Mitos e Lendas
ADEMIR - meia
Ademir da Guia
03/04/42
Começou a carreira no Bangu (RJ). Descoberto pelo técnico
Renganeschi, chegou ao Parque Antártica em 1961. Foi um dos
maiores craques da história do clube. Vestiu a camisa do
Palmeiras 866 vezes, marcando 153 gols. Foi cinco vezes campeão
paulista (1963, 1966, 1972, 1974 e 1976), duas vezes campeão
brasileiro (1972 e 1973), duas vezes campeão do Torneio Roberto
Gomes Pedrosa (1967 e 1969), uma vez campeão da Taça Brasil
(1967) e campeão do Torneio Rio-São Paulo (1965). Defendeu a
Seleção Brasileira em 9 partidas internacionais (nenhum gol).
Encerrou a carreira em 1977.
CAFU - lateral/atacante/volante
Marcos Evangelista de Moraes
19/06/70
Formado nas categorias de base do São Paulo, jogou no time do
Morumbi até se transferir para o Zaragoza, da Espanha. Pelo
tricolor (onde jogou 235 partidas e marcou 35 gols) ganhou os
títulos: brasileiro (1991), paulista (1991 e 1992), da Copa
Libertadores (1992 e 1993), da Copa Intercontinental (1992 e
1993) e da Recopa sul-americana (1993 e 1994). Na volta ao
Brasil, após uma rápida passagem pelo Juventude-RS, foi
contratado pelo Palmeiras. Até janeiro de 1998 jogou 59 partidas
(1 gol) pela Seleção Brasileira.
DJALMA SANTOS - lateral
Djalma dos Santos
27/02/29
Começou na Portuguesa de Desportos. Em 1959, já campeão do
mundo pela Seleção, foi contratado pelo Palmeiras. Permaneceu
no Parque Antártica até 1968 disputando 491 jogos (10 gols
marcados) e conquistando os títulos paulistas de 1959, 1963 e
1966, além do Robertão de 1967, a Taça Brasil de 1967 e o
Rio-São Paulo de 1965. É o recordista de partidas oficiais pela
Seleção Brasileira (98 partidas internacionais segundo a
última contagem oficial da FIFA). Encerrou a carreira no
Atlético-PR
DUDU - volante
Olegário Tolói de Oliveira
07/11/1939
Começou a na Ferroviária de Araraquara, como meia. Contratado
pelo Palmeiras em 1964, permaneceu no Parque Antártica até
1975, participando de 617 partidas (36 gols marcados). Campeão
paulista (1966, 1972 e 1974), brasileiro (1972 e 1973), do
Robertão (1967), da Taça Brasil (1967) e do Torneio Rio-São
Paulo (1965). Jogou 13 partidas internacionais (um gol contra a
Argélia) pela Seleção Brasileira entre 1965 e 1968. Nunca
disputou Copa do Mundo.
JULINHO - atacante
Júlio Botelho
05/08/29
Começou na Portuguesa de Desportos de São Paulo. Em 1955 foi
transferido para a Fiorentina da Itália onde jogou durante três
temporadas (89 jogos, 22 gols). De volta ao Brasil, foi sondado
para jogar no Corinthians, porém optou pelo Palmeiras onde
estava o técnico Brandão, seu amigo dos tempos da Portuguesa.
Pelo Verdão jogou 266 partidas, marcando 77 gols. Foi campeão
paulista (1959, 1963 e 1966), da Taça Brasil (1960) e do
Rio-São Paulo (1965). Pela Seleção Brasileira jogou 27
partidas internacionais (13 gols, incluindo 4 na vitória sobre a
Bolívia por 8 a 1 em 1953) entre 1952 e 1960.
LUÍS PEREIRA - zagueiro
Luís Edmundo Pereira
21/06/49
Campeão paulista de 1972 e 1974 e brasileiro de 1972 e 1973,
Luís Pereira teve duas passagens pelo Palmeiras entre 1968 e
1975 (saiu do Parque Antártica para brilhar no Atlético de
Madrid, da Espanha). Pelo Verdão atuou em 562 partidas marcando
34 gols. Defendeu a Seleção Brasileira em 33 partidas
internacionais. Jogou pelo Corinthians e encerrou sua carreira no
modesto São Bento de Sorocaba, clube que o lançou.
MAZZOLA - atacante
João José Altafini
24/07/38
Estreou no Palmeiras em 1956, antes de completar 18 anos. Jogou
na primeira divisão apenas duas temporadas e alguns jogos do
campeonato de 1958, antes de ser contratado pelo Milan da
Itália. Nos 106 jogos que fez pela equipe do Parque Antártica
marcou 77 gols. Essa média impressionante o levou a ser
convocado para disputar a Copa da Suécia como titular. Na
Itália, jogou no Milan (entre 1958 e 1965), no Napoli (1966 a
1972) e na Juventus (onde encerrou a carreira em 1976)
participando de um total de 459 partidas na "Serie A" e
marcando 226 gols (um índice excepcional para o futebol
italiano). Jogou na Seleção Brasileira (8 jogos, 4 gols) e na
seleção "azurra" (descendente de italianos, era
considerado "oriundi" pelas leis da Itália).
OBERDAN - goleiro
Oberdan Cattani
12/06/19
Jogou apenas no Palestra Itália e no Palmeiras, seu sucessor.
Estreou na primeira divisão em 1940 (substituindo Jurandir,
outra lenda do Parque Antártica). Pelo Verdão foi cinco vezes
campeão paulista (1940, 1942, 1944, 1947, 1950) e vencedor da
Copa Rio, em 1951. Defendeu o gol do Palmeiras em 347
oportunidades.
SCOTTO - lateral
Geraldo Scotto
11/09/34
Vestiu a camisa do Palmeiras durante dez temporadas participando
de 324 jogos (dois gols marcados). Foi campeão paulista em três
oportunidades (1959, 1963 e 1966), venceu o Torneio Roberto Gomes
Pedrosa uma vez (1967), duas vezes a Taça Brasil (1960 e 1967) e
o Rio-São Paulo de 1965. O "Carrapato", como era
chamado pelo seu estilo duro de marcar, jogou duas partidas
(ambas em 1960) pela Seleção Brasileira.
WALDEMAR FIÚME - zagueiro
Waldemar Fiúme
12/10/22
Chegou ao Palmeiras em 1941 como meia direita. Sucessivas
mudanças na equipe o recuaram, primeiro para a posição de
volante e mais tarde a de zagueiro. Campeão paulista de 1942,
1944, 1947, e 1950 e da Copa Rio de 1951, jogou 572 partidas pelo
Verdão ( marcou um total de 15 gols em toda a carreira, 9 deles
em 1942, quando atuava como meia). Encerrou a carreira em 1958
sem nunca ter vestido a camisa da SeleçãoBrasileira.