Mitos e Lendas


ADEMIR - meia
Ademir da Guia
03/04/42

Começou a carreira no Bangu (RJ). Descoberto pelo técnico Renganeschi, chegou ao Parque Antártica em 1961. Foi um dos maiores craques da história do clube. Vestiu a camisa do Palmeiras 866 vezes, marcando 153 gols. Foi cinco vezes campeão paulista (1963, 1966, 1972, 1974 e 1976), duas vezes campeão brasileiro (1972 e 1973), duas vezes campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 1969), uma vez campeão da Taça Brasil (1967) e campeão do Torneio Rio-São Paulo (1965). Defendeu a Seleção Brasileira em 9 partidas internacionais (nenhum gol). Encerrou a carreira em 1977.

CAFU - lateral/atacante/volante
Marcos Evangelista de Moraes
19/06/70

Formado nas categorias de base do São Paulo, jogou no time do Morumbi até se transferir para o Zaragoza, da Espanha. Pelo tricolor (onde jogou 235 partidas e marcou 35 gols) ganhou os títulos: brasileiro (1991), paulista (1991 e 1992), da Copa Libertadores (1992 e 1993), da Copa Intercontinental (1992 e 1993) e da Recopa sul-americana (1993 e 1994). Na volta ao Brasil, após uma rápida passagem pelo Juventude-RS, foi contratado pelo Palmeiras. Até janeiro de 1998 jogou 59 partidas (1 gol) pela Seleção Brasileira.

DJALMA SANTOS - lateral
Djalma dos Santos
27/02/29

Começou na Portuguesa de Desportos. Em 1959, já campeão do mundo pela Seleção, foi contratado pelo Palmeiras. Permaneceu no Parque Antártica até 1968 disputando 491 jogos (10 gols marcados) e conquistando os títulos paulistas de 1959, 1963 e 1966, além do Robertão de 1967, a Taça Brasil de 1967 e o Rio-São Paulo de 1965. É o recordista de partidas oficiais pela Seleção Brasileira (98 partidas internacionais segundo a última contagem oficial da FIFA). Encerrou a carreira no Atlético-PR

DUDU - volante
Olegário Tolói de Oliveira
07/11/1939

Começou a na Ferroviária de Araraquara, como meia. Contratado pelo Palmeiras em 1964, permaneceu no Parque Antártica até 1975, participando de 617 partidas (36 gols marcados). Campeão paulista (1966, 1972 e 1974), brasileiro (1972 e 1973), do Robertão (1967), da Taça Brasil (1967) e do Torneio Rio-São Paulo (1965). Jogou 13 partidas internacionais (um gol contra a Argélia) pela Seleção Brasileira entre 1965 e 1968. Nunca disputou Copa do Mundo.

JULINHO - atacante
Júlio Botelho
05/08/29

Começou na Portuguesa de Desportos de São Paulo. Em 1955 foi transferido para a Fiorentina da Itália onde jogou durante três temporadas (89 jogos, 22 gols). De volta ao Brasil, foi sondado para jogar no Corinthians, porém optou pelo Palmeiras onde estava o técnico Brandão, seu amigo dos tempos da Portuguesa. Pelo Verdão jogou 266 partidas, marcando 77 gols. Foi campeão paulista (1959, 1963 e 1966), da Taça Brasil (1960) e do Rio-São Paulo (1965). Pela Seleção Brasileira jogou 27 partidas internacionais (13 gols, incluindo 4 na vitória sobre a Bolívia por 8 a 1 em 1953) entre 1952 e 1960.

LUÍS PEREIRA - zagueiro
Luís Edmundo Pereira
21/06/49

Campeão paulista de 1972 e 1974 e brasileiro de 1972 e 1973, Luís Pereira teve duas passagens pelo Palmeiras entre 1968 e 1975 (saiu do Parque Antártica para brilhar no Atlético de Madrid, da Espanha). Pelo Verdão atuou em 562 partidas marcando 34 gols. Defendeu a Seleção Brasileira em 33 partidas internacionais. Jogou pelo Corinthians e encerrou sua carreira no modesto São Bento de Sorocaba, clube que o lançou.

MAZZOLA - atacante
João José Altafini
24/07/38

Estreou no Palmeiras em 1956, antes de completar 18 anos. Jogou na primeira divisão apenas duas temporadas e alguns jogos do campeonato de 1958, antes de ser contratado pelo Milan da Itália. Nos 106 jogos que fez pela equipe do Parque Antártica marcou 77 gols. Essa média impressionante o levou a ser convocado para disputar a Copa da Suécia como titular. Na Itália, jogou no Milan (entre 1958 e 1965), no Napoli (1966 a 1972) e na Juventus (onde encerrou a carreira em 1976) participando de um total de 459 partidas na "Serie A" e marcando 226 gols (um índice excepcional para o futebol italiano). Jogou na Seleção Brasileira (8 jogos, 4 gols) e na seleção "azurra" (descendente de italianos, era considerado "oriundi" pelas leis da Itália).

OBERDAN - goleiro
Oberdan Cattani
12/06/19

Jogou apenas no Palestra Itália e no Palmeiras, seu sucessor. Estreou na primeira divisão em 1940 (substituindo Jurandir, outra lenda do Parque Antártica). Pelo Verdão foi cinco vezes campeão paulista (1940, 1942, 1944, 1947, 1950) e vencedor da Copa Rio, em 1951. Defendeu o gol do Palmeiras em 347 oportunidades.

SCOTTO - lateral
Geraldo Scotto
11/09/34

Vestiu a camisa do Palmeiras durante dez temporadas participando de 324 jogos (dois gols marcados). Foi campeão paulista em três oportunidades (1959, 1963 e 1966), venceu o Torneio Roberto Gomes Pedrosa uma vez (1967), duas vezes a Taça Brasil (1960 e 1967) e o Rio-São Paulo de 1965. O "Carrapato", como era chamado pelo seu estilo duro de marcar, jogou duas partidas (ambas em 1960) pela Seleção Brasileira.

WALDEMAR FIÚME - zagueiro
Waldemar Fiúme
12/10/22

Chegou ao Palmeiras em 1941 como meia direita. Sucessivas mudanças na equipe o recuaram, primeiro para a posição de volante e mais tarde a de zagueiro. Campeão paulista de 1942, 1944, 1947, e 1950 e da Copa Rio de 1951, jogou 572 partidas pelo Verdão ( marcou um total de 15 gols em toda a carreira, 9 deles em 1942, quando atuava como meia). Encerrou a carreira em 1958 sem nunca ter vestido a camisa da SeleçãoBrasileira.

Hosted by www.Geocities.ws

1