CATECISMO ORTODOXO

 

  

B. Exposições do Ensinamento Cristão

 

 

d. Dogmáticas e fé

Teologia dogmática é para o Cristão que crê. Nem mesmo ela não inspira fé. Mas pressupõe que a fé já exista no coração. "Acreditei, por isso falei" diz um homem justo no Velho Testamento (Sal. 116, 10). E o Senhor Jesus revelou os mistérios do Reino de Deus a Seus discípulos depois que eles acreditaram Nele: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, E nós temos crido e conhecido que Tu és o Cristo, o Filho de Deus”. (Jo. 6, 68-69). Fé, e mais precisamente fé no Filho de Deus que veio ao mundo, é a pedra fundamental da teologia". "Estes porém foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seus Nome" (Jo. 20, 31), escreve o Apóstolo João no fim do seu Evangelho e ele repete o mesmo pensamento muitas vezes em suas Epístolas: e essas palavras dele expressa a ideia principal de todo os escritos dos Santos Apóstolos: Eu creio. Todo Cristão teologicamente deve começar com essa confissão. Sob essa condição teologizar não é um exercício intelectual abstracto, nem uma dialéctica intelectual, mas uma morda dos pensamentos nas verdades divinas, um direccionamento da mente e coração para Deus, e um reconhecimento do amor de Deus. Para um descrente teologizar é algo sem efeito, pois Cristo, para descrentes é "uma pedra de tropeço e rocha de escândalo" (1 Ped. 28; ver Mt. 21,44).

 

 

Arcebispo Primaz Katholikos

Mons. Dom ++ Paulo Jorge de Laureano – Vieira y Saragoça

(Mar Alexander I da Hispânea)

 

 

Principal

Catecismo da Igreja Ortodoxa

 

 

Última actualização deste Link em 07 de Abril de 2009

 

 

 

 

Hosted by www.Geocities.ws

1