
É um conjunto de fenômenos de elaboração de
energia e de destruição da matéria viva (protoplasma)
com libertação de energia da constituição química
da matéria viva, espectivamente à custa dos alimentos incorporados
na célula, e com produção das substâncias que
dela saem. Podemos conceituar ainda, como sendo um conjunto dos processos
físicos e químicos pelos quais se faz a assimilação
e a desassimilação das substâncias necessárias
a vida orgânica, ou seja, é a mudança da natureza molecular
dos corpos.