BIOGRAFIAS

OASIS
"

Alguém estava contando uma piada quando fui concebido", disse Noel Gallagher certa vez. "Você sabe, 'Vamos fazer deste cara um escritor e um guitarrista, mas fazê-lo escrever com sua mão esquerda e tocar guitarra com a direita, nascer em meados de maio e dar a ele um nome natalino como Noel e sob um signo de duas faces - Gêmeos.' Viva !".

Embora seja agradável atribuir o nascimento de Noel a uma força maior, é mais viável que um número de elementos naturais da terra se uniram para fazer quem ele é.

Nascido em 29 de maio de 1967 em Manchester, Noel foi o segundo filho de Thomas e Margaret Gallagher. Thomas - Thommy para os garotos do pub - era trabalhador de construção civil e DJ de country music nas horas de folga. Ele, sua esposa, conhecida pelos seus amigos como Peggy, e seu primeiro filho - Paul - , moraram no subúrbio de classe média operária em Manchester, chamado Burnage.

O pequeno Liam chegou a casa da família Gallagher cinco anos depois, em 21 de setembro de 1972. Noel se viu obrigado a dividir o quarto com seu novo irmão, e via Paul, apenas um ano e meio mais velho, ter um quarto só para ele. Mas isto foi melhor para Liam e Noel, pois o quarto acompanhou o início de uma grande amizade e de um relacionamento com muito amor fraterno.

Os garotos tiveram as histórias de sua infância rabiscados em seu muro, posteriormente descrito por Tommy como seu "wonderwall". "Partes de músicas, poemas, nomes das bandas favoritas, times de futebol. Numa esquima Noel escreveu 'I Love Diane Jones' e abaixo, com a mesma letra, 'Liam is a puff '. Eles brigavam para ver quem tinha mais frases escritas no muro."

Certa vez, Noel disse : "Quando eu tinha 15 anos, Liam tinha 10. Uma vida social comigo era inconcebível. Era no mínimo divertido pensar na parceria dele comigo numa banda. Mas aqui estamos nós. Eu com 28 e ele com 23. Tal como a vida é. Quando eu tiver 65, ele terá 60 e será irrelevante, nós envelheceremos juntos."

Além do amor deles pelo futebol, os rapazes também são apaixonados por rock'n'roll. Ambos, Noel e Liam, foram grandes fãs de um "glamuroso roqueiro dos anos 70 - Alvin Stardust". "Eu sempre os pegava cantando com as escovas de cabelo nas mãos, como se fossem microfones,e fazendo estar tocando guitarra", lembram seus pais.

A maior banda de todos os tempos - The Beatles, foi o mais importante para o crescimento musical de Noel. Seguiu no caminho das coleções "Red and Blue" que foram a base de sua sensibilidade musical nos anos que chegavam. "Eu tinha aproximadamente 6 anos quando comecei a ouvir o 'Red Album' ", lembra. "Realmente são canções para o crescimento...'The Red Album' marcou os Beatles para sempre como uma grande banda pop e o 'The Blue Album' os marcou para sempre como uma grande banda de rock."

Noel mantinha um caderno de rascunho no qual relatava suas experiências com poemas, nomes de bandas e letras de suas músicas favoritas.O movimento No-Nukes do final dos anos 70 juntamente com o slogan de uma juventude idealista ficaram registrados em suas anotações. A vida escolar de Noel foi muito problemática. Embora fosse evidentemente um jovem brilhante, ele lutou com um pequeno caso de dislexia - dificuldade de memorizar - , ajudado com a baixa qualidade das escolas de Manchester. Uma combinação perigosa.

"A escola realmente nunca representou muita coisa para mim", explicou depois. "Eu sabia desde cedo o que eu queria ser. Eu queria ser músico." Na infância, uma infecção crônica no rim, deu a Noel seu primeiro sabor de destaque sobre os outros. Por causa de sua doença, o jovem Noel não precisava mais utilizar o uniforme escolar. "Eu era a única criança que podia usar calças" lembra ele."Todos tinham estes pequenos calções cinza e eu usava calças pretas apertadas no corpo. Todos me odiavam."

