Carnaval (História)

Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Mancha Verde
Na busca do direito de existir, a Mancha buscou uma alternativa viável para continuar a viver e assim continuar sua história, marcada por uma forte comunidade, com uma enorme tradição e com uma representatividade muito grande perante toda sociedade. E foi na busca desse direito, que num ato de coragem, contra tudo e contra todos que decidimos fundar no dia 18 de Outubro de 1995 o Grêmio Recreativo e Cultural Bloco Carnavalesco Mancha Verde, atualmente Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Mancha Verde. Mas não foi somente em decorrência destes fatos que essa nova Entidade totalmente distinta da Torcida, pois bem antes daquele fatídico episódio do Pacaembú no dia 20 de Agosto de 1995, (ver seção Episódio Pacaembú) a Mancha como torcida, já havia adaptado seu Estatuto Social e já estava com sua participação assegurada no Carnaval Oficial da cidade de São Paulo como Bloco Carnavalesco. Além disso, os fatos estão provocando que a criação dessa nova entidade não representou um "drible" na Justiça, como nos acusaram algumas pessoas, pois hoje é inegável o respeito e reconhecimento da Comunidade do Samba para com a Mancha Verde. Além disso possuímos 5 títulos em 5 carnavais que realizamos. Fomos duas vezes Campeões e três vezes vice. E mesmo nessas três vezes que ficamos com o vice-campeonato, fomos aclamados pelo público, pelos críticos e até pelo pessoal da UESP (Entidade Maior) como os campeões de fato. Uma pena que inesplicavelmente este direito não nos foi dado em virtude da absurda avaliação de alguns jurados. Sem falsa modéstia, nossos desfiles sempre foram marcados pela grandeza, garra, beleza e organização. Sabemos que temos muito que aprender ainda e vamos aprender com toda humildade possível. Mas entendemos que não basta apenas participar, mas também procurar engrandecer e honrar o Samba Paulistano. É com esse espirito, com esse trabalho e com esse respeito que pretendemos alcançar nosso objetivo maior que é o de chegar ao Grupo Especial de Escolas. Com certeza, o nosso Guerreiro Cléo, está feliz lá de cima, pois este sempre foi um grande sonho dele que agora o tornamos uma realidade. Segue a seguir nossa gloriosa história :

O início de nossas atividades foi uma grande correria, pois a fundação foi quase no final do ano de 95 e não havia como divulgar aos antigos sócios da torcida, pois a "Justiça" estava com nossas fichas de associados, porém a única solução era o boca a boca, ou seja, cada associado comunicava o outro. Então nosso 1º desfile ocorreria há menos de 4 meses da nossa fundação inicialmente como Bloco Pleiteante, categoria mínima de Blocos Carnavalescos em Sampa. Começamos a ensaiar na Quadra da Escola de Samba Águia de Ouro, e no 1º desfile conseguimos um honroso 2º lugar, que foi considerado como uma grandiosa vitória, pois o tempo era muito curto além de sermos inexperientes. Desfilamos na Vila Maria com o enredo "Sinal Verde para a Vida". Assim subiam 2 blocos para o Grupo I e conquistamos nosso maior objetivo naquele momento. No ano seguinte, melhor estruturados e ainda ensaiando na Águia de Ouro, conseguimos o título de forma arrasadora com o enredo "Noite Paulistana, Um Convite ao Prazer", desfilando em Pirituba e com isso ganhamos o direito de desfilarmos no Anhembi, assim como fazer parte da elite dos Blocos Carnavalescos, pois passamos a fazer parte dos Blocos Especiais, categoria máxima para Blocos. No ano de 1998 com o enredo "Minha terra tem Palmeiras" a Mancha conquista novamente o título de Campeã, desta vez dos Blocos Especiais e desfila pela primeira vez no desfile das campeãs no Anhembi. Um dos grandes destaques que conseguimos naquele ano, foi trazer o grande puxador Quinho do Salgueiro, mostrando sua grandeza, pois muitas Escolas de Samba não conseguiram tal fato. Em 1999 com o enredo "Vinho, O Néctar dos Deuses" desfilamos novamente no Anhembi e conseguimos o 2º lugar perdendo estranhamente no quesito letra do samba, onde foi descontado 2 pontos o que nos custou o título por meio ponto. O detalhe é que nesse ano passamos a realizar nossos ensaios na quadra da Rosas de Ouro e com isso ganhamos mais experiência. Com esses fatos, vimos que a Mancha era grande demais para desfilar como um simples Bloco Carnavalesco e então surge a idéia de mudarmos para Escola de Samba, fato este que aconteceu no ano de 1999. Assim ganhamos o direito de desfilar no Grupo III Oeste, onde subiriam 2 Escolas de Samba para o Grupo II. Então com o enredo "Brasil, Que História é essa?" a Mancha entrou na Avenida Edgar Faccó em Pirituba com 1200 integrantes e conseguimos atingir o objetivo maior que era subir de grupo, conquistando 98,5 pontos contra 100 da campeã Lavapés - que é a Escoal de Samba mais antiga de Sampa. Assim no ano 2001 estaremos no Grupo II, lutando para subirmos para o 1A, depois em 2002 lutaremos para estarmos no Grupo I, para finalmente em 2003 subirmos para o Grupo Especial. É necessário para tanto que você associado freqüente nossos ensaios e esteja sempre ligado nas festas e acontecimentos realizados pela Mancha.

Veja aqui em baixo as letras dos sambas e os carros abre-alas.

Carnaval97

Carnaval98

Carnaval99

Carnaval2000

Hosted by www.Geocities.ws

1