NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE FEIRA DE SANTANA - NTE 03 |
|---|
Diário de Bordo do curso:
Informática Educativa e Projetos
Elyene Adorno, Fátima Suely e Valdete Marques Cerqueira
| 3º Dia - 29/11 |
No final de cada dia de trabalho a nossa equipe se reunia para avaliar o curso e tomar novas decisões sobre o seu prosseguimento. Temos como elementos para esta avaliação, o espaço de fala dos cursistas, as observações que eles colocam no EU ACHO BOM e EU ACHO RUIM. Foi assim que decidimos continuar com a dinâmica de estudo das crônicas sobre a Escola da Ponte.
Começamos neste 3º dia com um momento para os grupos trabalharem no texto da escola da ponte. Esta foi uma importante reflexão que fizemos. O que adianta seguir um programa pré-determinado (porque já tínhamos em linhas gerais um roteiro para cada dia, mas o nosso ponto de partida seria justamente que este roteiro seria modificado pelos cursistas a partir do movimento de avaliar o próprio curso) e não aprofundarmos discussões realmente importantes sobre o processo de ensinar e aprender na escola?
Começamos com uma reflexão sobre um texto denominado "A Porta "(Elyene). O grupo ficou atento e surpreso com aquele texto. Ficaram todos reflexivos, pensativos.
As 14:30 as apresentações começaram. O Grupo Amarelo apresentou o que eles denominaram de ARMÁRIO para falar sobre A Escola da Ponte 2. Começaram discutindo sobre as mudanças necessárias na escola para trabalharmos a partir da perspectiva de projetos.
O Grupo Verde fez uma exposição participada sobre as idéias contidas no texto A Escola da Ponte 3. Fizeram uma síntese muito boa sobre os aspectos abordados no texto.
O Grupo Azul fez uma apresentação utilizando o Power Point. É bom lembrar que deixamos o espaço aberto para eles decidirem como queriam apresentar e nós estaríamos disponíveis para orientá-los. A apresentação da Escola da Ponte 4 foi muito apreciada pelo grupo e muitos quiseram conhecer mais sobre o uso de slides do Power Point.
O Grupo Vermelho apresentou a Escola da Ponte 5 por meio de uma dramatização, abordando principalmente a questão de que "Não é possível saber todas as receitas. Por que ter de saber todas as receitas, se elas estão escritas no livro de receitas? A gente aprende uma receita quando fica com vontade de experimentar aquele prato nunca dantes experimentado. O ato de aprender acontece em resposta a um desejo". (Rubem Alves). Tornou-se uma interessante discussão sobre os conteúdos na escola.
TTivemos um intervalo e em seguida os cursistas tiveram um momento para ler e-mails e para a escrita do memorial.
![]() |
|