Liam, por outro lado, era tímido e quase não tinha amigos. Na vizinhança, o jovem Gallagher era conhecido como "Peggy's Shadow" - a sombra de Peggy. "Este não era o problema de Liam", disse Tommy. 'Todos os rapazes da redondeza tinham a idade de Noel e todas as crianças da idade de Liam eram garotas. Então ele tinha que brincar com os rapazes mais velhos, e muitas vezes chegava em casa com o nariz sangrando, com um corte, após uma briga. Quando Peggy saía, Liam ia junto para resolver o problema." Liam era totalmente tímido com as garotas, recorda-se seu pai."Até os 14 anos, ele costumava dizer, 'Eu odeio garotas, elas fazem minha cabeça'. Noel era campeão com as garotas. Ele tinha diversas namoradas. Diane Jones era a única que ele realmente respeitava. Normalmente ele as levava para dentro de casa. Quando eu o pegava com maus-comportamentos o mandava namorar lá fora. Nosso Noel geralmente levava as garotas para o andar de cima, pois era lá onde sua aparelhagem de som ficava. E ele tocava para elas por toda a noite.

"Eu era um pouco patife quando jovem." disse Noel. "Normalmente aprontava alguma coisa para agitar a escola. Até que um dia eu e este rapaz roubamos uma loja na esquina da rua de casa, que é algo muito estúpido para se fazer, porque todos me conheciam e sabiam exatamente quem eu era. De qualquer modo, cumpri pena condicional durante 6 meses. Eu não tinha absolutamente nada para fazer...Então eu sentava ali e tocava alguns acordes em minha guitarra acústica. Pensei que isto fosse realmente bom por quase um ano, até que um dia alguém me deu um chacoalhão. Em seguida eu pensei ' Agora não posso mais tocar estas coisas. Tenho que começar tudo de novo'. " Quando Noel tinha por volta de 13 anos, ele encomendou sua primeira e verdadeira guitarra do catálogo "John England", "uma horrorosa acústica preta, copiada da Gibson Hummingbird". Mas foi a partir daí que todas as outras coisas - escola, garotas, futebol - ficaram em segundo plano na sua vida. Ele praticava constantemente, tocando suas músicas favoritas repetidas vezes. "Eu posso tocar todas do "The Wall", todas as canções,..." ele disse.

Apesar do pequeno problema de ser um guitarrista canhoto com uma guitarra para destro, Noel já estava compondo músicas, tão logo aprendeu seu 3º acorde, " Eu estava em meu quarto", lembra de sua primeira composição. "Era inverno. Foi G, E menor, C, D, os acordes básicos e o refrão era 'And Life goes on, but the world will never change'. Eu devia ter fumado por todo o tempo. Era apenas para ver se eu era capaz. Depois compus aproximadamente 75 músicas que ninguém jamais ouviu."
Tendo anteriormente desenvolvido uma relação de amor com os Beatles, a adolescência de Noel foi marcada pela fúria do punk rock. Ele assistiu seu primeiro show em 1980, do "Demned", no Manchester Apollo. Ele era "jovem demais para ser punk" disse Noel. "Eu estava com 10 anos em 1977 e esta é a idade na qual a última coisa que você faz é escutar música. Quero dizer, você está tão ocupado em brincar...futebol, polícia e ladrão ou qualquer coisa deste tipo."

"Minhas primeiras lembranças do punk são de um sujeito da rua de cima em Burnage que tinha um longo cabelo loiro e um ponto de exclamação tatuado em suas costas" lembra. "Era como... 'Olha aqui!!! ', e ele tinha uma camiseta dos Sex Pistols, então sempre os associei à excentricidade." Manchester no início dos anos 80, como na maioria das vezes na Inglaterra, foi o berço das grandes bandas. Os anos pós-punk trouxeram um número significativo de bandas e estilos musicais, seja o gothic death-knell do Joy Division, o giddy punkpop dos Buzzcoks, ou o mais importante para Noel, o magnífico The Smiths.

"Havia um grande vazio em minha vida após a separação do Jam e então vieram os Smiths..." disse Noel. "Eles eram apenas tão diferentes de qualquer outra coisa... E tinha Johnny Marr, meu favorito dos Smiths, com seu corte de cabelo 'tigela' e óculos de sol que lembravam Brian Jones com seus cabelos pretos. E eles tinham grandes canções!".

Noel viu os Smiths no 'Manchester's Free Trade Hall' em 1984, e isto teve um impacto enorme para ele. "Eu era um grande fã e tinha todos os discos, mas eu realmente não sabia muito sobre eles...", recorda. "Quando chegamos lá, o lugar inteiro estava coberto de flores, e eu pensei , 'Isso é maravilhoso...' ". Em abril de 1986, Peggy levou seus filhos e deixou Tommy, a separação foi altamente dolorosa. Liam, realmente nunca superou isto: "Eu não o vi durante anos..."lembra Liam. Peggy sustentou o crescimento dos seus três garotos, trabalhando perto da fábrica McVittie, fábrica de biscoitos 'Jaffa Cakes'( um biscoito britânico com recheio de marmelada ). "Ela chegava em casa com a bolsa cheia deles" conta Noel.

