FOBIA SOCIAL

MUDAR OU NÃO MUDAR

Anthony de Mello, S.J.

 

Fui um neurótico por muitos anos.

Cheio de depressões, angústias e egoísmos.

E toda gente me dizia que mudasse o gênio,

e todos me dizendo: "és um neurótico!"

Eu ressentia isso e concordava, ao mesmo tempo,

e queria mudar, mas não podia,

apesar de tentar tudo que era possível.

 

* * *

 

Mas o que mais me feriu foi meu amigo,

o meu melhor amigo, ele também, sempre me dizendo:

"tu precisas mudar; estás neurótico!"

 

* * *

 

Certo dia, porém, este amigo me disse:

"Não mudes! Permanece assim como és!

Gosto de ti do jeito que és;

não consigo deixar de te amar!"

 

Que melodia foi, nos meus ouvidos,

esta frase do amigo: "Não mudes! Não mudes!

Não mudes... eu gosto de ti!"

 

Então me relaxei; voltei à vida

e, oh grande maravilha, aí foi que mudei!

 

Agora sei que não teria conseguido, realmente, transformar-me, até o dia em que encontrasse alguém que me amasse do jeito que eu era: com ou sem mudança!

 

É assim que Vós me amais, oh Deus!

 

(Extraído do livro: "O canto do pássaro" de Anthony de Mello, S.J., Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1982. Tradução de Heber Salvador de Lima, S.J.)


Voltar à Página Principal

 

 

Hosted by www.Geocities.ws

1