O MILAGROSO ÍCONE DA VIRGEM DE KAZAN

 

 

 

 

 

O ícone de Nossa Senhora de Kazan, em estilo grego-bizantino, teria sido pintado, segundo os especialistas, em Constantinopla, no século XIII. A obra apresenta a imagem de meio corpo da Virgem carregando o Menino Jesus, que se encontra quase de pé numa atitude de bênção para com sua mãe, para quem ele ergue sua mão direita.

O ícone encontra-se recoberto com uma lâmina de prata que cobre a figura e as vestimentas, deixando visíveis apenas os rostos da Mãe e do Filho. Sob a cobertura está o desenho e as cores se conservam perfeitamente, o que se leva a considerá-lo não apenas como uma peça de altíssimo valor religioso, mas também uma verdadeira obra de arte.

A lâmina que recobre a imagem data do século XVII e contém incrustações de diamantes, esmeraldas, rubis, safiras e pérolas, a maior parte dos quais foram acumuladas por diversos doadores que deste modo quiseram expressar sua devoção à Sagrada Imagem.

No dia 01 de Outubro de 1552, festa da "Protecção da Virgem", o exército do Czar Ivan, o Terrível, assaltou as muralhas da cidade de Kazan, até então capital do Reino Tártaro. O Czar, em acção de graças pela vitória obtida, ordena a construção de uma grande basílica em honra da Mãe de Deus, dedicando-a ao mistério da Anunciação.

No ano de 1579, Kazan foi assolada por um violento incêndio que destruiu a metade da cidade. Enquanto a população se recuperava da tragédia, a Virgem aparece a uma menina de nove anos. Manda-lhe escavar as ruínas porque ali encontraria o Sagrado Ícone.

No dia 08 de Julho de 1579, é encontrada entre as cinzas a imagem de Nossa Senhora de Kazan. Trasladada até a Catedral da Anunciação de Kazan, começa a ser objecto de grande devoção religiosa, sendo-lhe atribuídos inúmeros milagres. Ali permaneceu até por volta do ano de 1612 quando é transportada para a cidade de Moscovo.

Em 1790 o Czar Pedro, o Grande, invoca-a como "protectora e estandarte" na batalha de Poltava, contra Carlos XII da Suécia. Após a vitória russa o ícone é entronizado na Catedral de Moscovo, sendo em seguida transferida para São Petersburgo e colocada num santuário a ela especialmente dedicado.

Na noite de 29 de Junho de 1904, durante uma revolta popular, desaparece juntamente com outros tesouros do Santuário. Em 1970, cerca de sessenta anos depois, reaparece numa exposição de arte nos Estados Unidos. Neste contexto, foi comprado  pelo "Centro Russo Católico de Nossa Senhora de Fátima" organização católica romana de devoção à Virgem de Fátima. Prosseguindo sua caminhada foi entronizada na Capela Bizantina, em Fátima, Portugal, e em 1993, foi entregue ao papa romano por esta organização.

O Bispo de Roma conservou o ícone na capela de seu apartamento pessoal, esperando a oportunidade de encontrar-se com o Patriarca Alexis II para devolvê-lo, pois este, enquanto chefe actual da Igreja Ortodoxa Russa, era considerado seu legítimo proprietário.

Em 28 de Agosto de 2004, o Papa São João Paulo II, manifestando o desejo de promover as relações fraternas com a Igreja Ortodoxa Russa, devolveu ao Patriarcado de Moscovo este que é um dos ícones mais venerados pelos ortodoxos através da história.

 

 

Arcebispo Primaz Katholikos

Mons. Dom ++ Paulo Jorge de Laureano – Vieira y Saragoça

(Mar Alexander I da Hispânea)

 

 

Principal

Textos Diversos

 

 

Última actualização deste Link em 07 de Abril de 2009

 

 

 

Hosted by www.Geocities.ws

1