Com sua mãe trabalhando fora, os garotos tinham que se cuidar sozinhos. Noel e Paul, já na adolescência, estavam ocupados com seu próprio crescimento para serem um pai substituto para o pequeno Liam. "Isto poderia parecer muito frio e duro..."conta Noel, "mas quando você é de Manchester, eu não diria que é uma educação dura, mas a educação da classe trabalhadora. Você tem mais coisas para se preocupar do que com a estabilidade emocional de seu pequeno irmão." Noel assumiu uma série de trabalhos adolescentes ingratos, inclusive como escritor de letreiros numa fábrica de cama e em uma padaria. Tão ruim como esses trabalhos poderia ter sido, nada se comparou aos terríveis bicos que fazia com Tommy, com Liam lavando furgões por alguns trocados.

"A pior coisa do mundo é trabalhar com seu pai" Noel disse à Q magazine. "Você não pode fazer nada certo. As pessoas perguntam como é estar numa banda com seu irmão e eu penso, 'E como deve ser estar num local de construção em Janeiro quando está chovendo granizo com seu pai e seus dois irmãos e dois de seus primos e dois tios seus e vc...odeia muitos deles?' Porque estávamos sempre argumentando que estaríamos ainda trabalhando às nove todas as noites. Então discutiríamos de quem era a culpa por estarmos atrasados e quando chegássemos em casa, mamãe estaria com o jantar por horas no forno e começaria a discutir. Anos de desordem. Nós éramos os Clampetts, The Burnage Hillbillies."

Ele tinha um emprego numa firma de construção contratada pela British Gas. Lá, um importante momento da jovem vida de Noel aconteceu. Um grande e pesado objeto de aço caiu em seu pé direito enquanto estava colocando-o no chão, estraçalhando em pedaços. Após melhorar do acidente, Noel conseguiu um emprego em uma loja. Mas tarde descobriu que ficaria lá sozinho e passou a levar sua guitarra com ele. Lá que ele começou a escrever, compondo quatro das músicas que mais tarde estariam no primeiro disco do Oasis."As pessoas riam", ele contou à MTV, "Diziam, 'o que está v fazendo?' 'eu quero ser compositor.' 'Um compositor? Por que não vai ser um traficante como nós?'" Enquanto isso, Liam estava tendo problemas. Sua carreira escolar parecia estar indo na mesma maneira que a do seu irmão. "Eu odiava a escola", ele disse. "eu não ia. Sempre que ia, eu estava em problemas, saca? Eu não aprendi nada lá." Após uma briga que terminou com Liam levando uma pancada de martelo na cabeça, Liam foi expulso da escola. Mas vendo como estava miserável, ele rapidamente pegou um emprego de construtor de cercas. "Todos os outros estavam na escola e eu estava ganhando 70 Libras por semana." Em casa, ele não entendia a crescente fascinação de Noel pelo Rock’n’roll, o que levou a inumeráveis desentendimentos com o companheiro de quarto que estava crescendo cada vez mais dedicando-se ao seu instrumento. "Eu não era afim de música", Liam falou à Melody Maker. "Eu falava 'Pare com esse bando de merda que vc está fazendo com essa guitarra, vc não sabe tocar isso, pare!' Eu só me interessava por futebol e era um vagabundo."

Embora sua posição anti-música fosse mais uma forma de rebelião contra seu irmão, não era só Noel quem serviu como alvo da antipatia de Liam à respeito dos músicos. "Eu zombava de qualquer pessoa que passasse por mim com uma guitarra. 'Seu idiota, tocando música.' Eu achava que era esquisito."
Nos anos 80 Manchester tornou-se o centro do universo do British Pop com o início do som "Madchester". Uma combinação da Detroit house music, Jangly indie rock e a Mac attitude, bandas como Drug-crazed Happy Mondays caracterizaram o Loose Groove. A banda do momento era o Stone Roses, que deu um jeito na cabeça do jovem Liam. No seu aniversário de 21 anos, Noel, agora fixado no mundo da música de Manchester, levou seu irmão mais novo para ver o Stone Roses e a partir dessa noite ele não mais precisaria ouvir a loucura anti-música do Liam.

"Olha, esse cara dividiu o quarto comigo durante anos, ele não sabia o sentido das coisas até quando conheceu o Stone Roses, e ele podia totalmente se identificar com Ian Brown. E eu disse, 'agora vc me entende?'"

