NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE FEIRA DE SANTANA - NTE 03 |
|---|
Diário de Bordo do curso:
Informática Educativa e Projetos
Elyene Adorno, Fátima Suely e Valdete Marques Cerqueira
| 2º Dia28/11 |
>
Neste segundo dia começamos começamos cantando a música "Eu tô rindo a
toa" do Grupo Falamansa, sugestão da nossa colega Fátima Suely.
"Tô numa boa, t^aqui de novo
Daqui não saio, daqui não me movo
Tenho certeza, esse é o meu lugar, ah, ah
Já não pergunto se isso tudo é certo
Uso esse tempo pra recomeçar, ah, ah"
Foi um momento de descontração e também reflexão sobre o "estar em" o "fazer" e o "agir", o prazer de ser pessoa e ser professor/professora. Constatamos que apesar dos problemas da profissão, baixos salários, condições desfavoráveis de trabalho, devemos usar o nosso tempo para um eterno recomeçar, nunca, nunca se acomodar a esta situação.
Durante esta conversa falamos para o grupo sobre a possibilidade de transformação da realidade da escola através da reflexão/ação do professor. A valorização da sua profissão, a melhoria da qualidade do seu trabalho. É possível uma escola que realmente produza conhecimentos e não apenas os transmita por meio de livros e outros recursos? Questionamos o grupo.
Convidamos o grupo a ler uma série de crônicas do Rubem Alves que mostra uma escola diferente, uma escola onde parece ser possível a democracia, o trabalho cooperativo, a produção de novos saberes. Apresentamos ao grupo os textos da Escola da Ponte.
Para a leitura da série de textos os grupos foram previamente divididos de acordo com figuras coloridas que foram coladas em cada cadeira.
Fizemos a leitura compartilhada do texto "A Escola da Ponte 1".
Durante a leitura o grupo parecia hipnotizado pelas palavras do professor Rubem Alves, todos estavam completamente envolvidos com a leitura.
Os grupos foram formados para a leitura das demais crônicas sobre a Escola da Ponte. Ficou combinado que cada grupo apresentaria no dia seguinte uma síntese das idéias de cada crônica. As apresentações ficaram a cargo dos grupos que foram assim divididos:
Grupo Amarelo: Escola da Ponte 2
Grupo Verde: Escola da Ponte 3
Grupo Azul: Escola da Ponte 4
Grupo Vermelho: Escola da Ponte 5
Deixamos o a última das crônicas do Rubem Alves sobre a Escola da Ponte para
fechar as apresentações dos grupos.
No final deste dia os cursistas
tiveram um período para ler e enviar mensagens para o grupo anjodaguarda e
também para a escrita do memorial.

