Pesquisei em quase toda net e foi difícil encontrar alguma coisa específica sobre improvisação, somente licks, riffs, arpejos, tríades... tudo isto segmentado, pensei então em organizar um material bem prático a respeito deste assunto. Na didática da Oficina de Música Fermata, assim que o aluno domina os pré-requisitos para improvisação, começo a incentivá-lo a improvisar, porém tirando dele mesmo as próprias frases. Não há uma didática para se "ensinar" criatividade; o que desenvolve nas aulas aulas são exercícios para ela aflorar, porém sem interferir no solo do aluno. O que você deve ter noção é: o que é uma frase, qual é a tonalidade da música, qual é o desenho da escala, arpejo, etc. e decorar o braço(inteiro). Fora isso, é com você: ouvido, razão e intuição (no início). E saber que não vai solar como Eric Clapton, Steve Vai ou outro guitarrista, você vai descobrir teus próprios caminhos, senão estará simplesmente imitando-os e não desenvolvendo tua própria identidade musical, é como a personalidade, cada um de nós temos nossa individualidade, certo? No mais escute muita música (principalmente os solistas e, não só guitarristas) e experimente, experimente e experimente. Ah! Não se esqueça de jogar fora todos os livros de "licks ou frases" que você tiver. Na minha opinião, para quem está iniciando não é muito bom, você tem que criar tuas próprias frases. Por fim, é bom ter um profissional dando orientações por perto!!!
O que segue são diretrizes para você formar na prática do instrumento uma noção básica sobre improvisação, o resto é tocando e testando todos estes elementos.