Enquanto as bandas de Manchester estavam perdendo o foco, a dance music recebia mais atenção nos clubs da cidade. Mesmo assim Liam nunca gostou desse tipo de música. "Eu acho que isso me enjoa". "Depende do que vc chama de dance music. Sly and the family Stone é dance music... Sly Stone é boa música, certo. Mas essa dance music de hoje em dia é a mesma batida idiota DANK DANK DANK e alguns caras cantando 'nós todos somos livres' quando vc não está. Isso é uma merda..." Em 1988, Noel foi convidado para fazer um teste de voz para a banda de um amigo do Club que eles estavam chamando de Inspiral Carpets. "quando eles me perguntaram se eu ia , eu pensei, 'Este é meu destino!" "Eu cantei 'Gimme Shelter' balançando a cabeça como Shaun Ryder, e eles me reprovaram." Mesmo assim, Noel conhecia suas guitarras e os membros acharam que seria útil tê-lo por perto. Clint Boon disse, "Você pode ser um Rodie, se quiser'". Noel finalmente ganhou um emprego e podia realmente se relacionar com isso. Ele caiu como um pato na água em sua vida de Roadie. Em Manchester, Liam, agora sem emprego, fã de música, estava montando uma banda. Apesar de tudo, como quase todo jovem que montou uma banda de rock, não tinha realmente muito o que fazer. "Eu não tinha nada. Nenhuma motivação, nada. Apenas me sentava, assistia TV e sonhava." Ele se juntou com seu antigo camarada da escola, Paul 'Guigsy' McGuigan, no baixo, o baterista Tony McCarroll, e na guitarra Paul Arthurs, o membro mais velho, conhecido como Bonehead. "Isso vem há 20 anos atrás",disse Bonehead "Quando eu tinha 9 anos, eu estava no primário, éramos crianças, em 74. Todos usavam cabelo grande naqueles dias, mas meu pais sendo bons católicos irlandeses, não gostavam disso. Meu cabelo era curto e todas aquelas crianças com cabelos compridos me olhavam e me chamavam de bonehead. Isso era uma merda. Hoje eu nem mais me importo com isso. Algumas pessoas chamam 'Paul!' e eu pergunto: "Eu??"

Se chamando de Rain, o quarteto ensaiava quando podia, mesmo sabendo que eles precisavam de uma "administração", um sentido... "Nós tínhamos umas guitarras, uma bateria eletrônica e Liam podia cantar, Entende? Aquilo também era se juntar à uma banda ou ficar bêbado todas as noites. Melhor do que ficar pelas ruas." Após alguns shows como Rain, Liam renomeou sua banda de Oasis. O primeiro show foi em Boardwalk no dia 18 de agosto de 91, junto com The Catchmen e Sweet Jesus. "Noel disse que aquele foi o pior show que ele já viu" Bonehead comentou.

"Estava tudo certo, apenas não era Rock'n'roll. Mas o baixista parecia bom, o baterista não parecia tão ruim e Our Kid estava demais. No momento eu era Roadie, e eu pensei, 'Eu estou me vendo na capa da The Face' Então eu entrei na sala de ensaio um dia e disse, "O.k., mude essa guitarra, cortem seus cabelos, troquem esses sapatos, eu estarei com vocês agora." E eles apenas olharam pra mim e disseram, "então, tudo bem." "Nós tínhamos alguma coisa, óbvio, e ele pôde ver isso", Bonehead lembrou ,"Mas nós não podíamos escrever músicas. E ele veio, a condição foi, ele escreve as músicas, o que nos alegrou bastante, pois ele sentou e tocou algumas das músicas que ele tinha escrito um tempo atrás. Cara, você sabia que eram clássicos. Você podia sentir isso."

"Eu falei para Liam que a banda era uma merda, mas definitivamente ele tinha algo como vocalista, então eu disse, 'você me deixa escrever as músicas e logo teremos sucesso. Ou então fique aqui em Manchester para o resto de suas vidas pacatas...'" Depois de ter prometido o sucesso da banda, Noel Gallagher trocou o nome de The Rain para Oasis.

Dois anos passaram-se e nada de sucesso, até quem 1993, em um bar em Glasgow chamado Kings Tut`s Wah Wah Hut, o Oasis abriu um show para outras duas bandas. Alan McGee, um produtor, estava chapado, mas quando a apresentação do Oasis terminou ele achou brilhante. Allan McGee ligou para Noel Gallagher para assinar um contrato com a banda, e Noel decidiu para que eles fossem no estúdio onde o Oasis ensaiva. Antes, do dia marcado, para Alan ir ao estúdio, ele ligou para o diretor do seminário NEW MUSICAL EXPRESS, Steve Sutherland, falando que havia descoberto A BANDA. Ele falou ao telefone:

"Lembra da última vez que eu liguei para você, nos anos 80, para falar do Jesus & Mary Chain, que eles talvez seriam a melhor banda do mundo. Estou ligando para dizer que acabei de encontrar a melhor banda de Rock N Roll do mundo."Alan e Steve então foram ao estúdio onde Noel havia marcado, e chegando lá, o Oasis tocou 3 músicas, entre elas a cover dos Beatles, I AM THE WALRUS. Logo Alan falou para Steve: "É I AM THE WALRUS, dos Beatles". Então não houve dúvida, assinaram o contrato na hora.

