PHotograPHismo - © Paulo Hilton
Hoje:
Criado em 05 Agosto 2004 - Atualizado em 13 maio 2005


Um pouco sobre...

... o envolvimento de Paulo Hilton com a Fotografia.

Minha primeira câmera foi uma Praktica MTL5. Uma alemã totalmente mecânica, sem nenhum automatismo, mas dotada de um corpo robusto, uma lente nítida e luminosa (50mm, F1.8) e um fotômetro preciso. Com ela iniciei-me nessa paixão há uns 20 anos e centenas de rolos de filme atrás e participei dos únicos 2 concursos de fotografia que tive a ousadia. Ainda a mantenho carinhosamente guardada.

Há uns 10 anos atrás adquiri uma Nikon F401S usada. Esta japonesa eletrônica, de foco e regulagens automáticos (também com opções manuais), fez meu preconceito com os automatismos fotográficos ceder lugar à agilidade e ao conforto. Aprendi que a tecnologia é uma ferramenta que pode nos deixar mais preguiçosos e ignorantes ou nos ajudar a aproveitar melhor nosso tempo e focalizarmos nossa concentração. A escolha é nossa.

Com esta Nikon registrei o nascimento dos meus dois filhos, entre outros momentos marcantes de minha vida. É ótimo fotografar crianças, especialmente os bebês, são tão espontâneos! Lembrei-me da primeira vez que levamos nosso filho mais velho, então com 6 meses de idade, para conhecer o mar... gastei um rolo de 36 poses em menos de 5 minutos naquela praia de Ilhéus (BA)!!! Claro que não parei neste rolo, não se esqueça que moro no meio do Planalto Central e mar só uma vez por ano.

Com o passar do tempo, por questões financeiras, fui restringindo o uso da máquina fotográfica, exceto nas férias. Fácil de entender, né?!

Veio então o mundo da fotografia digital, no qual entrei por curiosidade e brincadeira e logo percebi a inevitabilidade da escolha.

Em agosto de 2003 adquiri uma divertida, porém limitada, Samsung Digimax 130 com resolução de 1280x960 pixels. Vejam só! Acabei de perceber que entrei na fotografia digital por meio do mundo digital... Comprei esta câmera pela internet.

Nas minhas primeiras experiências com a fotografia digital fui seduzido pelas possibilidades de aprendizado que a tecnologia me oferecia ao disponibilizar-me a foto imediatamente após a captura, sem intermediários. Aprendizado, liberdade e economia! Mas eu precisava de uma câmera melhor...

Três companheiras
de uma paixão

3 companheiras

Então, em dezembro de 2003, passei para uma Canon PowerShot G5, outra marca japonesa com uma longa e respeitável experiência na área da Fotografia. Este formidável equipamento foi um presente da minha esposa, Miyuki Abe, uma linda e maravilhosa japonesa que há 12 anos permitiu-me em sua vida.

Gosto tanto de fotografia que lamentava não estar sempre com a câmera ao alcance das mãos. A partir da aquisição da pequena Samsung pude por em prática esta possibilidade. Um amigo meu costuma chamar-me de "hobbit" porque freqüentemente estou com uma pequena bolsa à tiracolo, só que, ao invés de comida, agora carrego a G5 comigo.

Bem, não é tudo que poderia ser dito, mas é tudo a ser dito por enquanto. Obrigado pela atenção.

Voltar ao topo da página

Acessos a esta página:
Contador

Esta página será melhor visualizada com a configuração de vídeo de 1024x768 (mínima).

Textos e fotos de Paulo Hilton. Todos os direitos reservados.
É expressamente proibido qualquer tipo de uso das fotos ou dos textos
sem prévia autorização do autor,
conforme disposto na Lei n° 9.610, de 19/02/1998.

[email protected]


Hosted by www.Geocities.ws

1