NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE FEIRA DE SANTANA - NTE 03 |
|---|
Curso: Informática Educativa e Projetos
Memorial
Quando foi cogitado o curso de Informática Educativa aqui no NTE 03 fiquei a imaginar como deveria ser. Mesmo já tendo ministrado vários, cada um tem suas características.
Na discussão surgiram várias propostas e muitas indagações de como seria feito um curso que fosse capaz de fazer o professor-cursista repensar a sua prática.
Ao ler a proposta de Elyene que ela havia deixado, mesmo sem saber direito como deveria ser pois Elyene não estava presente ,por motivo de trabalho , me encantei pela a proposta e fiquei na expectativa de maior esclarecimento.
Logo que Elyene chegou tratou de nos esclarecer e nos deu os textos de Rubem Alves intitulados Escola da Ponte, uma série de seis crônicas onde o autor descreve a sua experiência de visitante numa escola em Portugal com este nome.
Fiquei encantada pois além de saber que seria um excelente curso, seria também uma ótima aprendizagem.
Tínhamos como objetivo transferir o que lemos para a nossa vivência no Núcleo de Tecnologia Educacional.
Já que a proposta era aprender por projetos, considerando cada um como ser único capaz de estabelecer relações, construir conceitos, elaborar hipóteses relacionando-as e buscando testá-las através dos diversos instrumentos por eles escolhidos.
Iniciamos o curso e como diz Umberto Eco , o artista " estuda sua matéria com amor, perscruta-a até o fundo, observa seu comportamento e suas reações : interroga-a para poder dirigi-la , interpreta-a pra poder vencê-la , aprofunda-a para que ela revele possibilidades novas e inéditas" . E pelos testemunhos dos professores cursistas, o objetivo foi alcançado, se não no todo, mas em sua grande maioria .
Gostaria de agradecer as colegas Elyene e Fátima pois trabalhar com as duas é sempre um aprendizado.
![]() |