A Creation Records andava meio falida, fazia 10 anos que não lançava um artista que fizesse sucesso. Então a esperança estava depositada no Oasis, que eles já consideravam como os novos Beatles. 1994, mais precisamente em abril, o Oasis lança o primeiro single da carreira, que é SUPERSONIC. Logo esta música invadiria as paradas britânicas e então o Oasis já virava uma banda super famosa no Reino Unido. Em junho sai o segundo single, que é Shakemaker, outro sucesso do Oasis que chegou a colocação de número 11 nas vendas de singles no Reino Unido. Com LIVE FOREVER a banda conseguia sagrar de vez a sua fama de a banda de rock n`roll do momento, chegando a colocação de número 10 em vendas de singles na Inglaterra, e também com esta música, o Oasis vazava para a América, inclusive para o Brasil. Em 4 de setembro de 1994 sai DEFINITELY MAYBE, o primeiro álbum do Oasis, que estouraria nas paradas do Reino Unido, estreiando logo no topo das vendas. Este álbum é o álbumde estréia mais vendido na Inglaterra em todos os tempos, superando em vendas até álbuns de estréias de bandas como Beatles e Rolling Stones. Porém, o reconhecimento popular da banda fez com que os integrantes do Oasis, principalmente Noel Gallagher, saíssem dizendo que eram a melhor banda do mundo, e comprando brigas com muito artistas, como o Blur. Logo o Oasis passou a conviver com bebidas e rixas internas direto, fazendo com quase a banda acabasse logo após o seu lançamento. Porém, o mais alucinante, em toda essa convivência da banda era aqs brigas públicas entre os irmão Liam e Noel Gallagher, que discutiam abertamente toda hora disputando quem era o mais importante da banda. Eles foram considerados Caim & Abel do rock n`roll e todas estas confusões fez com que o baterista Tony McCarrol saísse da banda, depois de ter brigado com Liam Gallagher num bar. Quem o substitui foi Alan Whitey. O Oasis ainda lancóu outros singles do álbum DEFINETELY MAYBE de muito sucesso, é o caso de Cigarretes & Alchool, número 7 em vendas e Whatever, número 3 em vendas de single. O álbum vendeu ao todo 5 milhões e meia de cópias. Com todos os conflitos e brigas, a banda não se impoortava, e lançou o primeiro single do novo álbum: "Some mihgt Say" que chegaria a colocação em vendas no Reino Unido e foi lançado em maio de 95. Em agosto veio Roll With It, que chegava a colocação 2 em vendas no Reino Unido. Em 8 de outubro de 95 sai, What`s The Story Morning Glry, o novo álbum do Oasis, que novamente estreava no primeiro lugar das pardas inglesas e que conseguiria uma façanha inédita, o lugar de número 4 nas paradas americanas. A banda agora era sucesso absoluto em todo o planeta, e com o hit WONDERWALL chegaria ao primeiro lugar das paradas britânicas e também no Brasil, onde o Oasis passava a ficar super conhecido. A banda ainda lançaria outros singles que seriam primeiro lugar nas paradas breitânicas e que invadiriam a América, eram eles Don`t Lock Back In Anger e Champagne Supernova. Em 96, a banda fez o maior show a céu aberto da história de uma única banda. Só o Oasis conseguiria levar 250 mil pessoas na Inglaterra.

Era bastante a apreensão pelo novo álbum da banda, o BE HERE NOW. Primeiramente eles lançavam o primeiro single do álbum, que fez um enorme sucesso no mundo todo, era ele D`You Know What I Mean. Em 24 de augusto de 1997 sai BE HERE NOW, que em apenas 3 dias venderia 3 milhões de cópias, batendo mais uma vez um recorde, como álbum que vendeu mais em apenas uma semana. Uma super turnê para divulgar o álbum foi lançada, e pela primeira vez o Oasis chegava ao Brasil, onde se apresentaria em 98 para o Rio de Janeiro e poara São Paulo. O Oasis dominou as rádios brasileiras com as músicas STAND BY ME, ALL AROUND THE WORLD e DON`T GO AWAY. Be Here Now vendeu 14 milhões e meia de cópias. As encrencas continuaram no Oasis, inclusive o caso em que Liam Gallagher foi proibido de viajar numa rede de transporte aéreo devido ao seu mal-comportamento.Para não ficar tanto tempo sem lançar nenhum álbum, o Oasis lançava a colêtanea de B-SIDES, denominada THE MASTERPLAN, que chegaria ao 2o. lugar nas paradas britânicas e venderia por volta de 3 milhões de cópias.

