Saddam Hussein, O Manda-Chuva 
![]()

"Presidente
do Iraque escondido num abrigo subterrâneo ao mesmo tempo que o seu país se
desfazia em ruínas", o Presidente do Iraque Saddam Hussein parecia
completamente derrotado em Fevereiro de 1992. As forças das Nações Unidas
haviam devastado o Iraque nas
seis
semanas que durou a Guerra do Golfo, os sistemas de saneamento e as linhas de
telefone estavam completamente destruídas, as centrais eléctricas eram destroços
fumegantes, e as estradas completamente intransitáveis. Fortes sanções
internacionais e dividas de reparação aos países envolvidos no conflito
ensombravam as perspectivas de sobrevivência da anteriormente rica República
do Iraque. Mas Hussein renasceu das cinzas, sem o mínimo sinal de remorsos pela
falhada invasão do Kuwait e consequentes repercussões. O homem que viria a ser
conhecido como "O Inimigo do Ocidente" já anteriormente havia
desafiado todas as perspectivas negativas e ganho. Hussein cresceu em Auja, uma
vila de casebres, de paredes e de lama a nordeste de Bagdad. Os seus pais eram
agricultores pobres, mas inspirado pelo seu tio Khayralla Tulfah, oficial do exército
Iraquiano e defensor da unidade Árabe, Hussein gravitou em roda da política
durante a adolescência. Saddam juntou- se ao Partido Socialista Baath aos 19
anos, e deixou a sua marca três anos mais tarde como um dos participantes na
tentativa de assassinato do Primeiro Ministro Iraquiano Abudul Karim Kassin, em
1959. Durante o atentado, Hussein viria ser baleado numa perna e foi forçado a
fugir para o estrangeiro, onde residiu durante vários anos, primeiro na Síria,
depois no Egipto. Em 1968 ajudou a liderar a revolta que finalmente conduziu o
Partido Baath ao poder, sob a liderança do General Ahmed Hassan Bakr. Durante o
processo revolucionário, Hussein viu-lhe atribuído o cargo de Vice-
Presidente, a partir do qual construiu uma elaborada rede de policias secretos
que tinham como objectivo perseguir os dissidentes do regime. Onze anos após o
golpe de estado, Hussein traiu Bakr e encheu as ruas de retratos de si próprio.
Os anos de Saddam como revolucionário transformaram- no num homem sempre alerta
ao perigo dos dissidentes. Pouco tempo após ter conquistado o poder,
implementou uma violenta purga que levou à morte dezenas de membros do governo,
suspeitos de falta de lealdade. No inicio dos anos 80, utilizou armas químicas
para pôr termo à rebelião Curda no norte do Iraque. A fome de poder de Saddam
Hussein espalhou- se muito para além das fronteiras do Iraque; apostado em
subjugar o mundo Islamico, atacou os países vizinhos. Em 1980 invadiu o Irão,
iniciando um guerra de oito anos que não venceu. Em Agosto de 1990 invadiu o
Kuwait, país rico em petróleo, que proclamou como a 19º província do Iraque.
Desafiou
as Nações Unidas ao não cumprir as directivas que o obrigavam a retirar do
Kuwait, provocando a que chamou "Mãe de Todas as Batalhas", a Guerra
do Golfo. O breve conflito dizimou as forças militares de Saddam, mas o ditador
conseguiu reconstruir a sua
república e a sua base de poder, a começar pela tenebrosa polícia secreta.
Saddam é acusado pelos EUA de ter cometido várias violações criminais da lei
humanitária internacional. O governo norte-americano deseja que o presidente do
Iraque seja investigado e acusado por um tribunal internacional, por isso ganha
o titulo de Manda-Chuva, um dos homens mais procurados do Mundo.