|
|
O Espiritismo Kardecista ou Kardecismo apareceu na Europa no Século XIX, inspirado na doutrina pregada por Allan Kardec. Ela mescla fenômenos mediúnicos com estudos filosóficos e experimentos espirituais. Os espíritas não dão muita atenção aos Ritos e celebrações, dando preferência às conversas informais. O espiritismo esta fortemente ligado à ação caridosa. não existe centro espírita, que não esteja comprometido com a caridade. Os ideais Kardecista foram muito bem aceitos na Brasil, atingindo até uma parte da intelectualidade, que enxergava no espiritismo algo de contemporâneo, em relação ao conservadorismo da Igreja Católica. O País hoje é a maior expressão espírita no mundo. É vasta a literatura espírita. Hoje em dia, os livros espíritas representam maioria entre as vendas de temas religiosos.
A Prece é sempre agradável a Deus, quando "dita" pelo nosso coração, por que o que se passa dentro de nós, a nossa "reforma íntima", o que fazemos em prol de nossa melhora diária, é o que importa para Deus.
A Prece do fundo do nosso coração é sempre melhor do que aquela em que lemos, pois as vezes acabamos lendo com os lábios, quase automático, quando na verdade devíamos usar nosso pensamento e o coração.
Devemos elevar nossas Preces ao Altíssimo com Fé, verdadeiro fervor e sinceridade intensa. Não penses que Deus será tocado pelo o homem vão, cercado de orgulho, egoísmo e vaidades. Nossa Prece só tem valor, quando proferida de sinceros ato de arrependimento e de pura humildade.
Fazer uma Prece a Nosso Pai Celestial é pensar Nele, se aproximar Dele, colocar-se em comunicação direta com Ele.
A Prece tem o Poder de transformar tudo ao nosso redor. Podemos louvar a Deus através dela, pedir e principalmente agradecer.
A Prece nos torna pessoas melhores, pois quem Ora com intenso fervor, confiança, se faz mais forte contra qualquer tentação, se desviando assim do mal, e tendo os bons Espíritos para nos ajudar na caminhada diária, e no socorro necessário, pois Deus jamais se recusa de nos enviar, se pedirmos com sinceridade, toda a ajuda que precisarmos.
Alguns dizem que oram muito, mas apesar disso infelizmente, chegamos a observar, que são maus caráter, ciumentos, invejosos, impertinentes, materialistas, apegados totalmente aos prazeres físicos, ao qual muitas das vezes compartilham também dos vícios da bebida, fumo, drogas...Enfim, esses são querido irmãos carentes de benevolência, de indulgência, ao qual Deus também não abandona, então também devemos aprender a orar por eles...
Leitores amigos, dissemos então, que esses queridos irmãos do caminho, só não sabem como se "comunicar" com o Pai. Eles não tem a vontade de "mudar", que nós é necessária para nossa transformação completa, que nos livrará assim, dos nossos vícios, dos nossos maus pensamentos e de nossas más tendências. Algumas delas, supõem que todo o mérito da Prece esta contidas nas palavras difíceis e longas, e assim, acabam fechando os olhos para seus próprios defeitos e vícios. Tem alguns que até fazem disso uma ocupação, um emprego, porém, nunca avaliam a si mesmas. Isso significa que não é o "remédio" que é ineficaz, mas sim a maneira de aplicá-lo.
O Amor de Deus por nós, sempre irá, como um Bom Pai Justo e Benevolente, nos perdoar de todos os nossos erros, porém precisamos aprender a reconhecer nossos erros, e aprender a corrigi-las. Nenhuma Oração esconde as nossas faltas, nossos erros. Será necessário corrigi-las, respondendo por todos os atos que já tenhamos feito contra o nosso próximo, contra as leis dos homens e principalmente, contra as leis de Deus. Para que possamos nos perdoar, perdoar o próximo e sermos perdoados, temos que pagar até o último centil, fazendo assim, através da revisão dos nossos "erros", aliados a verdadeira caridade, atos que valerão mais do que qualquer palavra, e que nos levarão com certeza ao caminho do perdão completo, e da vida eterna em paz.
Podemos e devemos sempre orar uns pelos outros, treinando assim a vontade de sempre praticarmos o bem, não só para si, mas também para nossos irmãos em Cristo. Fazendo assim nesse ato de boa vontade, atrair sempre para perto de nós, amigos encarnados e amigos espirituais, que irão se associar a nós num único desejo, o de ajudarmos uns aos outros.
Devemos acreditar na nossa força interior, na vontade sincera dos nossos pensamentos. Isso em nós representará uma "energia", que alcançará muito além dos limites da nossa esfera corporal. Quando Oramos para nós ou para alguém, se colocarmos o verdadeiro desejo ardente, sinceridade nos pedido que estamos direcionando a Deus, o auxílio que nos será enviado, com a permissão do Altíssimo, esses fluidos irão muito além do que podemos palpar ou imaginar, fazendo assim, que realizemos "prodígios" aliados a nossa Fé, que dirão até que realizas "milagres".
A natureza de nossas provas, das nossas vicissitudes, estão sempre nas mãos de Deus, mudando ou não, de acordo com Sua vontade, Porém, sabemos que Deus sempre leva em consideração, a nossa resignação, e que aliadas as Preces feitas de coração, virão uma frase bem conhecida por todos, "ajuda-te a ti mesmo e o céu te ajudará". Sendo assim, trará para junto de nós, bons espíritos, que nos farão suportar as provas com a verdadeira coragem que necessitamos, fazendo com que as dores nos pareçam menos duras.
Podemos Orar pelos mortos ? Sim, podemos e devemos orar pelos que aqui nos foram amores preciosos, pois nossas preces, chegam a eles como bálsamos, flores refrescantes de paz, carinho e amor, ajudando ainda, ao querido irmão que já retornou ao lar espiritual, a consciência do despertar em nova condição, e se alertará para as necessidades dos trabalhos na seara de Jesus, procurando assim, se arrepender dos seus erros, e procurar encontrar a melhor forma de se ajudar, ajudando de preferência aos que dele precisarem.
"Se espera criar outras pessoas de valor, desenvolva primeiro a si próprio. Se entrar em ação, as pessoas a seguirão. Elas aprendem observando o seu aspecto e comportamento. A excelência de sua personalidade é o que toca o coração dos outros." (Daisaku Ikeda)
Também não podemos esquecer de pedir a Deus, pelos nossos anjos guardiões, pois eles também precisam de orações, e Deus com certeza irá nos acatar.
|