Apresentação do Sitefólio

|
O sitefólio é uma das formas de registro das atividades elaboradas pelos alunos do Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional da Uniminas. Este processo promove o desenvolvimento dos saberes práticos e teóricos da tecnologia juntamente com as demais disciplinas do curso. Este registro além de nos propiciar um aprendizado diferenciado ele pode se tornar base para tantos outros trabalhos. Para a melhoria deste projeto é bastante necessário a pesquisa de ferramentas que irão dar vida principalmente a parte ilustrativa do trabalho. O sitefólio é uma atividade proposta pela Profª Gilca dos Santos Vilarinho, que começa a ser desenvolvido no 3º período do curso, na disciplina Informática Aplicada à Educação I e será construído no 4º e 5º períodos. Pode ser utilizado como uma carta de apresentação, onde conterá os registros acadêmicos e profissionais do aluno de uma forma descontraída e bem diferenciada. É importante o aluno ter uma percepção e um cuidado ao criar seu sitefólio, pois ele será visualizado por várias pessoas e por motivos variados. É importante ressaltar o processo de ensino-aprendizagem que ocorre ao desenvolver este tipo de trabalho, pois a partir deste momento o aluno se torna criador do seu próprio sucesso e dependendo da sua criatividade esta ferramenta será utilizada para diversos processos no campo profissional e pessoal. Este período de aprendizado foi muito evolutivo, pois no início tive muita dificuldade de utilizar as ferramentas e encontrar as ilustrações para compor o trabalho. A maior dificuldade foi quando começamos a hospedar as produções no geocities, foi doloroso, mas consegui superar e acredito que hoje a facilidade auxilia muito no desenvolvimentos das atividades. Ao comparar minhas produções percebo a evolução e a importância deste trabalho, pois no sitefólio posso reunir todos os meus trabalhos acadêmicos de uma forma organizada e descontraída, tendo ainda a possibilidade e ser visualizada por outras pessoas.
|