VIII ENAPET
Durante a 55ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) ocorreu o VIII ENAPET (Encontro Nacional dos Grupos PETs) de 14 a 16 de julho de 2003, em Recife-PE.
O ENAPET é o fórum deliberativo do PET, em que tomam-se as decisões referentes ao futuro e presente do programa.
Contamos com a presença do Ministro da Educação, Cristóvão Buarque, durante a abertura do evento, trazendo uma visão positiva para o futuro da Universidade Pública e expansão do PET em seu discurso. Ocorreram também palestras, que abordaram o tema do VIII ENAPET: O PET e a Universidade do Século XXI. Tivemos grupos de discussão, dessa vez por área de conhecimento (humanas, exatas, ciências agrárias e da saúde), nos quais foram levantados os pontos de pauta para a Assembléia Geral do ENAPET. Paralelamente, houve o Encontro Nacional de Tutores, com o mesmo intuito.
Decisões que regem o programa em seu caráter burocrático e medidas práticas para assuntos polêmicos foram decididos na Assembléia Geral do ENAPET, bem como encaminhadas moções com esse conteúdo para a Assembléia Geral da SBPC, as quais foram aprovadas. Sempre com muita discussão, proporcionou-se o desenvolvimento do senso crítico entre os petianos