- Jesus E A Primeira Igreja
Os primeiros cinco livros do novo testamento contam a estória
da vida de Jesus e o início da igreja cristã. Os quatro
evangelhos falam sobre os principais episódios da vida de Jesus
Cristo, filho de Deus, que veio ao mundo e morreu por nossos
pecados. O livro de Atos, continua o relato sobre o retorno de
Jesus aos céus e os fatos relevantes acontecidos com os Seus
discípulos
- Mateus
O primeiro evangelho foi escrito por Mateus, um dos doze
discípulos de Jesus algum tempo antes dos romanos terem
destruído o templo de Jerusalém, no ano 70 da nossa
era. Mateus escreveu o evangelho para os judeus, mostrando
que Jesus era o Messias prometido por Deus no velho
testamento. Ele lembrou as profecias, mostrando como elas se
concretizaram através da vida, morte e ressurreição de
Cristo. Ele relatou também os ensinamentos de Jesus, muitos
dos quais contidos no conhecido, Sermão do Monte.
- Marcos
O autor deste evangelho, pode ter sido o primeiro a escrever
sôbre os eventos da vida de Jesus. Ele é provavelmente a
mesma pessoa que trabalhou durante vários anos como missionário,
junto a Paulo e Barnabé. Marcos o escreveu para que os
primeiros cristãos soubessem como era Jesus bem como, as razoes
para a Sua morte. Este livro conta detalhadamente os
acontecimentos vividos na última semana da vida de Jesus entre
nós, terminando com a Sua morte e ressurreição.
- Lucas
Este evangelho foi escrito por Lucas, o médico que
acompanhava Paulo em suas viagens. Foi escrito para seu amigo
de nome Teófilo, para confirmação de tudo o que antes já havia
sido escrito por outros e que lhe fora ensinado. Lucas
escreveu a mais completo e ordenado relato da vida de Jesus e de
seu amor por todos, não só pelos ricos e importantes, mas também
pelos pobres e desconhecidos.
- João
O quarto evangelho foi também escrito por um dos discípulos
de Jesus, "...o discípulo que Jesus amava". João escreveu
este livro, usando suas próprias palavras, "...para que creiam
que Jesus é o Cristo, o filho de Deus e que crendo, tenhais vida
em Seu nome (João 20:31). Ele quiz provar que as palavras de
Jesus e os milagres por Ele realizados, na verdade provam que
Ele é Deus. Ele narrou situações vividas por Jesus, onde seus
poderes divinos eram mostrados e também os momentos em que Jesus
reagia como o homem, quando sentia fome, ou se entristecia ou se
aborrecia, como quando expulsou do templo aqueles que faziam
comércio ali.
- Atos
Foi também escrito por Lucas e conta sôbre o surgimento e
crescimento da Igreja Cristã. É também conhecido como "Os
Atos Dos Apostolos". Fala de modo especial sôbre Pedro e Paulo,
mas também relata a ação do Espírito Santo no meio do povo de
Deus. O livro ensina três coisas sôbre a primeira
igreja: 1) Qual era a mensagem da Igreja; 2) Como os
Judeus rejeitaram a mensagem e como Deus enviou Seus discípulos
aos gentios; 3) O tratamento dado aos primeiros cristãos
pelos Judeus e pelo Império Romano.
- Cartas
Foram todas escritas por líderes da Igreja, à pessoas ou
igrejas locais; foram ao todo vinte e uma cartas, sendo 13 por
Paulo, uma anônima (Hebreus), uma por Tiago (irmão de Jesus), duas
por Pedro, três por João e uma por Judas (outro irmão de Jesus).
- Romanos
Paulo provavelmente escreveu esta carta ao fim da sua
terceira viagem missionária. Ele estava voltando para
Jerusalém e planejava visitar Roma e então ir à Espanha. O
tema desta carta é justiça: 1) Nenhum ser humano é
justo; 2) Jesus Cristo é perfeitamente justo; 3) Se nós
tivermos fé em Jesus, nós estamos livres do poder do pecado e
uma nova vida nos é dada, retornando assim a um correto
relacionamento com Deus; 4) Nós devemos viver vidas cristãs,
santas e agradáveis à Deus.
- 1 Coríntios
Foi escrita por Paulo em Éfeso, quando ele soube de notícias
preocupantes sôbre a igreja em Corinto. Os cristãos de lá,
estavam vivendo em conflito uns com os outros e alguns vivendo
de modo pecaminoso. Corinto era uma cidade mergulhada em
maldade e por isso mesmo era difícil para os cristãos não agirem
como os seus vizinhos. Paulo escreveu então para ensinar-lhes
como viver uma vida cristã, sabendo o que era certo e o que era
errado.
