§ Os Especialistas §


 

§ De olho no Lance , 09/03/2005 §

 

 

Cadê os times espanhóis?

 

Recentemente, foi divulgado por um órgão de pesquisas e estatísticas que o Campeonato Espanhol é o melhor campeonato nacional do mundo. Não é bem isso o que temos visto.

Nessa semana aconteceram os jogos de volta da Liga dos Campeões da Europa, e de maneira surpreendente ou não, não sobrou nenhum time espanhol nas quartas de final. O Valência, atual campeão espanhol, e o Deportivo, sempre competitivo, foram eliminados de forma inacreditável ainda na primeira fase de grupos do torneio.

O Barcelona foi eliminado pelo Chelsea em um jogo para ficar na história. Um 4x2 sensacional, em que ambos os times fizeram uma grande exibição. E para deixar o jogo mais emocionante ainda, a ordem dos gols proporcionou um espetáculo muito além do que os mais otimistas esperavam. Quem acreditaria que o Chelsea faria 3x0 em 19 minutos? E mais! Quem acreditaria que o Barcelona encostaria no placar e chegaria a ter chances de empatar ou até mesmo virar um jogo desse? 

Essa segunda partida mostrou o outro lado dessas duas grandes equipes, já que apresentaram um futebol totalmente diferente do primeiro jogo. Aliás, que jogo foi o primeiro! Um duelo tático entre dois dos melhores técnicos do mundo na atualidade. O Barcelona montado para atacar desde o início, e o Chelsea com seu esquema de marcação sensacional, que dava a chance do contra-ataque. Ao reparar na postura da defesa do Chelsea no Camp Nou, era visível o belo trabalho tático feito pelo Mourinho, que com sua formação 4-3-2-1, fez com que 9 jogadores marcassem próximos a área, limitando a ofensividade do time catalão. Era possível reparar que quando um jogador de ataque do Barça tinha a bola, sempre tinha alguém na marcação e ainda tinham dois jogadores na sobra. O grande problema foi a expulsão do Drogba num lance polêmico, que fez com que todo esse esquema fosse desconstituído, abrindo caminho para a virada do Barcelona. Após a expulsão, Frank Rikjaard fez uma alteração tática perfeita para acabar com o jogo, colocando o estreiante Maxi Lopez no ataque, e matando o homem da sobra. Isso fez com que o Mourinho colocasse mais um defensor, abrindo mão de seu contra-ataque, mas já era tarde. O Barça virou para 2x1 e podia ter vencido por mais se tivesse tido mais sorte.

O outro confronto que ocorreu pelas oitavas de final e envolveu um time espanhol foi Juventus x Real Madrid. Após um primeiro jogo em que o Real conseguiu se impor, com um show de Zidane, e o mais importante, uma boa atuação do Raul (coisa rara!), a Juventus conseguiu a classificação em casa, na prorrogação. 

Durante o jogo, houve um equilíbrio grande entre as equipes, mas a Juventus mostrou muito mais vontade de vencer. Em um jogo sem muitas oportunidades, o atacante David Trezeguet, voltando de contusão e que acabara de entrar, fez a diferença marcando um belo gol após uma bela jogada que envolveu o sueco Ibrahimovic e o argentino naturalizado italiano Camoranesi. Ronaldo, que vinha sendo o destaque do time espanhol, foi expulso na prorrogação após se envolver em uma confusão com o volante Tacchinardi da Juve. Logo após a confusão, o atacante uruguaio Zalayeta fez o gol da vitória. De fato, esse gol tem um certo sabor de vingança por parte do torcedor do Barça, afinal, o mesmo Zalayeta foi quem fez o gol que eliminou o time catalão da Liga dos Campeões nas quartas de final da temporada 2002/03, ano em que o Milan foi campeão, vencendo a Juventus na final. O detalhe é que nesse mesmo ano, a mesma Juventus eliminou o Real Madrid na semi final com uma vitória por 3x1. Alias, pode-se dizer que o Zidane tem um certo azar nesse confronto, pois ele já fez 3 e saiu derrotado em todos eles. Em 98, a final da Liga dos Campeões foi entre Real e Juve, e o francês, defendendo o time italiano, foi derrotado; na temporada 2002/03, já pelo Real, ele foi derrotado na semi final, como foi dito há pouco; e essa semana foi a terceira derrota nesse confronto.

Sobre os outros jogos, deve-se destacar a vitória por 7x2 do Lyon sobre o Werder Bremem, no jogo entre os atuais campeões da França e Alemanha respectivamente. O Lyon, que já tinha derrotado o Werder em Bremem por 3x0, contou com uma ótima atuação do francês Wiltord, ex-Arsenal, marcando 4 gols, para conseguir essa vitória humilhante sobre o time alemão.
Em Milão, o Milan conseguiu repetir a vitória de 1x0 sobre o Manchester United e se classificou merecidamente. Já o Liverpool conseguiu vencer duas vezes por 3x1 o Bayer Leverkusen, time que tinha se classificado em primeiro no grupo do Real Madrid. Na Holanda, o PSV garantiu sua classificação ao vencer por 2x0 o Mônaco.

O outro jogo tenso na rodada foi entre Arsenal de Bayern de Munique. Precisando vencer pro 2x0 ou por 3 gols de diferença (caso tomasse gol), o Arsenal fez 1x0 já no segundo tempo, e pressionou o líder da Bundesliga até o final. Não foi o suficiente. A vitória por 1x0 desclassificou o time inglês.

O que vemos na Liga dos Campeões esse ano é algo que não se via há algum tempo. Entre os 7 times classificados (o oitavo sairá do confronto entre Porto e Inter de Milão no dia 15/03) temos 2 italianos, 1 holandes, 2 ingleses, 1 alemão e um francês, o que mostra que, diferentemente dos últimos anos (sem contar o ano passado que foi totalmente atípico com o título conquistado pelo Porto), as fases finais não se restringem aos times espanhóis, italianos e ingleses. De certa forma isso é bom, pois mostra que os times dos países de fora dos 3 principais, estão no mesmo nível dos outros.




Escrito em 09/03/2005 por Rafael Santos

e-mail : [email protected]

 


                                                                                                                 voltar

Hosted by www.Geocities.ws

1