CATECISMO ORTODOXO
B. Exposições do Ensinamento
Cristão
d. Dogmáticas e
fé
Teologia dogmática é para o Cristão que crê. Nem
mesmo ela não inspira fé. Mas pressupõe que a fé já exista no coração. "Acreditei,
por isso falei" diz um homem justo no Velho Testamento (Sal. 116, 10).
E o Senhor Jesus revelou os mistérios do Reino de Deus a Seus discípulos depois
que eles acreditaram Nele: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as
palavras da vida eterna, E nós temos crido e conhecido que Tu és o Cristo, o
Filho de Deus”. (Jo. 6, 68-69). Fé, e mais
precisamente fé no Filho de Deus que veio ao mundo, é a pedra fundamental da
teologia". "Estes porém foram escritos para que creiais que Jesus
é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seus Nome" (Jo. 20, 31), escreve o Apóstolo João no fim do seu
Evangelho e ele repete o mesmo pensamento muitas vezes em suas Epístolas:
e essas palavras dele expressa a ideia principal de todo os escritos dos Santos
Apóstolos: Eu creio. Todo Cristão teologicamente deve começar com essa
confissão. Sob essa condição teologizar não é um exercício intelectual
abstracto, nem uma dialéctica intelectual, mas uma morda dos pensamentos nas
verdades divinas, um direccionamento da mente e coração para Deus, e um reconhecimento
do amor de Deus. Para um descrente teologizar é algo sem efeito, pois Cristo,
para descrentes é "uma pedra de tropeço e rocha de escândalo"
(1 Ped. 28; ver Mt. 21,44).
Arcebispo Primaz Katholikos
Mons. Dom ++ Paulo
Jorge de Laureano – Vieira y Saragoça
(Mar Alexander I
da Hispânea)
Principal
Catecismo
da Igreja Ortodoxa
Última actualização deste Link em 07 de Abril de 2009