O ano 1999, foi um ano meio complicado para a banda. Começou até bem: Noel Gallagher trabalhando com bandas como Corneshop e Travis, Liam Gallagher aguradando o nascimento de seu primeiro filho. O Oasis trabalhava no novo álbum, na França. Até que o pior aconteceu. Em agosto, o baixista Guigsy e Bonhead saíram do Oasis, alegando motivos pessoais.Tudo isto fez com que, Liam e Noel adiassem a data de lançamento do álbum, que seria lançado agora só no ano que vem. Ambos ainda participaram de um tributo ao The Jam. Mas, como eles seguiriam sem Bonehead e Guigsy? Quem os substituiria?Vários entraram no plano de Liam e Noel, inclusive Jonnhy Marr do Smiths e o guitarrista do The Verve, enquanto isso, o Oasis ainda era apenas um trio: Liam, Noel e Alan Whitey.

O primeiro a ser convocado foi Gem Archer, que até aquela época era guitarrista do Heavy Stereo, banda que só destacava-se por ter um ótimo guitarrista. Andy Bell foi o outro convocado. Ele já havia tocado no RIDE, uma influente banda indie e também lançou um elogiado disco com o Hurricane #1. Agora o Oasis voltava a ser quinteto.
Era janeiro de 2000 quando começou a tocar nas rádios de todo mundo a nova música do Oasis, GO LET IT OUT. Um dia após a estréia da música nas rádios do Brasil, Go Let It Out já ocupava o quinto lugar entre as mais pedidas das rádios brasileiras. Além de exibições diretas do clipe da música na MTV. Em 29 de fevereiro, acontece o lançamento mundial de STANDING ON THE SHOULDER OF GIANTS, o novo álbum do Oasis, que agora partia para um estilo mais psicodélico. Ao todo o álbum vendeu 6 milhões de cópias e 250.000 na primeira semana de lançamento, e claro, foi de novo primeira lugar nas paradas britânicas.
Em abril do mesmo ano é lançado Who Fells Love, outro sucesso do Oasis e também a maravilhosa música Sunday Morning Call, que teve seu single lançado em julho.Liam Gallagher separou-se de Patsy Kensit, e encontrou uma nova namorada, a All Saint Nicole Aplenton, que vai ter um filho de Liam.Em maio, o Oasis passou por uma nova crise, pois Liam ouviu boatos de que Noel Gallagher estava querendo lançar um cd solo, e isso deixou Liam muito irado. Mas no final de tudo, tudo se resolveu e Noel falou que o Oasis não acaba tão cedo.A volta da banda a Londres, ocorreu no show na WEMBLEY ARENA, em julho, os ingressos deste show já estavam esgotados desde janeiro, e mais de 140.000 pessoas passaram pela WEMBLEY ARENA em dois dias, para assistir ao Oasis. Mais tarde, em novembro, o Oasis lançou um cd ao vivo deste show, denominado FAMILIAR TO MILLIONS, que estreiou no 5o. lugar das paradas inglesas. O Oasis trabalhou um single deste álbum, a música GAS PANIC!. No dia 14 de janeiro de 2001 a banda voltou ao Brasil para se apresentar no ROCK IN RIO 3 , para mais de 200 mil pessoas.
Em maio e junho a banda excursionou com o Black Crowes pelos Estados Unidos fazendo shows em várias cidades americanas, inclusive Nova York, Las Vegas e Los Angeles.



NIRVANA

Muitas foram as bandas influentes na história do rock'n'roll. E muitas delas estavam ligadas a movimentos eventualmente regionais. Os anos 90, porém, estão chegando ao final e, quando se pensa no que a década representou para o gênero em questão, o primeiro grupo que vem a mente é exatamente o Nirvana. Por acaso, 9 em cada 10 estudiosos do rock não conseguem apontar nenhum outro conjunto fundamental para o desenvolvimento do gênero que tenha surgido depois da morte trágica de Kurt Cobain em 1994. Mas, no ínicio de 1986, as coisas eram bem diferentes, e nada poderia supor que o Nirvana chagaria ao lugar que ocupa no patamar dos astros pop. No ano citado, o cenário musical de Seattle ainda não se destacava e a sua única grande contribuição para o mundo do rock havia sido a figura de Jimi Hendrix. Bandas como Melvins, Tad, Mudhoney (que mais tarde viria a dar origem ao Pearl Jam) e Soundgarden eram apenas mais algumas perdidas em meio a centenas de pequenos grupos de uma cidade chuvosa em que havia pouco mais a fazer do que formar uma banda de rock. O cenário começou a se tornar mais profissional a partir dos investimentos de um pequeno selo chamado Sub Pop, montado por Bruce Pavitt e Jonathan Poneman, que em pouco tempo acabaram se destacando entre os produtores de bandas independentes.