- 2 Coríntios
Após a primeira carta de Paulo, algumas pessoas da igreja
ficaram aborrecidas, mas a maioria, sabia que estava agindo
erado. Eles enviaram mensagens a Paulo dizendo que mudariam o
seu comportamento. A primeira parte desta carta conta como
Paulo ficou alegre ao saber que os coríntios estavam
arrependidos e que estavam agora tentando viver do modo que Deus
queria que eles vivessem. Na segunda parte da carta, Paulo se
defende daqueles que se enfureceram com ele e que estavam
dizendo mentiras sobre ele.
- Gálatas
Paulo escreveu esta carta para os cristãos da romana
provincia da Galácia.
Aquelas igrejas estavam ficando
confusas pelos ensinamentos de falsos mestres. Eles estavam
sendo ensinados que os cristãos gentios, não estariam salvos, a
menos que obedecessem as leis judaicas referentes a circuncisão
e a alimentos proibidos. Paulo escreveu então para ensiná-los
que ninguém é salvo por obedecer a lei, mas pela fé em Jesus; os
cristãos estão livres das leis mosaicas para viverem uma vida de
liberdade , santidade e amor.
- Efésios
Foi escrita por Paulo quando este se encontrava em uma prisão
romana. Esta carta foi, provavelmente, escrita não só para a
igreja em Éfeso, mas para todas as igrejas em redor daquela
cidade. Paulo escreveu sobre como deveriam se comportar os
cristãos em relação uns aos outros.
- Filipenses
Esta carta também foi escrita por Paulo em uma prisão em
Roma. Os filipenses haviam mandado Epafrodito à Paulo com um
presente. Enquanto estava em Roma, Epafrodito adoeceu e os
cristãos de Filipo estavam preocupados. Quando melhorou,
retornou para os filipenses com a carta de Paulo. Embora
prêso, Paulo escreveu esta carta com muita alegria e estava
muito agradecido pelo amor e apoio dos filipenses.
- Colossenses
É a terceira carta escrita por Paulo, de uma prisão em Roma
quando soube através de Epafras que haviam falsos mestres em
Colossos ensinando que a fé cristã era incompleta. Estavam
ensinando aos colossenses a adorarem a anjos e seguirem regras
especiais nas cerimonias. Paulo ordenou aos colossenses para
se oporem a estes falsos mestres. Ele lembrou-os que Jesus
esta acima de tudo e que Sua morte é tudo o que precisamos para
sermos salvos dos nossos pecados e que por meio Dele nos fomos
libertos das regras feitas pelos homens.
- 1 Tessalonicenses
Paulo fundou a igreja em Tessalonica durante a sua Segunda
viagem missionária. Ele permaneceu lá por tres semanas, mas teve
então que partir porque os Judeus se opuseram a ele
vigorosamente. Paulo escreveu esta carta de Corinto, para
encorajar os tessalonicenses e para ensiná-los um pouco mais a
respeito do cristianismo. Ele os elogiou por serem bravos e
por não desistirem da fé apesar de grandes sofrimentos. Ele
os ensinou como viver de modo a agradar a Deus e tambem sôbre a
segunda vinda de Jesus, Explicou que a hora em que Jesus virá
é um segredo e que eles deveriam continuar o seu trabalho até a
Sua volta.
- 2 Tessalonicenses
Esta carta foi tambem enviada de Corinto um pouco depois da
primeira carta. Alguns não entenderam Paulo e estavam certos de
que Jesus viria logo. Eles pararam de trabalhar e ficaram tão
somente esperando a Segunda vinda de Jesus. Paulo então
ensinou-lhes como seria a Segunda vinda de Jesus e que eles
deveriam continuar trabalhando.
- 1 Timóteo
Timóteo era um jovem amigo de Paulo, que se tornou cristão
durante a primeira viagem missionária de Paulo. Ele
acompanhou Paulo em sua Segunda viagem e a partir dai, passou a
ajudá-lo em seu trabalho. Quando Paulo escreveu esta carta,
timóteo estava ensinando e liderando a igreja em
Éfeso. Timóteo era jovem para estar exercendo a liderança da
igreja e por isso Paulo escreveu para ajudá-lo em seu
trabalho. Nesta carta ele ensina como as pessoas da igreja
devem agir e que tipo de lideres a igreja deve ter.
- 2 Timóteo
Quando Paulo escreveu esta Segunda carta para Timóteo, ele
estava de novo preso em Roma. Ele sabia que não poderia sair
e mais que isso, que logo seria executado. Ele quiz encorajar
a Timóteo, pois este teria que continuar o trabalho missionário,
após a sua morte. Novamente Paulo deu mais instruções a
Timóteo sobre como liderar a igreja, resistindo aos falsos
mestres, sendo fiel aos ensinamentos de Jesus.
