Usos Do Porquê


Há quatro maneiras de se escrever o porquê: porquê, porque, por que e por quê. Vejamo-las:



01)                          Porquê:

É um substantivo, por isso somente poderá ser utilizado, quando for precedido de artigo (o, os), pronome adjetivo (meu(s), este(s), esse(s), aquele(s), quantos...) ou numeral (um, dois, três, quatro)

Ex.                           Ninguém entende o porquê de tanta confusão.

                                Este porquê é um substantivo.

                                Quantos porquês existem na Língua Portuguesa?

                                Existem quatro porquês.



02)                          Por  quê:

Sempre que a palavra que estiver em final de frase, deverá receber acento, não importando qual seja o     elemento que surja antes dela.

Ex.                           Ela não me ligou e nem disse por quê.

                                Você está rindo de quê?

                                Você veio aqui para quê?



03)                          Por  que:

Usa-se por que, quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substituí-lo por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.

Ex.                           Por que não me disse a verdade? = por qual razão

                                Gostaria de saber por que não me disse a verdade. = por qual razão

                                As causas por que discuti com ele são particulares. = pelas quais

                                Ester é a mulher por que vivo. = pela qual



04)                          Porque:

É uma conjunção subordinativa causal ou conjunção subordinativa final ou conjunção coordenativa explicativa, portanto estará ligando duas orações, indicando causa, explicação ou finalidade. Para facilitar, dizemos que se pode substituí-lo por já que, pois ou a fim de que.

Ex.                           Não saí de casa, porque estava doente. = já que

                                É uma conjunção, porque liga duas orações. = pois

                                Estudem, porque aprendam. = a fim de que
Hosted by www.Geocities.ws

1