INSTRUMENTAÇÃO E AUTOMAÇÃO

INSTRUMENTAÇÃO E AUTOMAÇÃO

 

 

 

 

 

 

A História 

           0 casamento da Light - atual Eletropaulo - com a cidade de São Paulo vai fazer dupla  bodas  de  ouro no  ano  200 l. 0 namoro  começou em l899,  quando a  Paulicéia  com  ruas  estreitas  e  sinuosas,  ainda iluminadas por lampiões a gás, recebeu  a  Companhia  Canadense.   Desde  ai, cidade e companhia entrelaçaram suas vidas, com a  Light   monopolizando  quase a totalidade dos serviços públicos iluminação,  gás,  transporte,  telefone  e   fornecimento  de  energia - fundamentais para o desenvolvimento  e  industrialização  desta  que  é  hoje  a  maior cidade da América do Sul.  0  nascimento  da  metrópole  se  deu  devido  a  vários  fatores,  principalmente  o econômico,  com a produção  de café no interior. 0 dinheiro dos ricos cafeicultores, nessa altura atraídos pela  cidade,  fazia proliferar as industrias,  para as quais  afluía  um numero crescente de  imigrantes vindos do campo. Nessa virada  do  século,  a  província  já  contava  com  240  mil  habitantes  e  para sua modernização, a energia elétrica - fator determinante  das  sociedaades  modernas - seria vital para sua transformação em grande centro industrial do pais.  E  foi nesse momento  decisivo para  a  urbanização  que  instala-se aqui,  no  ano de  1901,  a Usina de Parnahyba.  Segundo  o engenheiro  Edgard  de Souza,  esta  usina   foi a "pedra fundamental"  da   implantação  da  Light   em   São  Paulo.  A  Usina  de Parnahyba  localizada  no rio  Tietê,  perto  da  então Vila  do Parnahyba, primeira hidrelétrica  a  abastecer  a  cidade  de  São Paulo,  foi  construída  pela  Light  em apenas  15  meses,  apesar das dificuldades da  época em transpor 33 quilômetros de distancia.  Todo o material  foi  levado por ferrovias até a estação de Barueri, e dai em carros de boi até o local das obras   (mais 13 quilômetros). Inaugurada em  23  de  setembro  de  1901,   passou  a  suprir  as  necessidades  energéticas  dos bondes,   dos  motores  das   fabricas  e  da   iluminação,  antes  atendidos  preca- riamente  por  uma usina  provisória a vapor instalada na rua São Caetano. Parnahyba  sofreria  sucessivas  ampliações  até  o  ano  de 1912 quando atingiu a sua capacidade máxima.     Em  pouco  mais  de  uma  década   ela já se mostrava insuficiente,  dando  margem  para  que a Light  construísse uma pequena  usina de reforço,  Rasgão  (1925),  e  logo  em  seguida  iniciasse  a  construção da  grande usina  Henry  Borden,  em  Cubatão. 

1900 - Em 06 de junho,  o Prefeito Municipal de São Paulo, conselheiro Antônio Prado, assenta a pedra inaugural que da inicio a construção do dique principal.

1901 - Em  23  de  setembro,  p;é  inaugurada  a Usina Hidrelétrica de Parnahyba, entrando em operação duas turbinas (Stillwell Bierce), acopladas a dois geradores (General Eletric) de 1000KW cada um.         
1902
- Em  02 de  fevereiro entra o funcionamento a terceira turbina,  acoplada a um gerador.
1903
- Em  22  de  março,  é  ligado  o  quarto  grupo  turbina-gerador,  com  as mesmas características  dos anteriores.  Ainda  em  l903  termina  a construção do segundo  tubo-mestre  entre o reservatório principal e o secundário e são apresen-tados  mais  dois  circuitos na linha de transmissão nos lugares  vagos nas cruzetas. 1905 - Em 08 de dezembro, entra em funcionamento a primeira turbina de  fabri-cação da Escher Wiss, com potência de 4500cv, acoplada  a  um  gerador  marca CE de 2000KW.
1908 - Em 16  de julho,  entra em operação o  sexto grupo, constituído por  uma turbina  Escher  Wiss de 4500cv e um gerador CE de 2000KW.
l909 - Em 27 de julho, é  posta em  funcionamento a  sétima  unidade,  com   ca-racterísticas idênticas as anteriores.

No lugar da  turbina 1 é  instalada outra- turbina Escher Wiss de  4500cv sendo rearranjados sobre seu eixo os dois geradores GE de 1000KW anteriormente acoplados as turbinas 1 e 4. Esse novo conjunto entra em operação em dezembro.
l912 - São desativadas as turbinas  2 e 3  das instalações originais.   Na abertura da turbina 2 é montada nova turbina Escher Wiss  de  4500cv ligada a um gerador  Westinghouse de 2000KW, que entra em funcionamento em março. No lugar da antiga turbina 3 é instalada outra turbina de 4500cv da Escher Wiss,  acoplada aos dois alternadores  GE  de 1000VW  provenientes das turbinas  2  e 3 iniciais.  0 grupo  assim rearranjado inicia  sua operação em maio. Com essas  remodelações,  a Usina    de Parnahyba  alcança  a  capacidade  máxima  de 16000KW  com  8  turbinas  de  45UOcv  e  aciona  geradores  ou  grupo de geradores de 2000KW cada um. A tensão nas linhas transmissoras é elevada de 24000 para 40000V.
1949 - Em agosto,  a Usina  de  Parnahyba passa a denominar-se Edgard de Souza, em homenagem ao engenheiro brasileiro que assumiu a superintendência geral  da  Light  em 1924 e chegou a diretoria da Brazilian Traction Co, com sede em Ontario, Canada, em 1948.
l952 - A usina hidrelétrica é desativada, alteando-se o antigo dique principal, e construindo-se uma usina elevatória de águas, deixando-se  de  gerar  energia  e  passando a  nova  usina  a integrar  o sistema de  aproveitamento  hidrelétrico do rio Tietê e afluentes voltado para a usina de Cubatão. Recebe a atual denominação de Usina Elevatória de Edgard de Souza.
1985 - Em 06 de novembro, o governador do Estado de São Paulo, Franco Montoro, aciona detonador de dinamite fazendo explodir 80m de comprimento da  barragem  da  Usina  Edgard de Souza.  No  local dinamitado, começam a ser construídas 3 comportas de fundo e uma testada de eclusa.
1986 - outubro, inauguração de duas comportas de  fundo com  a finalidade de aumentar a capacidade de escoamento do rio Tietê, facilitar o derrocamento e ampliação da calha do rio e evitar enchentes em São Paulo.
2001 - Hojé aos cem anos, a barragem Edgard de Souza é um marco na história do Estado de São Paulo.

Hosted by www.Geocities.ws

1