NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE FEIRA DE SANTANA - NTE 03

Diário de Bordo do curso:

Informática Educativa e Projetos

Elyene Adorno, Fátima Suely e Valdete Marques Cerqueira

 

2º Dia28/11

>
Neste segundo dia começamos começamos cantando a música "Eu tô rindo a toa" do Grupo Falamansa, sugestão da nossa colega Fátima Suely.

"Tô numa boa, t^aqui de novo

Daqui não saio, daqui não me movo

Tenho certeza, esse é o meu lugar, ah, ah

Já não pergunto se isso tudo é certo

Uso esse tempo pra recomeçar, ah, ah"

 

Foi um momento de descontração e também reflexão sobre o "estar em" o "fazer" e o "agir", o prazer de ser pessoa e ser professor/professora. Constatamos que apesar dos problemas da profissão, baixos salários, condições desfavoráveis de trabalho, devemos usar o nosso tempo para um eterno recomeçar, nunca, nunca se acomodar a esta situação.

Durante esta conversa falamos para o grupo sobre a possibilidade de transformação da realidade da escola através da reflexão/ação do professor. A valorização da sua profissão, a melhoria da qualidade do seu trabalho. É possível uma escola que realmente produza conhecimentos e não apenas os transmita por meio de livros e outros recursos? Questionamos o grupo.

Convidamos o grupo a ler uma série de crônicas do Rubem Alves que mostra uma escola diferente, uma escola onde parece ser possível a democracia, o trabalho cooperativo, a produção de novos saberes. Apresentamos ao grupo os textos da Escola da Ponte.

Para a leitura da série de textos os grupos foram previamente divididos de acordo com figuras coloridas que foram coladas em cada cadeira.

Fizemos a leitura compartilhada do texto "A Escola da Ponte 1".

Durante a leitura o grupo parecia hipnotizado pelas palavras do professor Rubem Alves, todos estavam completamente envolvidos com a leitura.

Os grupos foram formados para a leitura das demais crônicas sobre a Escola da Ponte. Ficou combinado que cada grupo apresentaria no dia seguinte uma síntese das idéias de cada crônica. As apresentações ficaram a cargo dos grupos que foram assim divididos:

Grupo Amarelo: Escola da Ponte 2

Grupo Verde: Escola da Ponte 3

Grupo Azul: Escola da Ponte 4

Grupo Vermelho: Escola da Ponte 5

Deixamos o a última das crônicas do Rubem Alves sobre a Escola da Ponte para fechar as apresentações dos grupos.

 

No final deste dia os cursistas tiveram um período para ler e enviar mensagens para o grupo anjodaguarda e também para a escrita do memorial.

1
Hosted by www.Geocities.ws

1