Mais do que gravar demos e singles de bandas desconhecidas, a Sub Pop investia em material de divulgação, fotos e contatos com rádios. Embora raramente houvesse lucro, em pouco tempo o selo se tornou um grande descobridor de talentos para gravadoras maiores. Em meio às várias bandas que passavam pela Sub Pop, uma chamou a atenção dos produtores com sua mistura de melodias punk, riffs de heavy-metal e vocais agressivos. Em 11 de junho de 1986 a banda chamada Nirvana gravou seu primeiro single, "Love Buzz", cover de uma canção pop gravada originamente pelo grupo alemão Shocking Blue. A banda era formada por Kurt Cobain, Krist Novoselic e Chad Channing.

Apesar de um certo atraso no lançamento e um preço final muito alto o single foi um sucesso. Com "Love Buzz" o Nirvana saiu do anonimato e começou uma turnê por clubes alternativos. Surpreendentemente o som anti-comercial da banda foi aceito e isso indicava que um disco poderia dar certo. A Sub Pop resolveu arriscar apesar das grandes dificuldades financeiras. Durante quase seis meses o trio gravou o LP Bleach. Em meio ao ritmo alucinante de shows, as múscias e letras eram terminadas ou mesmo compostas em poucos minutos antes da gravação. A produção se encarregou de tornar o som mais aceitável e comercial. O nome do guitarrista e vocalista da banda constava no encarte como 'Kurdt Cobain'. O outro guitarrista citado no encarte era Jason Everman que não tocou no disco e teve seu nome citado no encarte por ter financiado a gravação que custara pouco mais de 600 dólares.

Já com um contrato (o Nirvana foi a primeira banda da Sub Pop a assinar um contrato com a gravadora) o conjunto saiu em uma extensa turnê de divulgação pelos Estados Unidos. Em cada cidade que passava, o número de pessoas que ia aos concertos aumentava e, curiosamente, a fama da banda começava a chegar antes dela com a divulgação dos shows e do disco em rádios alternativas. No final da mini turnê, a banda gravou um disco de curta duração clamado Blew, lançado apenas nos Estados Unidos.

Aproveitando um convite da banda revelação de Seattle na época, o Tad, o Nirvana viajou como banda de abertura em uma turnê pela Europa. Em um dos shows o trio conseguiu chamar a atenção de um executivo da gravadora Geffen. A história da banda começava a mudar e em pouco tempo surgiu a oportunidade de uma mudança de rumos. Apesar das ligações afetivas com a Sub Pop, era claro que o Nirvana não podia negar um contrato com uma gravadora maio. Além do mais, o preço pagi pela Geffen à Sub Pop pela rescisão do contrato do Nirvana era mais do que suficiente para tirar a gravadora do buraco.

Pouco antes da gravação do novo disco pela nova gravadora o baterista Chad Channing foi chutado por diferenças musicas. Em seu lugar entrou Dave Grohl (Atualmente no Foo-Fighters). Com esta formação o trio conquistaria o mundo. Em setembro de 1991, logo após o lançamento de Nevermind, ocorreu mais do que o esperado. Do dia para a noite o disco pulou para o topo das paradas, sem divulgação nas rádios ou na MTV. A imprensa musical correu atrás do prejuízo e em menos de um mês a banda saiu do anonimato e passou a ter que escolher as entrevistas e os programas de TV de que iria participar.

De repente, o som de Seattle, juntamente com o visual clássico dos jovens da cidade, com bermuda e camisas de flanela, passou a ser moda. Desde os Ses Pistols, o under-ground não vendia tanto. Aparentemente a banda passava intocada por tudo isso e, apesar de seus integrantes terem se tornado milionários instantâneos, eles continuavam quebrando os mesmos equipamentos baratos em seus shows. O sucesso do Nirvana de imediato alavancou a carreira de dezenas de bandas da cidade de Seattle. Embora não houvesse uma identidade musical entre as bandas, durante dois anos foram poucos os novos grupos a explodirem sem usar bermudas e camisas de flanelas. Entre outras bandas da geração Seattle se destacaram Pearl Jam, Soundgarden, Tad, Mudhoney, Prong etc.

