Comunidade Santa Luzia

CAPELA SANTA LUZIA

Quadra 01 Setor Leste

GAMA/DF

História 

Nome antigo: Comunidade de Santa Luzia, esse nome deu-se quando a Sra. Erenita trouxe uma imagem de Santa Luzia. E assim a comunidade foi homenageada com o nome de Santa Luzia.

Tudo começou em pleno mês de maio de 1989, rezávamos o terço nas famílias, como já era de costume, e quando chegaram dois jovens: Gilson e Paulo, ajudaram-nos à rezar o terço. No final da oração, eles falaram que estavam organizando pequenas comunidades de quadras, com o objetivo de louvar o Senhor e fazer celebrações da palavra. Achamos interessante e maravilhoso, eles prometeram voltar no domingo seguinte, para dar uma força e foi assim que tudo começou.

No Domingo seguinte era dia 13/05, foi realizada a primeira celebração em frente a casa de Dona Marli entre quadras 1/3 casa 5 Setor Leste. Estavam presentes Paulo, Gilson e Erenita em seguida demos continuidade ao nosso trabalho.

Na semana tínhamos um dia para prepararmos a nossa celebração, na época quem nos ajudou foi um jovem chamado Carlos, conhecido na paróquia como Carlão. Ele era coordenador geral da Liturgia Paroquial, e assim continuamos a celebrar a Palavra de Deus, em frente as casas.

Na época das chuvas, ficamos preocupados em como fazer, mas com a providência divina, Deus nos indicou o Sr. Adão e a Sra. Maria, que nos ofereceram a garagem de sua residência, onde permanecemos mais de um ano, era bom e participativo. Nas segundas-feiras tínhamos o louvor às 20hs e aos domingos às 17hs a Celebração da Palavra.

Mudamos para a casa do Sr. Ribamar e Maria do Carmo, onde ficamos aproximadamente seis anos. Com o tempo conseguimos ajuda e fizemos uma cobertura, e as nossas reuniões para o louvor passaram a ser uma vez por mês. A princípio tínhamos missa uma vez por mês, mas como havia poucos Padres pois a Paróquia tinha crescido bastante, então foi reduzido a Celebração da Missa uma vez por ano, por ocasião da Festa da Padroeira. E de quinze em quinze dias tínhamos a Celebração da Palavra com o diácono Ribamar.

A Sra. Maria  conseguiu com o Padre Wilson, que fosse feito um casamento comunitário, e graças a Deus oito casais receberam o matrimônio. Fizemos curso de batizados e houve também batismo, foi feita experiência de oração onde houve uma boa participação. Aconteceu também estudo bíblico, mas depois as pessoas que eram responsáveis pelo o curso, não puderam comparecer mais.

Foi feita uma eleição extraordinária e foi eleita a Sra. Maria Dias para presidente da associação, houve uma coletânea de assinaturas, e assim foi fundada a Comunidade de Santa Luzia. Era formada de um conselho a Sra. Alice como secretária, Sra. Maria do Carmo como vice-presidente, Jacirema como coordenadora e o Sr. Ribamar como tesoureiro.

Com muita luta e ajuda, finalmente conseguimos construir a Capela, que ainda falta alguns acabamentos.

Houve o desmembramento da Comunidade Nossa Senhora do Carmo da Paróquia São Sebastião, passando a ser Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com um novo Pároco Pe. Ademar que tomou posse no dia 11 de Fevereiro de 2001, e com o espírito de luta que nele encontramos, ele decidiu celebrar a Santa Missa todo terceiro Sábado de cada mês.

Esta é a história de nossa antiga Comunidade, que agora como Paróquia passou a ser Capela Santa Luzia.

Coordenação

 

13 de dezembro dia de Santa Luzia

 O que se sabe sobre Santa Luzia é que foi martirizada em Siracusa, na Itália, durante a perseguição de Diocleciano. O resto de sua biografia é envolto em lendas.

Conta-se que era de família rica e que abdicou de todos os seus bens para alimentar os pobres. Recusou a todas as ofertas de casamento e certa vez, arrancou os dois olhos e os mandou a um presidente, para desencoraja-lo, mas foram miraculosamente devolvidos.

Acabou morrendo degolada por uma espada em 304. Santa Luzia é invocada, sobretudo para doenças dos olhos. 

Oração 

Posso ver as maravilhas da natureza e tudo o que me cerca.

Daí-me, sobretudo, Ó Deus, pelos merecimentos de santa Luzia, a graça da boa visão.

Agradeço o dom de enxergar, com o coração, a Vossa presença nos meus irmãos e nos acontecimentos.

Que eu saiba tudo observar e convosco partilhar em oração.

Que eu tenha discernimento, para saber quando calar e quando agir.

Amém.

Hosted by www.Geocities.ws

1