§ Os Especialistas §
Problemas-Vestibular-Perguntas
Comecemos nossa jornada nos "Especialistas" sobre um assunto q afeta a todos os jovens deste país: o vestibular.
Essa tenebrosa palavra que ainda assusta àqueles infortunados pelo destino. Passar no vestibular não exige só conhecimento. Exige sorte. E muita sorte!
Quem garante que no dia da prova você estará bem? Não vá estar com dor de cabeça?? Ou até mesmo diarréia?? Além disso, a cabeça precisa estar fria, "zen".
E como esse sistema brasileiro é injusto...
Alunos de escolas públicas, com condições precárias de ensino, professores entrando em greve, as cantinas sem alimento, como que estes irão competir com os alunos de escolas particulares, que sempre tiveram do bom e do melhor? Não vão. Por isso, a desigualdade neste país se torna maior e o rico cada vez é mais rico e o pobre cada vez mais pobre.
Para solucionar em parte esse "problemão", nossa querida governadora criou a cota para os negros. Ora, por quê é cota para os negros e não para os pobres? Sendo para os pobres, seria no mínimo aceitável, mas fazer um negro passar para uma faculdade sem qualificação prévia é uma vergonha! Já pensou se a moda espalha?
Mudando um pouco o assunto, temos uma questão importante: que faculdade fazer? São várias as opções: UFRJ; UERJ; UFF; UniRio; UFJF; UFMG; UNICAMP e por aí vai...
O ruim é que não se pode escolher qual ir, e sim cursar aquela para a qual passou.
Seria fácil se não nascêssemos aqui. Na Noruega, por exemplo, o recém-nascido já ganha direito a uma universidade pública. Nos EUA, as faculdades realmente são como mostram os filmes: aquele campus lindo, a grama cortadinha, os alunos indo todos em seus carros, votação para mais popular, etc. Mas o Brasil não é essa maravilha. O adolescente aqui sofre, "rala", e quando faz algo de errado é escorraçado pelos pais, pela família, pela mídia.
Não que nossas universidades sejam ruins; pelo contrário, elas são capazes de formar cidadãos altamente qualificados. A questão, porém, é que esses jovens representam uma parcela mínima em relação ao bruto.
A solução seria modernizar o ensino. Como? Também não sei. Se estivesse em outro lugar até traria uma solução, mas o Brasil é um país de corruptos...parece que não tem jeito mesmo.
O negócio é realmente ter sorte de passar no vestibular.
Escrito em 12/03/2005 por Luiz Gustavo Werneck Pereira
e-mail : [email protected]