
O CACTO E A ROSA
Na aridez do deserto onde vivo, só a solidão e
a dor são grandes companhias, embora um ingênuo passarinho sempre
me diga que do céu fará cair sobre mim uma chuva de rosas1.
Nem rosas nem água, apenas raios do escaldante sol caem sobre mim: cacto
triste e desencantado, afinal o que se pode esperar de bom no deserto? A menos
que eu acreditasse no Jardineiro que afirma haver sempre esperança para
uma árvore, pois ainda que sua raiz envelheça e seu tronco na
terra venha a morrer ao cheiro das águas ela reverdece2. Não sou
árvore, antes tivesse tal sorte, por isso minha esperança continua
adormecida.
Refletindo noturnamente sobre a profundidade do meu ensimesmamento, sinto como
que se realizar a profecia do ingênuo passarinho. O Jardineiro planta,
ao meu lado, uma rosa cuja imagem reflete toda a candura e fragilidade de um
ser com vida. Nossos olhos não se cruzam, mas nosso silêncio é
nosso olhar...nossas palavras.
Percebi que a cada madrugada, quando o orvalho vinha saciar a sede dos meus
poros e hidratar o brilho rubro da bela rosa, uma pétala caía...o
vento a fazia tocar meus espinhos e logo uma ferida era curada...e logo uma
dor era aliviada.
Entre lágrimas e sorrisos, dor e alegria, morte e vida, espinho e pétala,
o amor se fez orvalho e água para que por seu perfume eu pudesse reviver.
Somos felizes. Eu, cacto, por ter a sensível rosa ¿ mesmo em face
da minha rudeza e fealdade ¿ arriscado se ferir pela louvável
ousadia de me tocar e aliviar minha dor. Ela, delicada rosa, por estar tentando
realizar a missão que lhe confiou o Jardineiro: fazer de mim, um dia,
também rosa.
1. ¿Do céu farei cair sobre a terra uma chuva
de bênçãos e rosas.¿ Sta. Teresinha do Menino Jesus
2. Jó 14,7-9
Muitos irmãos vivem hoje como esse cacto: ensimesmados
em sua dor, solidão, desesperança, precisando que as pétalas
de um olhar, um sorriso, uma palavra venham tocar seus espinhos e torná-los
também pétalas.
Procuremos ser rosas em amor, acolhimento, palavra e doação para
os cactos que vivem ao nosso lado.
Viviane Frutuoso Recado ¿ Grupo do Amor / Ministério
de Música