciso que a tua
ausência trescale
sutilmente, no ar, a trevo
machucado,
as folhas de alecrim desde
há muito guardadas
não se sabe por quem
nalgum móvel antigo...
Mas é preciso, também,
que seja como abrir uma janela
e respirar-te, azul e luminosa,
no ar.
É preciso a saudade
para eu sentir
como sinto - em mim - a presença
misteriosa da vida...
Mas quando surges és
tão outra e múltipla
e imprevista
que nunca te pareces com o
teu retrato...
E eu tenho de fechar meus
olhos para ver-te. "
DOS MILAGRES
O milagre não é
dar vida ao corpo extinto,
Ou luz ao cego, ou eloqüência
ao mudo...
Nem mudar água pura
em vinho tinto...
Milagre é acreditarem
nisso tudo!
Mário Quintana
" Eu fiz um acordo de
coexistência pacífica
com o tempo:
nem ele me persegue, nem eu
fujo dele.
Um dia a gente se encontra..."
De
um autor inglês do saudoso
século XIX: O verdadeiro
gentleman compra sempre três
exemplares de cada livro:
um para ler,
outro para guardar na estante
e o último para dar
de presente."
"
Esquece todos os poemas que
fizeste. Que cada poema
seja o número um."
"
O ruim dos filmes de Far West
é que os tiroteios
acordam a gente no melhor
do sono."
No céu é sempre
domingo. E a gente não
tem outra
coisa a fazer
senão ouvir os chatos.
E lá é ainda
pior que aqui, pois
se trata dos
chatos de todas as épocas
do mundo.
" DA DISCRIÇÃO
Não te abras com teu
amigo
Que ele um outro amigo tem.
E o amigo do teu amigo
Possui amigos também...
"
"
A arte de viver é simplesmente
a arte de conviver ...
simplesmente, disse eu? Mas
como é difícil!
"
No fim tu hás de ver
que as coisas mais leves são
as únicas
que o vento não conseguiu
levar:
um estribilho antigo
um carinho no momento preciso
o folhear de um livro de poemas
o cheiro que tinha um dia
o próprio vento...
"
Amar: Fechei os olhos para
não te ver
e a minha boca para não
dizer...
E dos meus olhos fechados
desceram lágrimas que
não enxuguei,
e da minha boca fechada nasceram
sussurros
e palavras mudas que te dediquei...
O
amor é quando a gente
mora um no outro. "
" O que me impressiona,
à vista de um macaco,
não é que ele
tenha
sido nosso passado: é
este pressentimento de que
ele
venha a ser nosso futuro."
"
Não me ajeito com os
padres, os críticos
e os
canudinhos derefresco: não
há nada que substitua
o sabor da comunicação
direta. "
Nos
acontecimentos, sim, é
que há destino: Nos
homens,
não - espuma de um
segundo...
Se Colombo morresse em pequenino,
O Neves descobriria o Novo
Mundo.
" DAS UTOPIAS
Se as coisas são inatingíveis...
ora!
Não é motivo
para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se
não fora
A presença distante
das estrelas! "
"
AS INDAGAÇÕES
A resposta certa, não
importa nada: o essencial
é que
as perguntas estejam certas.
"
O que me impressiona, à
vista de um macaco,
não é que ele
tenha
sido nosso passado: é
este pressentimento de
que ele venha a ser
nosso futuro.
" O que o vento não
levou...
No fim tu hás de ver
que as coisas mais leves são
as únicas que o vento
não conseguiu levar:
um
estribilho antigo,
um carinho no momento preciso,
o folhear de um livro de poemas,
o cheiro que tinha um dia
o próprio vento...
"
"
- Da Perfeição
da Vida
Por
que prender a vida em conceitos
e normas?
O Belo e o Feio... O Bom e
o Mau... Dor e Prazer...
Tudo, afinal, são formas
E não degraus do Ser!
"
" Nos acontecimentos,
sim, é que há
destino:
Nos homens, não - espuma
de um segundo...
Se Colombo morresse em pequenino,
O Neves descobriria o Novo
Mundo. "
Qualquer
ideia que te agrade,
Por isso mesmo... é
tua.
O autor nada mais fez que
vestir a verdade
Que dentro em ti se achava
inteiramente nua...
" DO AMOROSO ESQUECIMENTO
Eu, agora - que desfecho!
Já nem penso mais em
ti...
Mas será que nunca
deixo
De lembrar que te esqueci?
"
" DA FELICIDADE
Quantas vezes a gente,em busca
da ventura,
Procede tal e qual o avozinho
infeliz:
Em vão,por toda parte,os
óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!
"
Quando eu for, um dia desses,
Poeira ou folha levada
No vento da madrugada,
Serei um pouco do nada
Invisível, delicioso
Que
faz com que o teu ar
Pareça mais um olhar,
Suave mistério amoroso,
Cidade de meu andar
(Deste já tão
longo andar!)
E
talvez de meu repouso...
" Para sempre é
muito tempo. O tempo não
pára! Só
a saudade é que faz
as coisas pararem no tempo."
" Nunca diga "te
amo" se não te
interessa. Nunca
fale sobre sentimentos se
estes não existem.
Nunca
toque numa vida se não
pretende romper um coração.
Nunca olhe nos olhos de alguém
se não quiser vê-lo
se derramar em lágrimas
por causa de ti. A coisa mais
cruel que alguém pode
fazer é permitir que
alguém
se apaixone por você
quando você não
pretende
fazer o mesmo. "
" Amor é síntese
É uma integração
de dados
Não há que tirar
nem pôr
Não me corte em fatias
Ninguém consegue abraçar
um pedaço
Me envolva todo em seus braços
E eu serei o perfeito amor."
Se Desejo?..Só Desejo!...Se
Desejo?...Só Desejo!...
Beijos...Beijos...Beijos...Beijos...Beijos...Beijos...
"
Mário Quintana.
Fanzine
Uma História de Amor
Acima
P/ Indicar
o Site.
Team
PoemasLindos,
agradece!!
Qualquer
dúvida entre
entre em nossa página,
abaixo: Clique
aqui:
Para
não haver conflito ao escutar a música
de página ou o Youtub basta
apertar o quadradinho do player abaixo : Get a MIDI Plug-in