- Tito
Tito foi outro asmigo de Paulo que também o ajudou. Ele já
tinha viajado com Paulo em outras ocasiões. Agora, ele estava
liderando a igreja em Creta. Esta carta se parece com as
cartas enviadas a Timóteo e ensinavam a Tito como ser um bom
lider em sua igreja. Paulo ensina nesta carta como as pessoas
devem proceder e sobre as responsabilidades de Tito.
- Filemom
Filemom era lider da igreja em Colossos e amigo de Paulo.
Onésimo tinha sido escravo de Filemom e fugiu para Roma, levando
dinheiro dele. Em Roma, Onésimo encontrou-se com Paulo e
tornou-se cristão. Paulo enviou Onésimo de volta para
Filemom, com esta carta na qual Paulo pede para que Filemom
perdoe a seu escravo fugitivo, tratando-o como um irmão em
Cristo.
- Hebreus
Quando esta carta foi escrita, os cristãos estavam sendo
torturados e mortos por sua fé em Jesus. Alguns cristãos
judeus, estavam pensando em desistir de serem cristãos e
voltarem ao judaismo. O livro de Hebreus foi escrito para
ensinar aos judeus cristãos que Jesus é o caminho. Ele mostra
como Jesus completou a fé judaica, fazendo o sacrifício final
pelo pecado ( Após a Sua morte nenhum sacrifício é mais
necessário). O capítulo 1, fala sobre os homens de fé do
Velho Testamento, exemplificando como seguir a fé e confiar em
Deus.
- Tiago
Esta carta foi escrita por Tiago, irmão de Jesus e um dos
líderes da igreja em Jerusalém, para ensinar aos cristãos que se
tivessem realmente fé, agiriam como verdadeiros seguidores de
Jesus. Ele alertou sobre coisas como raiva, contenda, mostrar
favoritismo, ter controle sobre a língua, ser paciente e tambem
sobre como orar.
- 1 Pedro
Foi escrita por Pedro um dos discipulos de Jesus, para
encorajar os cristãos que estavam sendo perseguidos na Asia
Menor. Pedro lembra-lhes como Jesus sofreu por eles e
conclama-os a seguirem o exemplo de Cristo, sendo bravos e
confiando em Deus. Ele diz que porque Deus os escolheu para
serem Seu povo, eles deveriam viver da forma como Deus queria
que eles vivessem.
- 2 Pedro
Foi escrita para o mesmo grupo de cristãos que receberam a
primeira carta. Eles estavam em perigo de serem desviados da
verdade pelos falsos mestres. Pedro lembra na carta que o
melhor caminho para resistir a estes falsos ensinamentos é
crescer no conhecimento e na prática da fé cristã. Pedro
avisa que eles deveriam viver em santidade pois Jesus mantem a
sua promessa de vir novamente ao mundo.
- 1 João
João, o discipulo amado, o mesmo que escreveu o quarto
evangelho, escreveu tambem tres cartas. Nesta carta, ele
também exorta os cristãos a não seguirem os falsos ensinamentos
de alguns que estavam em seu meio. Estes estavam ensinando
que Jesus não era o Cristo, o Filho de Deus. Eles diziam que
Deus não se tornara homem; João explica quão importante é crer
que Jesus é homem e Deus. Ele afirma que os cristãos podem
saber se eles são de fato filhos de Deus, se amarem uns aos
outros e obedecerem os mandamentos de Deus.
- 2 João
João escreveu esta carta para "a senhora eleita e seus
filhos". Ele pode estar se referindo a "uma senhora cristã e sua
família" ou a "igreja e seus membros". Ele salientou a
importância de os cristãos amarem uns aos outros, pois amar
nestas circunstancias, significa obedecer a Deus.
- 3 João
Esta carta foi escrita para Gaio, amigo de João e presbítero
da igreja. Havia um homem nesta igreja chamado Diótrefes que
se recusava a receber os mensageiros de João, pois não
reconhecia a liderança do mesmo. João agradece a Gaio por sua
ajuda e ao mesmo tempo repreender Diótrefes por sua falta de
cooperação. João também promete visitar a igreja para lidar
pessoalmente com esta matéria
- Judas
Como tiago, Judas era irmão de Jesus. Ele escreveu esta carta
para alertar aos cristãos sobre os falsos mestres, os mesmos a
quem Pedro se referiu em sua segunda carta. Além de ensinarem
que Jesus não era Deus, levavam as pessoas a viverem em
pecado. Judas avisou que Jesus puniria a estes falsos mestres
do mesmo modo como o fez com os pecadores do Velho Testamento.
|
|