Mediação Pedagógica

 

A mediação pedagógica refere-se, ao relacionamento professor-aluno na busca da aprendizagem como processo de construção do conhecimento, a partir da reflexão das experiências. O mediador é aquele que intervém, o que recebe a disciplina pronta e que conduz os alunos na aprendizagem. É através dele, que os materiais são adequados ao público que se destina, criando uma linguagem para ser entendida pelos estudantes. É ele quem diz se o material esta ou não bom. Porém, a antiga figura de professor continua firme, só que agora com outro perfil, como um facilitador.

 

Um curso a distância a princípio parece ser fácil de se fazer, mas o aluno que for realizá-lo precisa  ter disciplina, o que é a condição prioritária pata o aluno gerenciar seus estudos, determinação, ser maduro, ter interdependência e auto-motivação.

Vale lembrar que um aluno que faz um curso a distância é diferente.

 

Em uma aula virtual o mediador age como um facilitador, porém "não" tem como falar com o professor e nem com os colegas na hora em que surgem suas dúvidas.

É através de chats, fóruns e listas de discussão, que se tiram as dúvidas de uma aula a distância.

É importante que o curso a distância a ser escolhido seja na área  que seja adequado ao perfil do aluno ou que já estejam interessados.

Tem que escolher um curso de interesse, para ter motivação de seguir adiante. A falta de motivação faz com que o aluno desista do curso. Sempre verificar se o curso é ou não reconhecido pelo MEC.

 

A mediação pedagógica é vista como um aspecto fundamental para dar sentido a educação. 

Ela se pauta na articulação dos princípios de ensino-aprendizagem e concretiza-se pelas constantes recriações de estratégias durante a realização de um curso.

Acesse agora nos links abaixo para ter mais informações sobre mediação pedagógica.

Voltar

Hosted by www.Geocities.ws

1