| <<<<Lição Anterior |
|
LIÇÃO VI ESCALAS - MODOS Da primeira vez em que alguém me falou de modos fiquei com um nó na cabeça. Não entendi patavina. Achei que aquele era o principio do fim da minha carreira de musical (de musico teórico, "para o" bem da verdade). No fim, descobri que não era nada disso. Vou tentar colocar isto, da forma mais simples possível e, é inacreditável como é simples. Para que possa efetivamente utilizar os diferentes modos é importante conhecer as escalas musicais em todos os tons. Se este não for o seu caso não há problema, pelo menos a principio pois, deverá ser capaz de compreender a coisa assim mesmo. Porém, para fazer uso desta informação o conhecimento das escalas é fundamental. Modos são apenas escalas derivadas da escala maior. Na lição II vimos que cada escala maior tem uma relativa menor derivada a partir do VI grau. Lembra-se? A escala de C, por exemplo, tem a de Am como sua relativa. Reveja abaixo. =>
(-----Escala de Am-----) A questão é simples: assim como posso construir uma escala contendo as mesmas notas a partir do VI grau, é possivel construi-las a partir de qualquer grau da escala maior. Há, portanto, 7 modos distintos de se tocar uma escala diatônica, iniciando-se em qualquer ponto da mesma. Se iniciar em E, por exemplo, terá: E F G A B C D E Fácil, não? Este modo, que se inicia no III grau da escala (E, no caso da escala de C) é denominado de modo Frígio. Muito bem, para que serve isto? Agora tem de usar um pouco o ouvido e, se possível, um amigo. Peça para que ele toque o acorde de C enquanto você executa a escala no modo frígio, de E à E. Ela deve soar exactamente como a escala de C. Agora peça para que ele toque Em e repita a escala. Soa diferente? Mais alegre ou mais triste? Para entender porque eu disse para tocar o acorde de Em terá de rever lição anterior sobre formação de acordes. Repita este mesmo procedimento iniciando em D. Toque a escala sobre o acorde de C e depois sobre o de Dm. Que tal o efeito? Esta escala iniciando no II grau é conhecida como modo Dórico. A tabela abaixo resume os modos com suas principais caraterísticas:
O interessante agora seria que conseguisse construir os 7 modos possíveis em cada uma das escala e, evidentemente, tocar em seguida cada um deles. Observe que neste sistema utilizou-se modos diferentes em um mesmo tom, isto é, as notas componentes de cada modo eram exatamente as mesmas e, por isto, oriundas da escala de um mesmo tom. Acontece que é também possível construir modos diferentes mantendo o I grau fixo e modificando o tom em cada uma delas, isto é, modos diferentes em tons diferentes. Isto é um pouco mais complicado (por favor, siga adiante apenas se já tiver realmente um bom conhecimento das lições anteriores) e exige que se decore algumas regras básicas, a saber: Jônico = Escala Maior Mantendo C como tônica, por exemplo, cada um dos modos apresenta-se da seguinte forma: Jônico = C D E F G A B
C Tom = C Seria também conveniente que escrevesse cada um dos modos para os diferentes tons e, em seguida, tocasse cada um deles. Procure perceber as diferenças entre eles do ponto de vista melódico.
|