FOBIA SOCIAL
MUDAR OU NÃO MUDAR
Anthony de Mello, S.J.
Fui um neurótico por muitos anos.
Cheio de depressões, angústias e egoísmos.
E toda gente me dizia que mudasse o gênio,
e todos me dizendo: "és um neurótico!"
Eu ressentia isso e concordava, ao mesmo tempo,
e queria mudar, mas não podia,
apesar de tentar tudo que era possível.
* * *
Mas o que mais me feriu foi meu amigo,
o meu melhor amigo, ele também, sempre me dizendo:
"tu precisas mudar; estás neurótico!"
* * *
Certo dia, porém, este amigo me disse:
"Não mudes! Permanece assim como és!
Gosto de ti do jeito que és;
não consigo deixar de te amar!"
Que melodia foi, nos meus ouvidos,
esta frase do amigo: "Não mudes! Não mudes!
Não mudes... eu gosto de ti!"
Então me relaxei; voltei à vida
e, oh grande maravilha, aí foi que mudei!
Agora sei que não teria conseguido, realmente, transformar-me, até o dia em que encontrasse alguém que me amasse do jeito que eu era: com ou sem mudança!
É assim que Vós me amais, oh Deus!
(Extraído do livro: "O canto do pássaro" de Anthony de Mello, S.J., Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1982. Tradução de Heber Salvador de Lima, S.J.)