SENHORA DONA MARIA TERESA DO CARMO DE NORONHA

A Senhora Dona Maria Teresa de Noronha, nascida em
Lisboa em 07 de Setembro de 1908, começou por estudar canto lírico e integrar o
coro do Teatro Nacional de São Carlos. Em 1938 apresentou-se a cantar fado aos
microfones da Emissora Nacional e um ano depois gravou o primeiro disco. Na
década de 1940 iniciou as digressões ao estrangeiro. Durante 20 anos foi
responsável por um programa na Emissora Nacional (actual RDP), onde
semanalmente interpretava quatro fados intervalados por uma guitarrada. A
fadista decidiu abandonar "no auge das suas capacidades", pois,
contou Raul Nery, "disse preferir sair por vontade própria que ser mandada
embora". Casou
com o Senhor Dom António José de Guimarães Sabrosa, Conde de Sabrosa. Fadista
de renome internacional, é tia do fadista e sacerdote,
Dom
Frei Hermano Vasco Villar Cabral da Câmara. Veio a falecer em São Pedro de
Sintra, aos 05 de Junho de 1993, aos 75 anos de idade. Dos seus inúmeros
espectáculos efectuados no estrangeiro, destaca-se a sua participação na
inauguração do voo Lisboa-Rio de Janeiro, bem como as actuações que realizou
para a família Rainier, no Mónaco, e para a família real britânica, na década
de 60, em Londres, onde gravou também uma hora de fado para a BBC.
Mons. Dom ++ Paulo
Jorge de Laureano – Vieira y Saragoça
(Mar Alexander I
da Hispânea)