Em 1992, em meio às imensas turnês e devido à falta de tempo para lançar material inédito, a gravadora lança Incesticide, uma coletânea de gravações inéditas, lados B, demos ou faixas raras lançadas em coletâneas. Em 1993 é lançado In Utero. A banda parecia estar numa encruzilhada. Era praticamente repetir o sucesso de Nevermind. Os fãs antigos abominavam a banda que havia se "vendido" para a mídia, enquanto os fãs novos exigiam hits de sucesso como os de Nevermind.

Por mais que tenha negado e tentado evitar isso, Kurt Cobain se tornou o que mais odiava, um ídolo pop. Em suas letras eram descobertos muito mais significados e poesia do que ele próprio supunha. Ele bem que devia se sentir roubado de sua rebeldia, tomada e vendida pela mídia. Kurt Cobain se suicidou em abril de 1994, com um tiro na cabeça. Em novembro foi lançada em disco a apresentação da banda no programa Unplugged da MTV americana. Unplugged In New York contém o último projeto de Kurt, um show ensaiado exaustivamente nos últimos dias de sua produção musical.

CARTA QUE CURT ESCREVEU ANTES DE SI MATAR


PARA BODDAH

Falando como um simplório experiente que obviamente preferiria ser um eliminado, infantil e chorão. Este bilhete deve ser fácil de entender. Todas as advertências dadas nas aulas de punk rock ao longo dos anos, desde a minha primeira introdução a, digamos assim, ética envolvendo independência e o abraçar de sua comunidade, provaram ser verdadeiras. Há muitos anos eu não venho sentindo excitação ao ouvir ou fazer música, bem como ao ler ou escrever. Minha culpa por isso é indescritível em palavras. Por exemplo, quando estou atrás do palco, as luzes apagam e o ruído ensandecido da multidão começa, nada me afeta do jeito que afetava Freddie Mercury, que costumava amar, se deliciar com o amor e a adoração da multidão. O que é uma coisa que eu totalmente admiro e invejo. O fato é que não consigo enganar vocês, nenhum de vocês. Simplesmente não é justo para vocês e para mim. O pior crime que posso imaginar seria enganar as pessoas, sendo falso e fingindo que estou me divertindo 100 por cento. Às vezes acho que eu deveria acionar um despertador antes de entrar no palco. Tentei tudo que está em meus poderes para gostar disso (e eu gosto, Deus, acreditem-me, eu gosto, mas não o suficiente). Me agrada o fato de que eu e nós atingimos e divertimos uma porção de gente. Devo ser um daqueles narcisistas que só dão valor às coisas depois que elas se vão. Eu sou sensível demais. Preciso ficar um pouco dormente para ter de volta o entusiasmo que eu tinha quando criança. Em nossas últimas três turnês, tive um reconhecimento por parte de todas as pessoas que conheci pessoalmente e dos fãs de nossa música, mas ainda não consigo superar a frustração, a culpa e a empatia que eu tenho por todos. Existe o bom em todos nós e acho que eu simplesmente amo as pessoas demais, tanto que chego a me sentir mal. O triste, o sensível, insatisfeito, pisciano, pequeno homem de Jesus. Por que você simplesmente não aproveita? Eu não sei! Tenho uma esposa que é uma deusa, que transpira ambição e empatia, e uma filha que me lembra demais de como eu costumava ser, cheia de amor e alegria, beijando todo mundo que encontra porque todo mundo é bom e não vai fazer mal a ela. Isto me aterroriza a ponto de eu mal conseguir funcionar. Não posso suportar a idéia de Frances se tornando o triste, o autodestrutivo e mórbido roqueiro que eu virei. Eu tive muito, muito mesmo, e sou grato por isso, mas desde os sete anos de idade, passei a ter ódio de todos os humanos em geral. Apenas porque eu amo e sinto demais por todas as pessoas, eu acho. Obrigado do fundo de meu nauseado estômago queimando por suas cartas e sua preocupação ao longo dos anos. Eu sou mesmo um bebê errático e triste! Não tenho mais a paixão, então lembrem, é melhor queimar do que se apagar aos poucos. Paz, Amor, Empatia.

Kurt Cobain

Frances e Courtney,

Estarei em seu altar. Por favor, vá em frente, Courtney, por Frances. Pela vida dela, que vai ser tão mais feliz sem mim.

EU TE AMO, EU TE AMO!
 

Hosted by www.Geocities.ws

1