Saddam Hussein, O Manda-Chuva

"Presidente do Iraque escondido num abrigo subterrâneo ao mesmo tempo que o seu país se desfazia em ruínas", o Presidente do Iraque Saddam Hussein parecia completamente derrotado em Fevereiro de 1992. As forças das Nações Unidas haviam devastado o Iraque nas seis semanas que durou a Guerra do Golfo, os sistemas de saneamento e as linhas de telefone estavam completamente destruídas, as centrais eléctricas eram destroços fumegantes, e as estradas completamente intransitáveis. Fortes sanções internacionais e dividas de reparação aos países envolvidos no conflito ensombravam as perspectivas de sobrevivência da anteriormente rica República do Iraque. Mas Hussein renasceu das cinzas, sem o mínimo sinal de remorsos pela falhada invasão do Kuwait e consequentes repercussões. O homem que viria a ser conhecido como "O Inimigo do Ocidente" já anteriormente havia desafiado todas as perspectivas negativas e ganho. Hussein cresceu em Auja, uma vila de casebres, de paredes e de lama a nordeste de Bagdad. Os seus pais eram agricultores pobres, mas inspirado pelo seu tio Khayralla Tulfah, oficial do exército Iraquiano e defensor da unidade Árabe, Hussein gravitou em roda da política durante a adolescência. Saddam juntou- se ao Partido Socialista Baath aos 19 anos, e deixou a sua marca três anos mais tarde como um dos participantes na tentativa de assassinato do Primeiro Ministro Iraquiano Abudul Karim Kassin, em 1959. Durante o atentado, Hussein viria ser baleado numa perna e foi forçado a fugir para o estrangeiro, onde residiu durante vários anos, primeiro na Síria, depois no Egipto. Em 1968 ajudou a liderar a revolta que finalmente conduziu o Partido Baath ao poder, sob a liderança do General Ahmed Hassan Bakr. Durante o processo revolucionário, Hussein viu-lhe atribuído o cargo de Vice- Presidente, a partir do qual construiu uma elaborada rede de policias secretos que tinham como objectivo perseguir os dissidentes do regime. Onze anos após o golpe de estado, Hussein traiu Bakr e encheu as ruas de retratos de si próprio. Os anos de Saddam como revolucionário transformaram- no num homem sempre alerta ao perigo dos dissidentes. Pouco tempo após ter conquistado o poder, implementou uma violenta purga que levou à morte dezenas de membros do governo, suspeitos de falta de lealdade. No inicio dos anos 80, utilizou armas químicas para pôr termo à rebelião Curda no norte do Iraque. A fome de poder de Saddam Hussein espalhou- se muito para além das fronteiras do Iraque; apostado em subjugar o mundo Islamico, atacou os países vizinhos. Em 1980 invadiu o Irão, iniciando um guerra de oito anos que não venceu. Em Agosto de 1990 invadiu o Kuwait, país rico em petróleo, que proclamou como a 19º província do Iraque. Desafiou as Nações Unidas ao não cumprir as directivas que o obrigavam a retirar do Kuwait, provocando a que chamou "Mãe de Todas as Batalhas", a Guerra do Golfo. O breve conflito dizimou as forças militares de Saddam, mas o ditador conseguiu reconstruir a sua república e a sua base de poder, a começar pela tenebrosa polícia secreta. Saddam é acusado pelos EUA de ter cometido várias violações criminais da lei humanitária internacional. O governo norte-americano deseja que o presidente do Iraque seja investigado e acusado por um tribunal internacional, por isso ganha o titulo de Manda-Chuva, um dos homens mais procurados do Mundo.

Hosted by www.Geocities.ws

1