
Comunidade Santa Luzia
CAPELA SANTA LUZIA
Quadra 01 Setor Leste
GAMA/DF
História
Nome antigo: Comunidade de Santa Luzia, esse nome deu-se quando a Sra. Erenita trouxe uma imagem de Santa Luzia. E assim a comunidade foi homenageada com o nome de Santa Luzia.
Tudo
começou em pleno mês de maio de 1989, rezávamos o terço nas famílias, como
já era de costume, e quando chegaram dois jovens: Gilson e Paulo, ajudaram-nos
à rezar o terço. No final da oração, eles falaram que estavam organizando
pequenas comunidades de quadras, com o objetivo de louvar o Senhor e fazer
celebrações da palavra. Achamos interessante e maravilhoso, eles prometeram
voltar no domingo seguinte, para dar uma força e foi assim que tudo começou.
No
Domingo seguinte era dia 13/05, foi realizada a primeira celebração em frente
a casa de Dona Marli entre quadras 1/3 casa 5 Setor Leste. Estavam presentes
Paulo, Gilson e Erenita em seguida demos continuidade ao nosso trabalho.
Na
semana tínhamos um dia para prepararmos a nossa celebração, na época quem
nos ajudou foi um jovem chamado Carlos, conhecido na paróquia como Carlão. Ele
era coordenador geral da Liturgia Paroquial, e assim continuamos a celebrar a
Palavra de Deus, em frente as casas.
Na
época das chuvas, ficamos preocupados em como fazer, mas com a providência
divina, Deus nos indicou o Sr. Adão e a Sra. Maria, que nos ofereceram a
garagem de sua residência, onde permanecemos mais de um ano, era bom e
participativo. Nas segundas-feiras tínhamos o louvor às 20hs e aos domingos às
17hs a Celebração da Palavra.
Mudamos
para a casa do Sr. Ribamar e Maria do Carmo, onde ficamos aproximadamente seis
anos. Com o tempo conseguimos ajuda e fizemos uma cobertura, e as nossas reuniões
para o louvor passaram a ser uma vez por mês. A princípio tínhamos missa uma
vez por mês, mas como havia poucos Padres pois a Paróquia tinha crescido
bastante, então foi reduzido a Celebração da Missa uma vez por ano, por ocasião
da Festa da Padroeira. E de quinze em quinze dias tínhamos a Celebração da
Palavra com o diácono Ribamar.
A
Sra. Maria conseguiu com o Padre
Wilson, que fosse feito um casamento comunitário, e graças a Deus oito casais
receberam o matrimônio. Fizemos curso de batizados e houve também batismo, foi
feita experiência de oração onde houve uma boa participação. Aconteceu também
estudo bíblico, mas depois as pessoas que eram responsáveis pelo o curso, não
puderam comparecer mais.
Foi
feita uma eleição extraordinária e foi eleita a Sra. Maria Dias para
presidente da associação, houve uma coletânea de assinaturas, e assim foi
fundada a Comunidade de Santa Luzia. Era formada de um conselho a Sra. Alice
como secretária, Sra. Maria do Carmo como vice-presidente, Jacirema como
coordenadora e o Sr. Ribamar como tesoureiro.
Com
muita luta e ajuda, finalmente conseguimos construir a Capela, que ainda falta
alguns acabamentos.
Houve
o desmembramento da Comunidade Nossa Senhora do Carmo da Paróquia São Sebastião,
passando a ser Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com um novo Pároco Pe. Ademar
que tomou posse no dia 11 de Fevereiro de 2001, e com o espírito de luta que
nele encontramos, ele decidiu celebrar a Santa Missa todo terceiro Sábado de
cada mês.
Esta
é a história de nossa antiga Comunidade, que agora como Paróquia passou a ser
Capela Santa Luzia.
Coordenação
13
de dezembro dia de Santa Luzia
O
que se sabe sobre Santa Luzia é que foi martirizada em Siracusa, na Itália,
durante a perseguição de Diocleciano. O resto de sua biografia é envolto em
lendas.
Conta-se
que era de família rica e que abdicou de todos os seus bens para alimentar os
pobres. Recusou a todas as ofertas de casamento e certa vez, arrancou os dois
olhos e os mandou a um presidente, para desencoraja-lo, mas foram
miraculosamente devolvidos.
Acabou
morrendo degolada por uma espada em 304. Santa Luzia é invocada, sobretudo para
doenças dos olhos.
Oração
Posso
ver as maravilhas da natureza e tudo o que me cerca.
Daí-me,
sobretudo, Ó Deus, pelos merecimentos de santa Luzia, a graça da boa visão.
Agradeço
o dom de enxergar, com o coração, a Vossa presença nos meus irmãos e nos
acontecimentos.
Que
eu saiba tudo observar e convosco partilhar em oração.
Que
eu tenha discernimento, para saber quando calar e quando agir.
Amém.