Topo

Voltar para a página Projetos
Descrição do Projeto Objetivos Ações Anexos

 

 

 

Descrição
 

I - Identificação

 

    1. - Nome da Unidade Escolar:
    2. Escola Estadual Edmo Teixeira

    3. - Endereço Completo:
    4. Av: Caiapó, Nº 282, Bairro São Francisco

    5. - DRE que está jurisdicionada:
    6. Subsecretaria Regional de Educação

    7. - Título do Projeto:
    8. Estações do Ano

    9. - Diretora da Unidade Escolar:

Lindaura Alves Damas

1.5 - Coordenadoras:

Divoni Marques Bueno da Silva

Renata Marques Ferreira Lima e Silva

1.6 - Professora dinamizadora de recursos tecnológicos:

Aleide Rosa Alves de Lima

1.7 - Professora:

Mônica Natércia Cândida e Oliveira

1.8 - Abrangência:

Turma: PRÈ-ESCOLAR, com 19 Alunos

1.9 - Cronograma:

De setembro à novembro de 2001

1.10 - Órgão responsável:

Escola Estadual Edmo Teixeira

Subsecretaria Regional de Educação de Iporá

APRESENTAÇÃO

Estamos com este projeto querendo trabalhar de uma forma interdisciplinar com os alunos para facilitar o aprendizagem dos mesmos.

O tema escolhido "Estações o ano" da oportunidade ao aluno de diferenciar cada estação, ampliar seu conhecimento de uma forma prazerosa na sua realização, despertando no aluno o interesse para as modificações nas paisagens nas época correspondentes às mudanças das estações.

 

foto
Objetivos
  • Descrever as características de cada estação do ano.
  • Desenvolver a criatividade de várias maneiras usando a sala convencional e o Laboratório de Informática.
  • Identificar as estações do ano.
  • Desenvolver a leitura do alfabeto.
  • Desenvolver a coordenação motora com a escrita e pintura.
  • Desenvolver a matemática.
  • Despertar na criança o sentimento de preservação da natureza.
  • Identificar cores.
  • Conhecer os Estados da água.
  • Explorar os órgãos do sentido.
foto
Ações

 

 1ª Etapa

Em 11-09 -01, com a disposição dos alunos em semi-círculos e falamos sobre a idéia do projeto.

Juntamente com os alunos fizemos um levantamento sobre como gostariam de trabalhar o Projeto "Estações do Ano". Visto que as crianças de 4 e 5 anos, estão no processo de inicio de conhecimento escolar, foi difícil fazer o levantamento do que sabiam e do que queriam saber. Porém; sabiam que;

 

O que sabemos;

Havia diferenças nas mudanças de clima

O que queremos saber:

As características de cada estação.

 2ª Etapa:

No dia 12- 09 - 01, conversamos com as crianças, sobre como executaríamos o projeto.

Foi dada a sugestão de fazer uma festa de cada estação, mural com as estações do ano, exercício de fixação.

 3ª Etapa

No dia 02-10-01, iniciamos o projeto na sala convencional com o tema "Estações do Ano" PRIMAVERA.

A professora falou sobre as característica desta estação e usou um cartaz "PRIMAVERA" como recurso para enriquecer a aula, na oportunidade também se trabalhou a palavra primavera pedindo as crianças para identificarem a primeira letra e última letra desta palavra; leitura das letras neste nome; contar quantas letrinhas são necessárias para se escrever esta palavra; bem como identificar as vogais e o sentido da mesma.

Os alunos trouxeram flores neste dia para enfeitar a sala.

Como exercício proposto; pintaram recortaram e colaram suas flores mimiografadas, num papel cartaz, criando assim um mural da primavera, conforme foto em anexo.

Para finalizar, foram em todos as salas, e usando máscara de flor, e segurando uma flor de papel crepom vermelha cantaram "Sou uma florzinha".

 

4 - Etapa

No dia 16-10-01 continuamos o projeto Estações do Ano "OUTONO".

Para expormos o conteúdo usamos como recurso um cartaz árvore, figura de frutas e verduras. Pedimos para que cada criança identificasse as frutas que estavam misturadas com as verduras em seguida colar na árvore. Terminada esta parte, pedimos aos alunos para contar quantas maçãs, bananas, laranjas e pêras havia na árvore. A professora escreveu o nome das frutas a quantidade por extenso. Neste processo foi trabalhado: cores, órgãos do sentido(visão, olfato, paladar) vogais, numerais e alfabeto.

Neste dia fizemos um piquenique com frutas (caju, laranja, maçã e melancia).

Como lembrança da aula as crianças levaram máscaras de maçã. (ver anexo)

5ª Etapa

No dia 18-10-01, as crianças se dirigiram para o laboratório de informática onde fizeram exercícios no programa visual Class, clicando e arrastando as palavras: outono, inverno, primavera e verão as figuras correspondetes.

6ª Etapa

No dia 23-10-01, foi trabalhado o projeto Estação do Ano "INVERNO"

Usamos como recurso principal cartaz inverno, e uma boneca com roupas de frio.

Para fixar esta estação os alunos fizeram um exercício, no qual está em anexo.

 7ª Etapa

No dia 06-10-01, foi trabalhado na sala convencional estações do ano "VERÃO.

Para fixação do conteúdo foi elaborado um exercício de fixação, trabalhado "Educação artística com colagem com farinha e cola colorida. (ver anexo)

Levamos os alunos para debaixo de uma árvore no pátio e distribuímos laranjinhas a vontade. Exploramos nesta aula o estado da água (solido, líquido e gasoso) bem como as cores das laranjinhas.

 8ª Etapa

No dia 23-11-01, no laboratório sob a monitoração da professora, os educandos usaram o Paint, onde realizaram atividades como: desenhos livres onde foi retratada a estação outono. Dispondo para a realização dessas atividades as ferramentas disponíveis no referido programa. (ver anexo)

Em seguida na sala convencional finalizamos o projeto com exercício de fixação mostrando todas as 4 estações trabalhadas.

 

foto
Anexos
Paint           foto
Word
Voltar para a página Projetos

 

Hosted by www.Geocities.ws

1