Nos anos 40, foi para a cidade de Ouro Preto estudar no Ginásio Arquidiocesano, no sistema de internato, e lá começou a se destacar no futebol. Disputava campeonatos pelo próprio Ginásio Arquidiocesano e também atendendo a convites disputava campeonato regional pela Escola de Farmácia de Ouro Preto na posição de goleiro.

Nesta época fez grandes amizades como por exemplo o professor José Benedito, que sempre procurava ao passar pela cidade.

 

"Recordamo-nos, com saudade, do quadro de futebol, cujo técnico era o jovem professor José Benedito. Dois craques da época: Padre Mendes, um grande centro-médio e Padre Carmélio, um magnífico centro-avante.

Tudo isso serve para lembrar o clima de respeitosa camaradagem entre professores e alunos, que perdura até os nossos dias.

E, por falar em futebol, nunca poderemos afastar da lembrança aquele que foi o maior acontecimento esportivo da época: a grande vitória de 5 x 2 do Arquidiocesano sobre o Colégio Municipal.” (Memórias de Eng. Emílio Ibraim).

 

De volta a Barbacena, começou a jogar no Villa do Carmo Futebol Clube, onde alternava partidas na posição de goleiro e de ponta esquerda.

Contava ainda, que recebera diversos convites para ir jogar em alguns clubes no Rio de Janeiro, entre eles o Botafogo e o Vasco da Gama, mas sua mãe, viúva na época e com a responsabilidade de muitos filhos para criar, não deixava que estes se separassem.  

Abaixo o registro de algumas partidas de futebol pelo Villa do Carmo de Barbacena:

Vila do Carmo

4 X 2

Ipanema

Gols: Athos ( 3 ) e  Adolfo ( 1 )

1-Joaquim, 2-Antero,

3-Zé Pequeno,

4-Mistrica, 5-Daniel,

6-Waltinho, 7-Coralino, 8-Cabaré,

9-Rui, 10-Athos,11-Adolfo,

12-Euclides e 13-Messias

 

Villa do Carmo

1 X 1

Andaraí

07/09/1947

1-Mistrica, 2-Carmo,

3-Zé Pequeno,

4-Cincoenta, 5-Nelito, >

6-Ceci, 7-Barão, 8-Athos,

9-Daniel, 10-Carioca e

11-Carvalho

Nesta foto falta o Levy que fez o gol.

 

Villa do Carmo

2 X 2

América F C

24/10/1948

Arlindo, Carioca, Cincoenta, Zé Pequeno, Carmo,

Abalem, Athos, Amaury, Daniel, Levy e Bombeiro

 

Gols: Athos e Carmo


Em 15 de janeiro de 1949, época em que jogava na posição de goleiro, ao disputar uma bola com um atacante adversário, este veio a cair sobre sua perna esquerda, causando a fratura da tíbia. A recuperação foi complicada e Athos ainda teve que se submeter a uma cirurgia para correção da fratura, e contava ele que, depois de quase 1 ano de gesso, quando passeava pela varanda de sua casa, de muletas, voltou a cair fraturando novamente a mesma perna.

Após isso abandonou os esportes e foi morar em Belo Horizonte para conclusão dos estudos, e em 1955 casou-se com Áurea Moreira Boratto.

Em 1957 voltou para Barbacena, e passou a trabalhar no Colégio Estadual Professor Soares Ferreira, como professor de ciências, e também posteriormente, na Escola Agrotécnica Federal de Barbacena como professor de biologia.
Como professor, apesar de sua rigorosa conduta, era admirado por muitos alunos que sempre que o viam gostavam de recordar algum fato, ou simplesmente para um abraço no  “mestre”, como gostavam de chamá-lo.
Já aposentado gostava de pescar nos finais de semana e adorava organizar e participar de reuniões familiares, porém os problemas cardíacos não o deixaram que aproveitasse mais sua aposentadoria, e com apenas 74 anos de idade, em 10 de setembro de 1999, Athos veio a falecer em Barbacena, onde foi sepultado, deixando saudades e exemplo de uma vida digna e correta.

Sem saber ao certo a época correta, temos ainda o registro de suas aventuras como piloto amador. Tirou o brevet no Aero Clube de Barbacena e participou da Revoada Salgado Filho até a Argentina, como mostra o recorte de jornal ao lado.

 

Essa revoada foi repleta de aventuras, contava que ao chegar ao Rio de Janeiro, tiveram que trocar toda a tela das asas do avião pois ao passar na vistoria, viram que as mesmas estavam podres.

 

Quando chegaram a São Paulo, como seu avião não tinha roda traseira, não poderia aterrissar nas pistas asfaltadas, optou então pelo pouso na grama, entre as duas pistas existentes, e foi um desastre total, porque o avião foi arrancando a fiação elétrica de sinalização do aeroporto.

 

 

Retornar

Hosted by www.Geocities.ws

1